TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo De Administração

Exames: Artigo De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Este artigo trata da importância que o Administrador tem dentro da organização e dos diversos papéis que ele exerce para conduzir de forma eficiente e eficaz todas as ações da empresa. Por isso é necessário que se conheça todo o processo de tomada de decisões dentro da organização e quais são as funções administrativas que orientam o Administrador a realizar o seu trabalho com perfeição. Nesse artigo, de caráter bibliográfico, serão abordados os processos administrativos sugeridos e estudado criteriosamente por Henri Fayol, procurando estabelecer uma relação sobre o conceito de Administração e a presença fundamental do Administrador na organização. Partindo das diferentes teorias da Administração e do processo administrativo, será esboçada a importância e influência que o Administrador possui dentro de uma empresa.

Palavras-chave: Administrador. Organização. Funções. Administração.

__________________________

*Cursando o 2º Semestre de Administração pela Anhanguera – Universidade Anhanguera-Uniderp – Centro de Educação a Distância. Email: alle_adm@hotmail.com.

**Cursando o 2º Semestre de Administração pela Anhanguera – Universidade Anhanguera-Uniderp – Centro de Educação a Distância.Email: frandanservicos@hotmail.com.

***Cursando o 2º Semestre de Administração pela Anhanguera – Universidade Anhanguera-Uniderp – Centro de Educação a Distância.Email: elienealmeida@hotmail.com.

****Cursando o 2º Semestre de Administração pela Anhanguera – Universidade Anhanguera-Uniderp – Centro de Educação a Distância.Email: thainaalmeida@hotmail.com.

1

INTRODUÇÃO

Desde o início da humanidade até os dias atuais as pessoas sempre viveram organizadas em grupos, toda sociedade é constituída de indivíduos que se juntam com um determinado objetivo. E foi com esse pensamento e alguns movimentos que aconteceram durante a história que culminou na necessidade de se administrar as organizações de maneira eficaz e eficiente por meio de processos. Esses processos são realizados dentro das organizações através da Administração de uma pessoa que é a grande responsável pelas ações da empresa e é parte fundamental para o bom funcionamento do empreendimento.

O objetivo desse artigo é investigar as várias formas de Administração e revelar as principais funções do Administrador dentro da organização. Partindo da teoria de Henri Fayol que define administração como um processo de tomar decisões e estabelece as cinco funções administrativas.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sobre alguns autores que abordam o tema Administração e falam com precisão e clareza sobre os diversos papéis do Administrador pautado na teoria de Fayol que foi desenvolvida durante o tempo passado até os dias de hoje, ressaltando as modificações ao longo dos anos.

2

1 SOBRE ADMINISTRAÇÃO

1.1 Conceituação

A Administração é o processo pelo qual as pessoas tomam decisões de forma racional fazendo com que a organização seja capaz de utilizar corretamente os seus recursos e direcionar a empresa para atingir seus objetivos.

Segundo Chiavenato (2003, p.2): “A Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa”.

De conformidade com o autor, a Administração está relacionada à tomada de decisões de forma coerente, buscando dentro da organização que seja lucrativa ou não atingir os objetivos com o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. É preciso seguir um processo de decisões com uma visão administrativa, de forma que haja dentro da empresa uma estrutura que garanta a sustentabilidade de seus integrantes.

1.2 O Processo Administrativo

A forma como a organização é administrada faz toda diferença no momento da utilização dos recursos humanos (mão de obra) e os recursos materiais (tecnologia, ferramentas, ambiente) para chegar aos objetivos almejados.

De acordo com Moraes (2004, p.91):

Organizações são instituições sociais e a ação desenvolvida por membros é dirigida por objetivos. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o meio que as cerca.

A partir da ideia do autor acima é possível verificar como as organizações são estruturadas e como elas são dirigidas por meio de sistemas e coordenadas através de uma administração.

Portanto, a organização necessita ser direcionada. As pessoas que nela se encontram precisam ser agrupadas e organizadas de maneira a produzir com eficiência. Os recursos devem ser distribuídos e utilizados de forma racional para que a empresa se mantenha estruturada e possa conquistar suas metas. Mas para que todo esse processo venha...

3

ocorrer é indispensável a presença do Administrador que é peça fundamental dentro de uma organização. É ele que conduzirá todas as ações e tomará decisões pautadas nas funções administrativas.

1.3 O Administrador e suas funções

O administrador é a pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar as finalidades específicas da empresa. Ele é quem influencia o comportamento e a mentalidade das outras pessoas na organização, desenvolve habilidades e características que motivam, conduzem e levam seus seguidores a desempenharem suas funções com eficácia e eficiência.

Para Chiavenato (2006, p.409): “O administrador precisa tomar decisões estratégicas e planejar o futuro de sua organização. Ao tomar decisões, o administrador configura e reconfigura continuamente a sua organização ou a unidade organizacional que administra.”

Com base na ideia do autor acima o administrador é a pessoa que conduz a empresa e planeja o seu futuro. Tudo depende de como as organizações estão sendo administradas, da maneira que o administrador desempenha o seu papel para assegurar a eficiência e eficácia dentro da empresa.

O administrador com o passar dos anos vem ganhando um lugar de destaque nas organizações, a sua presença é indispensável a qualquer empreendimento. O processo pelo qual o administrador toma as decisões necessárias dentro da empresa atribui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com