TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Home Care

Trabalho Universitário: Home Care. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  2.736 Palavras (11 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 11

Qualidade de vida no Trabalho1: Uma analise do comportamento motivacional no ambiente de trabalho da Marisa Loja Varejista Ltda. localizada no Shopping Conquista Sul de Vitória da Conquista Bahia.

Ana Carolina Amorim Santos2

Daniela Amorim Santos3

Gardênia Jardim

Resumo

O objetivo deste Projeto de pesquisa é mostrar a importância da motivação para a organização, apresentando os conceitos e relações existentes entre a motivação e o comportamento das pessoas, além de abordar as principais teorias e suas características, destacando a motivação como a base fundamental para o desenvolvimento no trabalho, estimulando os funcionários e integrantes dentro da empresa, também podemos ver o papel do líder na geração motivacional entre patrão e empregado, sabendo-se que a motivação envolve dentre outros sentimentos, o de realização e reconhecimento profissional, sendo que nem sempre a motivação é a porta aberta, pois às vezes o funcionário precisa mais do que isso para se sentir realizado, precisa de auto-estima. Abordamos também as teorias motivacionais ao longo do tempo e sua influência na organização.

Palavras-chaves: Motivação, organização, comportamento.

Abstract

The aim of this paper is to show the importance of motivation for the organization, introducing the concepts and relationships between motivation and behavior of people, besides addressing the major theories and their features highlighting the motivation as the fundamental basis for development work, encouraging employees and members within the company, we can also see the leader's role in generating motivational between employer and employee knowing that motivation involves among other feelings, the achievement and professional recognition, and motivation is not always the door open because sometimes the employee needs more than that to feel accomplished, you need to self esteem. We address the motivational theories and their influence over the organization.

Key-words: Motivation, organization, behavior.

1. Introdução

O ambiente de trabalho reflete no ser humano a visão que podemos ter do lugar que iremos trabalhar sua estrutura, organização, limpeza, segurança, clima e como o ambiente influencia o comportamento e as relações interpessoais para a obtenção dos resultados e para conquista de seus objetivos.

Podemos dizer historicamente que desde a Revolução Industrial o ambiente de trabalho vem se modificando e evoluindo a cada momento, trazendo perspectivas de novos projetos para o século XXI.

Verifica-se que as empresas estão investindo em seus ambientes para obter grandes resultados positivos enfatizando que, um ambiente mal estruturado acarreta índices negativos na sua produção e desenvolvimento.

Desde então, as organizações estão procurando absorver melhores os conhecimentos e projetos voltados para o seu ambiente demonstrando que muitos aspectos e formas podem ser modificados para uma melhor adaptação do funcionário tornando-os mais capacitados e motivados para realização das suas tarefas.

Entretanto, a Marisa foi fundada por Bernardo Goldfarb abrindo sua primeira loja, a Marisa Bolsas, em 1948, a qual foi, aos poucos, conquistando o público consumidor feminino. Com o intuito de ampliar as oportunidades da Marisa, em 1950, por meio de seu pioneirismo no segmento de varejo voltado ao público feminino a Companhia acredita ter criado a primeira “ponta de estoque” conhecida no Brasil: a Marisa Malhas.

Em seguida, a Companhia passou a utilizar o nome Marisa para suas lojas. Com a filosofia de oferecer às mulheres roupas de qualidade por um preço atrativo, a Marisa teve um desenvolvimento gradativo e planejado e se tornou nacionalmente reconhecida como uma rede de lojas de moda feminina e moda íntima feminina.

A partir de 1952, a Companhia iniciou sua expansão por todo o território nacional, abrindo novas lojas em Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Manaus. Em 1982, a Marisa já estava presente em todas as regiões do País e, em 1990, acompanhando as tendências do mercado de varejo, a Companhia inaugurou a sua primeira loja em shopping center, na cidade de São Paulo.

Em 1999, a partir da larga experiência da Companhia ratificada por meio de pesquisas de mercado conduzidas pela InterScience, uma das empresas de pesquisa mais bem conceituadas em consumo de varejo, a Marisa verificou a necessidade de um novo modelo de loja que aumentasse a variedade de produtos oferecidos para toda a família, criando maior conveniência de compra para suas clientes em um mesmo local. Foi então que a Companhia desenvolveu um novo conceito de lojas com área de vendas superior a 1.200 m², oferecendo, além de moda feminina, moda masculina, moda infantil e cama, mesa e banho.

A fim de melhor atender às necessidades das clientes da Marisa, a Companhia criou, em 1999, seu cartão de crédito private label, o Cartão Marisa, para oferecer crédito facilitado a suas clientes. Ainda, inaugurou a Marisa Virtual, possibilitando às suas clientes a realização de compras pela internet em seu web site.

A partir de 2001, a fim de aprimorar e atualizar a imagem da marca Marisa, a Companhia desenvolveu uma nova fase de modernização, ampliação e padronização de suas lojas para a melhor exposição de mercadorias segmentadas por estilos de vida.

Em 2006, com o intuito de expandir os produtos financeiros da Marisa oferecidos à sua base de clientes, iniciaram-se as atividades da SAX, uma instituição financeira com o objetivo de, entre outros, oferecer crédito pessoal para clientes selecionados do Cartão Marisa.

A Empresa Marisa Lojas Varejistas Ltda, apresenta como missão do grupo, dedicar à comercialização de produtos de moda, sobre os quais a mulher decide sua compra, lhes oferecendo produtos que refletem tendências de comportamento obtendo melhor relação custo-benefício do mercado e trabalhando para garantir maior satisfação dos clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas.

Seus valores concentram se em ética respeitando as leis de acordo com as regras, possuindo respeito às pessoas independente do sexo, idade, formação, origem ou posição social, comprometendo se com os clientes a oferecer produtos de qualidade, seguindo as tendências de moda e melhor relação com custo- beneficio, procurando identificar oportunidades de desenvolver novos produtos, formatos de loja, experiência de compra e formas de atendimento. O sucesso desta empresa é fruto de muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com