TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo De Marketing

Artigo: Artigo De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso : Administração

FUNDAMENTOS DE

MARKETING

NOME DO ALUNO

Belo Horizonte

2014

TRABALHO DE FUNDAMENTOS DE MARKETING

Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos de Marketing do Curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Orientador:

Belo Horizonte

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................... 4

2 ARTIGO "Fácil é conquistar, difícil é manter"_ Leonardo Posich ................. 5

3 DESENVOLVIMENTO ................................................................................... 7

4 CONCLUSÃO .............................................................................................. 8

5 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA .................................................................... 9

1 INTRODUÇÃO

Elaborado segundo o artigo localizado no site administradores.com, com o tema "Fácil é conquistar, difícil é manter", este trabalho tem como objetivo fornecer as premissas ditadas pelo conceito de marketing visando o desenvolvimento do artigo selecionado e atribuindo uma comparação com os conceitos estudados até o presente momento.

2 ARTIGO : "Fácil é conquistar, difícil é manter "

Leonardo Posich , 21 de fevereiro de 2014

"Tão importante quanto vender um produto, é reter o cliente. Nos preocupamos com a conquista e esquecemos que o segredo de um bom relacionamento é saber ouvir e atender bem o cliente. As empresas nos enchem de promessas e esquecem, com o passar do tempo, de honrar seus compromissos."

Nesse badalado mundo dos negócios é comum ser bombardeado por inúmeras campanhas de marketing, onde as mesmas servem como iscas para fisgar novos clientes. As campanhas publicitárias além de serem agressivas, são também uma verdadeira tentação.

Porém boa parte delas são apenas promessas sem fundamento. As entidades corporativas estão mais focadas em conquistar clientes, do que retê-los, desenvolver um bom relacionamento, pensar a longo prazo.

Quando decidimos ou estamos obstinados a conquistar alguém, vestimos nossa melhor roupa, escolhemos nosso melhor perfume, nos preparamos para a guerra da conquista com nossas melhores armas da sedução, às vezes nos fantasiamos de alguém que nem somos. Tudo isso para deslumbrar nosso cliente, a pessoa amada.

Com o passar do tempo, depois de ter em nossos braços a pessoa amada, chega a ser comum relaxarmos, deixar de lado toda aquela dança da sedução. De Don Juan, passamos a "Ogro do amor". As vezes chego a pensar, que mau acostumamos nossa parceira (o), outras vezes fico cético que devemos honrá-las (os) e fazê-las (os) ainda mais felizes, pois tão importante quanto a venda do produto é a prestação do serviço de suporte e assistência.

Reconheço que as empresas são exímias conquistadoras, porém afirmo com todas as letras que a mesma que nos conquistou, dificilmente nos mantém. Outro dia estava negociando com uma grande corporação de telefonia a portabilidade do meu número. Havia cansado do serviço medíocre que foi prestado ao longo dos anos, que por sinal (afinal sem sinal) era muito diferente daquela promessa que me foi feita em um primeiro contato.

Somos eloquentes em nosso dircurso de conquistadores, enchemos de flores nossas mulheres mas, com o passar do tempo relaxamos, tornamos relapsos. Nossa namorada ou esposa, são como flores. Precisam ser regadas todos os dias, porém lembre-se: água em dose suficiente hidrata e mantém viva às raízes da esperança e da alegria, porém água em excesso desidrata, sufoca e mata. Experimente dar flores todos os dias para sua mulher e verás que com o passar do tempo, ela estará tão habituada, que dificilmente tal atitude fará a diferença.

Você não precisa encher de presentes sua mulher, o grande prazer da vida esta nas pequenas coisas. Nós amantes da vida, gostamos mesmo é de ser lembrado. Acredito que muitas empresas deveriam passar mais tempo ouvindo o feedback de seus clientes, não lembrar deles somente em datas festivas ou mesmo para empurrar algum serviço. Regar a relação é preciso, tão importante quanto viver o presente, é pensar no futuro.

No jogo da conquista exibimos com maestria todas as nossas qualidades e sabemos melhor do que ninguém camuflar nossos piores defeitos, os quais serão revelados com tempo, com a convivência. Assim também são às empresas, que deixam muito a desejar com seus clientes, em um primeiro momento são envolventes, usam suas melhores armas da sedução e infelizmente no longo prazo como boa parte dos casamentos, às máscaras acabam caindo no altar.

Não seja quem você não é, não prometa aquilo que você não pode cumprir, não exija do outro aquilo que nem você pode dá. Palavras do mesmo jeito que chegam, elas vão. Atitudes mantém viva a memória do outro, se enraizam. Acredito com veêmencia que empresas que prezam por um relacionamento transparente com seus clientes, tem maiores chances de perpetuarem seus negócios.

Fácil é conquistar, dificil é manter. Vejo inúmeras pessoas com falso sorriso no rosto, que sofrem da síndrome dos 3 meses. São exímias na arte da conquista, porém péssimas nos relacionamentos de longo prazo. Eu costumo dizer que esses relacionamentos efêmeros (são como miojo) instâtaneos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com