TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO - PRINCIPAIS FERRAMENTAS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO E SUA UTILIZAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: ADMINISTRAÇÃO - PRINCIPAIS FERRAMENTAS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO E SUA UTILIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO

BACHAREL ENGENHARIA ELÉTRICA- EAD

RODRIGO DOS SANTOS

RA 2784389

ADMINISTRAÇÃO -

PRINCIPAIS FERRAMENTAS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO E SUA UTILIZAÇÃO

SÃO PAULO

ABRIL – 2014

RODRIGO DOS SANTOS

ADMINISTRAÇÃO -

PRINCIPAIS FERRAMENTAS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO E SUA UTILIZAÇÃO

Trabalho apresentado no curso de graduação ao Claretiano – Centro Universitário. Curso de Engenharia Elétrica.

Profª. Vanesca Ribeiro Faria.

CURITIBA

2014

Compreender a Importância da Administração.

A Administração de Empresas de maneira eficiente e eficaz é considerada como a chave para que empresários, comerciantes e profissionais liberais obtenham sucesso em seus empreendimentos (SILVA, 2009). O profissional em administração, passa o tempo todo buscando o métodos e processos para a melhoria continua no mundo dos negócios, no cenário de bens e serviços, e primordial o conhecimento para tomar a melhor decisão em um mercado moderno e globalizado.

A base da Administração de Empresas parte do pressuposto de que se deve percorrer caminhos almejando um retorno satisfatório do investimento, otimizando processos, maximizando lucros, minimizando custos e riscos, de forma a alcançar ou até sobrepor as metas estipuladas (SILVA, 2009).

Com a globalização e a abertura da economia, o comércio mundial de um modo geral tornou-se um grande mercado livre e altamente competitivo, sendo de primordial importância oferecer produtos e serviços diferenciados e com alto valor agregado (SILVA, 2009). Desta forma, tendo o mercado com variações constantes o administrador deverá obter estudo de todo o setor que atua, e analise constante de seus investimentos.

Administração nas organizações tem sua aplicação muito desenvolvida em processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos (DUTRA, 2013. p. 51)

As ferramentas básicas do processo administrativo, são formada por quatro pilares: planejamento, organização, direção e controle. Podendo ser aplicada independentemente do porte da empresa ou do seguimento em que atua.

As organizações buscam característica para executar suas atividades diárias, utilizando portanto da administração para tomada de decisões em suas ação diante das variáveis dos ambientes internos e externos.

Descrição da Ferramenta do Processo Administrativo.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. “Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos” (WIKIPÉDIA, 2013).

Segundo Maximiano (2000), planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações utilizam para administrar suas relações com o futuro. As decisões que, de alguma forma, influenciam o futuro ou que são colocadas em prática no futuro são decisões de planejamento.

Entretanto, a implementação do planejamento somente tem utilidade se o objetivo estiver bem definido. Objetivo, por sua vez, é algo que uma organização pretende alcançar ou obter por meio de suas atividades.

As variáveis do ambiente interno são decorrentes dos recursos internos de que a empresa dispõe para desempenhar suas atividades: matéria-prima, equipamento, mão de obra, métodos e processos, projetos, entre outros. O controle desses recursos é realizado pela própria empresa (DUTRA, 2013. p. 62)

Já as variáveis que compõem o ambiente externo são aquelas que influenciam direta ou indiretamente o desempenho da empresa: fornecedores, governo, acionistas, clientes, concorrentes e sindicatos, que são os principais agentes. As organizações desenvolvem ações estratégicas para manter essas variáveis sob controle.

Na função do planejamento, é preciso ordenar os recursos que serão utilizados a fim de que, assim, os objetivos propostos sejam alcançados. Portanto, a função de organização, com a formação da estrutura organizacional, colabora para dispor esses recursos de uma forma sequenciada e lógica.

A sua utilização será necessária, quando o administrador já estiver definido o seu objetivo principal. E disseminar o seu objetivo claro e transparente, dentro da empresa, onde todos colaboradores sabem o que deverá ser feito a cada processo subsequente. Com a colaboração de todas as pessoas motivada e comprometidas a solucionar problemas da empresa os resultado aparecerão.

Organização e Estrutura Organizacional

Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.

A função da organização é definir como as atividades serão efetuadas, considerando-se os recursos disponíveis. Desse modo, na função organizacional é gerada uma estrutura, visando ao equilíbrio e à estabilidade da empresa ( WIKIPÉDIA, 2013).Essa estrutura, que orienta as atividades dos indivíduos na organização, é chamada de organizacional.

As funções organizacionais dividem-se em dois grandes grupos: as atividades de linha, que têm por finalidade a execução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com