TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo

Casos: Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo retirado do ambiente virtual do aluno em EBSCO HOST.

Business Source Premier.

RESENHA SOBRE

JULGAMENTO MORAL DE DILEMAS ÉTICOS

EM NEGOCIAÇÃO

RAM – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE, V. 10, N. 5 •

SÃO PAULO, SP • SET./OUT. 2009 • ISSN 1678-697

O artigo usado como referencia para a construção da resenha está estruturado em seis capítulos. A ideia central do artigo é realizar uma pesquisa para avaliar até que ponto os administradores devem ou não manter uma negociação honesta.

O autor faz uma introdução sobre os dilemas éticos empresariais que são vistos como objeto de estudos provocativos e desafiadores para os pesquisadores, especialmente numa área como a administração, historicamente acusada de comportamentos pouco éticos, guiados, exclusivamente, pela racionalidade instrumental (SOLOMON, 1991).

A ética e a moral são individuais cada pessoa tem a sua, a qual se baseia em princípios, valores e sentimentos que cada um trás dentro de si mesmo de acordo com seus ensinamentos, através dos costumes familiares, cultural, políticos e social.

A negociação é, por definição, uma interação socialmente motivada entre indivíduos ou grupos com interesses divergentes. Ao procurarem conciliar esses interesses concorrentes sem sacrificar os interesses individuais, as partes podem sentir-se tentadas a adotar um comportamento defensivo, e em alguns casos, manipulador

e desonesto.

Ao longo dos capítulos o autor mostra as diferentes opiniões dos autores sobre como definem negociação. Esta pesquisa procurou contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que condicionam o julgamento moral dos gestores. Dessa forma, examina as relações entre o sistema de valores individual, a ideologia ética e o julgamento moral. Especificamente, utilizando um modelo de equações estruturais, é analisado o impacto das diferenças individuais no julgamento moral de práticas negociais eticamente questionáveis.

Os resultados comprovam que a estrutura de valores humanos exerce uma

influência na forma como os gestores avaliam a moral e a ética de comportamentos em uma negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com