TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo MBA em Marketing

Por:   •  4/9/2015  •  Artigo  •  4.351 Palavras (18 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 18

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES[pic 1]

JORGE LUIS SEDREZ MENDES

IMPLANTAÇÃO DO MARKETING NO CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

JARAGUÁ DO SUL - SC

JULHO/2015

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES[pic 2]

JORGE LUIS SEDREZ MENDES

IMPLANTAÇÃO DO MARKETING NO CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em MBA Executivo em Gestão de Negócios e Marketing.

JARAGUÁ DO SUL - SC

JULHO/2015

IMPLANTAÇÃO DO MARKETING NO CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

JORGE LUIS SEDREZ MENDES[1]

RESUMO

A temática essencial deste estudo é trazer um novo olhar para o Centro de Comunicação Social (CCS) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através de novos conceitos e ferramentas de marketing. Este artigo tem como objetivo mostrar a importância do marketing para a corporação, onde se busca o embasamento na pesquisa bibliográfica de vários autores renomados, somados ao conhecimento profissional adquirido pelo autor, que atuou em várias empresas na área de marketing e comercial. Foi procurado mostrar a importância da visão do marketing, que atua de forma holística e integrada, com o intuito de trazer novas ideias e auxiliar a fortalecer, ainda mais, a marca e imagem da PMSC, através de uma comunicação construtiva do conhecimento, trazendo subsídio para os gestores do CCS no processo continuado e imprescindível, nos dias atuais, de se ter uma gestão fortalecida, com uma equipe qualificada e orientada multidisciplinarmente. Concluiu-se com a importância de se ter um Centro de Comunicação Social atento as mudanças, estruturada e sistematizada para garantir o retorno, a inovação, a integração, a cooperação e a aproximação, na busca pela excelência desta fundamental e importante instituição, chamada Polícia Militar.

Palavras-chave: Comunicação. Marketing. Visão Holística. Administração.

INTRODUÇÃO

O presente artigo cientifico tem como objetivo mostrar alguns conceitos, ferramentas e ações de marketing que podem agregar conhecimento ao Centro de Comunicação Social, e valor a imagem da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), sendo esta uma disciplina estratégica para as mais diversas organizações.

Neste sentido foi buscado dividir, para facilitar o entendimento e auxiliar na estruturação, o marketing em quatro áreas específicas que nortearam o projeto:

  • Marketing Estratégico
  • Endomarketing
  • Marketing de Relacionamento
  • Marketing Digital

Todo novo conhecimento contraído, cientifico ou empírico, deve ser administrado e gerido, para se buscar seu devido retorno e aplicação, seja tangível ou intangível, objetivo ou subjetivo, direto ou indireto. O tema conhecimento absorve descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são úteis ou verdadeiros. Quando uma corporação incorpora os conceitos e os conhecimentos do marketing, ela tende a diminuir os gastos, otimizar recursos e ter uma melhor relação “custo x benefício”, pois, o marketing busca integrar, interagir e se relacionar com todo o seu público, interno e externo, atento ao cenário e aos interesses de uma organização.

Precisamos atualizar nossa forma de pensar e ver o mundo, sendo o marketing uma importante ferramenta para inovar, repensar, recriar, reduzir, reutilizar e reciclar. Segundo Silveira (2005, pag. 21), “as decisões de uma administração estratégica e científica naturalmente encontram-se sustentadas em fatos e dados, investigados metodologicamente, analisados de forma criteriosa e, principalmente, repensado nossos modelos e buscando continuamente uma compreensão maior da realidade”.

Trazemos a visão do marketing holístico, onde o “papa” do marketing, Philip Kotler, explica o termo em sua obra Administração de Marketing, pela importância de se conseguir, além de saber, olhar uma instituição como um todo, ou seja, por vários ângulos. A visão holística reconhece toda a amplitude de uma organização, suas interdependências e seus efeitos, através de uma perspectiva abrangente e integrada, que busca identificar tendências, descobrir oportunidades, mapear riscos e desenvolver análises estratégicas, através de planos de ações.

Em pleno século XXI é impensável que ainda existam organizações alheias ao poder do marketing, e os valiosos resultados que esta magnífica ferramenta gerencial pode trazer. Neste contexto, o propósito primordial deste estudo foi trazer conceitos e sugestões para abranger, de forma técnica e profissional, o assessoramento e o auxílio ao Centro de Comunicação Social (CCS) da PMSC, que subsidiarão o CCS na gestão do conhecimento e inovação.

Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos. Os autores usados como referência no fundamentado das ideias e concepções foram:  Kotler (2012), Torres (2009), Shimp (2005) e Silveira (2005).

DESENVOLVIMENTO

Atualmente, falar que o público alvo de uma instituição está cada vez mais exigente, atento e cobrando de forma pragmática e inflexível, não é mistério e nem novidade para ninguém, muito menos para os gestores das organizações. Desta forma, o marketing ganha cada vez mais importância e atenção dentro das corporações, por ser ele um dos responsáveis, dentre outras atribuições, pelas estratégias de relacionamento e comunicação.

A American Marketing Association, instituição referência mundial no tema, conceitua marketing como uma função organizacional e um conjunto de processos que envolve a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como, a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (217.8 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com