TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Ppcp

Trabalho Universitário: Artigo Ppcp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

Sistemas de produção MRP & MRP II

RESUMO:

Com os níveis atuais de concorrência e com a globalização dos negócios, que tornou necessária a coordenação de relações com fornecedores de diversas partes do mundo é cada vez mais necessário que os gestores possuam ferramentas confiáveis e precisas para evitar perdas do poder de barganha ou oportunidades de vendas, assim como custos desnecessários com estoques.

Este artigo trata sobre os aspectos e eficiência no uso dos sistemas integrados por meio da tecnologia da informação e gestão da manufatura em dois de seus seg¬mentos que serão abordados: MRP (“Planejamento de Necessidades de Materiais”), uma análise dos materiais em estoque, a fim de não faltar determinados compo¬nentes para montagem ou elaboração do produto final; e MRP II (“Planejamento de Recursos de Manufatura”), um aprimoramento do MRP, o MRP II contempla a integração de todos os aspectos do processo de fabricação, incluindo a relação entre materiais, finanças e recursos humanos.

Concluindo que é um sistema muito útil e eficaz mas se usado adequadamente.

PALAVRAS-CHAVE

MRP. MRPII. Estratégias de Integração.

ABSTRACT:

With current levels of competition and the globalization of business, which hasnecessary coordination of relationships with suppliers from different parts of the world is increasingly necessary that managers have accurate and reliable tools to prevent loss of bargaining power or sales opportunities, as well as unnecessary costs to inventories.This article discusses the aspects and efficiency in the use of integrated systems through information technology and manufacturing management in two of its seg ¬ ments that will be addressed: MRP ("Material Requirements Planning"), an analysis of the materials in stock, in order not to miss certain compo ¬ nents for assembly or preparation of the final product, and MRP II ("Manufacturing Resource Planning"), an enhancement of MRP, MRP II includes the integration of all aspects of the process manufacturing, including the relationship between materials, finance and human resources.

KEYWORDS

MRP. MRPII. Integration Strategies.

1 INTRODUÇÃO:

Com a concorrência mais acirrada em nosso mundo globalizado, as empresas começaram a investir em métodos de gerenciamento para suas produções e processos das empresas. Na procura por melhorias e redução de custos nos deparamos dois ótimos gerenciadores que se completam, ou seja, o MRP e o MRPII.

Inicialmente, é importante ter em mente a definição de tais sistemas, revelando sua forma de aplicação, principalmente dentro de ambientes in¬dustriais, onde são muito utilizados, referindo-se a controle de estoque e a todos os setores de manu-fatura., abrangendo os assuntos desenvolvidos sobre Controle de Produção e Sistemas de Produção na evolução do “Planejamento de Necessidades de Ma¬teriais” (MRP), bem como suas características, van¬tagens, desvantagens e exemplos, permitindo que, com base na decisão de produção dos produtos fi¬nais, cheguemos ao resultado, determinando o que, quanto e quando produzir e comprar, componentes e matérias-primas. Já o “Planejamento de Recursos de Manufatura” (MRP II), enquanto um aprimoramento do MRP, dará atenção não apenas ao controle de esto¬que, mas também às necessidades de outros recursos do processo de manufatura, analisando, também, de maneira específica, a abrangência do sistema, suas formas de estoques, concentrando no controle dos materiais, e toda a parte de manufatura dentro do ambiente industrial, até chegarem ao “Planejamento de Recursos Empresariais” (ERP), cuja função é esten¬der ainda mais a lógica de planejamento do MRP II, suportando todas as necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial de um empreen¬dimento como um todo nas organizações de forma integrada.

1. MRP – MRP II

O sistema de controle de produção MRP, foi concebido a partir da formula-ção dos conceitos desenvolvidos por Oliver Wighte Joseph Orlicky, “surgiu durante a década de 60, com o objetivo de executar computacionalmente a ativi¬dade de planejamento das necessidades de materiais para manufatura, permitindo, assim, determinar, precisa e rapidamente, as prioridades das ordens de compra e fabricação”.

O papel do MRP é apoiar a decisão sobre a quantidade e o momento do fluxo de materiais em condições de demanda e serviços. A experiência tem mostrado que um bom MRP pode reduzir os níveis dos estoques, liberando capital de giro e espaço fí¬sico, permitindo a implementação de novas linhas de produção com estes recursos, criando um círculo virtuoso: redução dos níveis de estoques, aumento da capacidade de produção, aumento dos lucros e maior capacidade de investimento.

O MRP usa uma filosofia de planejamento. A ênfa¬se está na elaboração de um plano de suprimentos de materiais, seja interna ou externamente. O MRP considera a fábrica de forma estática, praticamente imutável. Assim, o MRP, como hoje o conhecemos, só se viabi¬lizou com o advento do computador.

O MRP permite que as empresas calculem os materiais dos diversos tipos que são necessários, e em que momento utilizar, garantindo que sejam providenciados a tempo, para que se possam execu¬tar os processos de manufatura. Ele utiliza como da¬dos de entrada os pedidos em carteira, bem como a previsão de vendas que são passados pela área com¬ercial da empresa, a base filosófica do MRP é “ter materiais certos, no lugar certo e na hora certa”. Contudo, porém, com a descoberta da exis¬tência de falhas no sistema MRP, surge a necessidade de melhora de tal sistema, o MRP II, como aprimora¬mento do MRP, utilizando as mesmas formas de cál¬culos, com pequenos esforços adicionais, tornando capazes de calcular as necessidades de outros recur¬sos e equipamentos, obtendo, então, uma vantagem na utilização de equipamentos, permitindo ver, com antecedência e com certo grau de precisão, proble¬mas de falta de capacidade.

O desenvolvimento destes métodos e des¬sas ferramentas de coordenação e integração de fa¬bricação tornou possíveis os sistemas ERP existentes hoje. Ambos, MRP e MRP II, são, ainda, amplamente utilizados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com