TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo de Vida Produto Iphone da Apple

Por:   •  9/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  2.760 Visualizações

Página 1 de 5

Ciclo de vida do produto iPhone da Apple e como a empresa busca diminuir os impactos ambientais relativos à sua produção

Entender sobre o ciclo de vida do produto, deve envolver um conhecimento dividido em quatro categorias básicas, a introdução, o crescimento, a maturidade e o declínio do produto. Nos dias atuais, o ciclo de vida do produto é muito influenciado pelo mundo tecnológico e digital, tendo em vista que o lançamento de um produto há um minuto já está aos olhos de milhares de pessoas. Não existe limite para a velocidade das informações, pois o que será lançado daqui há meses já está na expectativa de milhares de consumidores ao redor o mundo. Nesse sentido, coloco aqui o foco pautado na capacidade que a Apple, que tem como um de seus produtos principais o iPhone, ao causar a expectativa em seus usuários.

A Apple costuma manter os ciclos de atualizações de seus produtos num prazo médio de três anos. Ou seja, quando se realiza a compra de um aparelho novo, ele será atualizado por 3 anos, após esse período ele não receberá as atualizações, e os aplicativos não receberão atualização. Quando dizemos que um produto Apple é atualizado a cada três anos, estamos estimando quanto tempo ele dura até que perca suas funcionalidades, e “obrigue” o usuário a realizar a troca. Com a expectativa gerada no usuário por novos aparelhos, ela garante a rotatividade dos aparelhos, então um usuário pode ficar por três anos com o aparelho, mas ele desenvolve a necessidade de trocar anualmente, sendo assim ele passa para frente o aparelho considerado por ele obsoleto, e adquire um novo. Assim, percebe-se o quanto a empresa consegue estimar e trabalhar o ciclo de vida do produto muito bem. Além de definir estratégias muito bem definidas para cada etapa. Por exemplo, quando um iPhone entra em declínio, existe a retirada do aparelho do mercado.

Por meios de estratégias de preço e incentivo, as revendas que recebem aparelhos obsoletos oferecem um novo ao usuário por um valor abaixo de um novo e incentiva a troca. Por si só, quando um novo iPhone é lançado no mercado, outro é retirado, o preço dos que estão caem, estimulando a compra. Afinal, muitos consumidores não aguardam o lançamento de um iPhone para comprá-lo, mas sim para comprar outro modelo mais barato, porém novo. Analisando o ciclo de vida de cada modelo, se analisarmos do produto iPhone, desde o seu lançamento, podemos observar ainda melhor as estratégias que a Apple utiliza para mantê-lo sempre no mercado, e a encontramos no período de maturidade. Uma lucratividade alta, uma estabilidade nas vendas, lucratividade, porém sempre adotando estratégias para prolongar ao máximo, ou evitar chegar a uma fase de declínio. É válido lembrar que a experiência oferecida ao cliente junto a marca, é um dos pontos principais neste caso. Além da inovação empregada nos aparelhos, o que a diferencia de outras marcas existentes no mercado.

Ao passo que entender sobre o ciclo de vida do produto é importante, também deve-se levar em conta a redução do impacto ambiental como uma medida urgente, que deve ser buscada tanto pelas empresas como pelos cidadãos. O ciclo de vida tem relação com os produtos fabricados pelas mais diversas empresas e segmentos. Esse processo engloba todas as fases pelas quais determinado produto passa, do início de sua concepção até seu descarte final.

A avaliação ou análise de ciclo de vida (ACV) existe para entender de que maneira esse produto afeta o meio ambiente e quais efeitos negativos podem ser evitados ou, ao menos, reduzidos. O ciclo de vida trata de questões muito amplas relacionadas ao produto. Dentre elas, inclui-se os materiais e energia gastos em sua fabricação, em seu transporte, em seu armazenamento, manutenção, venda, consumo e descarte. Além do produto em si, a embalagem deve ser averiguada atentamente. Para fazer a ACV, é preciso levar em conta certas condições que devem fazer parte da vida do produto, de modo a identificar se elas estão ou não sendo cumpridas. Dessa forma, é necessário utilizar dos chamados 5 Rs da Sustentabilidade.

Refletir: trata-se de um exame do produto no geral, observando sua eficiência;

Reduzir: pensar em maneiras de reduzir o consumo de energia, de água ou de outros recursos naturais durante alguma etapa do ciclo;

Recusar: deixar de usar materiais que podem ser prejudiciais para o meio ambiente, dando sempre preferência aos itens biodegradáveis;

Reutilizar: pensar em formas de o produto, ou partes dele, ser reutilizado;

Reciclar: observar quais materiais no produto podem ser reciclados.

As empresas que fazem uso do ACV muitas vezes conseguem selos verdes de sustentabilidade, além de diminuir significativamente seus gastos depois de descobrirem as melhores saídas para seus impactos ambientais. Com relação a Apple, temos que a empresa afirma que faz uso de 100% da energia limpa para fabricação de seus produtos. Isso significa que a empresa utiliza fontes de energia renováveis, como a iluminação natural e os ventos, para a produção de eletricidade. De acordo com a marca, em 2017, foram gerados 626 megawatts somente a partir da energia solar. Mercúrio, chumbo em solda e arsênio, que são substâncias químicas nocivas ao meio ambiente, não fazem mais parte da composição dos produtos da Apple. A marca expandiu o suporte aos parceiros de produção a fim de diminuir a própria pegada de carbono (medida utilizada para calcular a emissão de gases do efeito estufa) no planeta. A iniciativa evitou que mais de 1,5 milhão de toneladas desses gases fossem lançadas no meio ambiente. Onze itens do portfólio da marca também passaram a ser produzidos com carcaça de alumínio 100% reciclável. A empresa também reduziu 48% do uso de plástico na produção dos aparelhos tecnológicos, quando comparados os índices de 2019 e 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com