TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As 5 fases do ciclo de vida de um produto

Por:   •  14/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

As 5 fases do ciclo de vida do produto

O ciclo de vida de um produto se resume em 5 fases, sendo elas o desenvolvimento, a introdução, o crescimento, a maturidade e por fim o declínio.

1. O desenvolvimento é o início de tudo, esta é a fase em que o produto ou marca está sendo idealizado. Nesta fase o projeto ainda está em planejamento, mas não é por isso que os esforços são menores. As características dessa fase é a ausência de vendas, nos primeiros traços do marketing, mas principalmente nos investimentos constantes. Nessa fase o produto, serviço ou marca ainda não está no mercado.

Para que ele seja introduzido ao mercado, precisa ser desenvolvido, o que implica em estudar sua viabilidade e testar as funcionalidades para que a ideia seja válida.

2.  A introdução depende claramente da finalização do desenvolvimento para que chegue ao mercado da melhor maneira, ou seja, é hora de iniciar as vendas e de apostar em uma estratégia de marketing para que o produto, marca ou serviço seja lançado e alcance o público-alvo.

Mesmo com o faturamento sendo iniciado, o lucro pode não existir, inclusive é possível haver prejuízo financeiro. Esse momento é muito sensível, pois ainda não gera grandes receitas. Além disso, embora o número de produção seja baixo, é necessário investir mais em publicidade e propaganda, assim como custos relacionados a particularidades de lançamento, exemplo, a distribuição do produto.

Quando o produto ainda é novo no mercado, a concorrência é baixa ou inexistente. Por outro lado, é um mercado desconhecido, sobre qual há dúvidas quanto às melhores estratégias para vender.

3. O crescimento é a fase em que trabalhamos para aumentar a presença no mercado, o Market share, sempre querendo se manter na frente dos concorrentes que aparecem com o tempo.

4. A maturidade é o estágio onde o produto é estabelecido e a meta do fabricante é manter a constante participação de mercado que criaram. É certo que essa fase é a mais competitiva para a maioria dos produtos e a empresa precisa investir com sabedoria em qualquer marketing que realizem, precisando ficar atentos com qualquer mudança no processo de produção que possa lhe dar uma vantagem nessa disputa.

5. O declínio é conhecido como o fim do produto, ocasionalmente o mercado do mesmo começará a diminuir, talvez isso aconteça devido ao mercado ficar saturado (todos os consumidores que comprariam o produto já o compraram) ou porque os clientes estão mudando para outro tipo de produto. Apesar de ser inevitável, é possível que a empresa ainda obtenha lucros mudando para métodos de produção e migrando para mercados mais baratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com