TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Variáveis Da Negociação

Ensaios: As Variáveis Da Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Negociação: domine esta técnica

por Camila Micheletti

Em quais situações você usa a negociação no seu dia-a-dia? Se logo vêm à sua mente as duras conversas com o chefe, aquele pedido deaumento de salário ou alguma situação esporádica na carreira, saiba que a negociação é muito mais que isso. De acordo com Carlos Alberto Julio,presidente da empresa de educação e eventos empresariais HSM e autor do livro "A Magia dos Grandes Negociadores", da Negócio Editora, a negociação "é um exercício de convivência, a maneira mais democrática de resolver conflitos".

E por conflito entenda coisas pequenas e grandes, que dizem respeito à você, à sua rua, empresa, estado e país. A atual e problemática guerra no Iraque; o difícil acordo de votação do salário mínimo no Congresso; o acerto de preço e data de entrega de um produto; a contratação de uma nova empresa de limpeza; o programa de sábado à noite; o roteiro de viagem das próximas férias, tudo envolve negociação. Ela está presente em todas as esferas de nossa vida, tanto na pessoal como na profissional.

Vender é diferente de negociar. Como Julio ressalta em entrevista ao site VendaMais, "a venda é a profissão, a atividade. E a negociação é a técnica. Naverdade, a negociação é algo que está além da relação compra-venda. Nós hoje negociamos no dia-a-dia com mulher, com marido, com filhos, com irmãos".

Não há dados comprovados, mas Julio comenta que a arte de negociar deve ter surgido com a troca de mercadorias, prática também conhecida como escambo e que antecede o comércio formal. Ele brinca dizendo que vendas é a segunda profissão mais antiga do mundo - a primeira todos sabem qual é, não é mesmo? E desde o começo dos tempos sentiu-se a necessidade de negociar, sejam produtos ou idéias.

"A negociação é discutida nos Estados Unidos há mais de 30 anos, mas sempre falou-se na vantagem que uma parte levaria sobre a outra como fator primordialpara o sucesso da negociação. Somente há 10 ou 15 anos os estudiosos começaram a tratar o tema de maneira mais empática, ética e profissional", destaca Denise Manfredi, psicóloga especialista em mediação corporativa e professora de negociação da escola LABSSJ e da Business School São Paulo (BSP).

Para Juliet Nierenberg e Irene Ross, autoras do livro "Os Segredos da Negociação", da Publifolha, o negociador que quer levar vantagem em tudo acaba destruindo as possibilidades de um relacionamento duradouro e bem-sucedido com a outra parte. "O fator que mais conta no desenrolar de uma negociação é a filosofia que está por trás de cada uma das partes envolvidas. Muita gente está mergulhada na tradição das partes adversárias ou oponentes porque querem vencer a qualquer custo. Porém, quem procura ganhos imediatos, adotando a filosofia do 'eu ganho, você perde', arrisca-se a a sacrificar o relacionamento coma outra parte no longo prazo. Quando os papéis são assinados e o acordo é fechado, essas pessoas talvez acreditem que deu tudo certo. Mas, se a outra parte ficou insatisfeita, imaginando que foi prejudicada ou manipulada, é provável que ponha um fim no relacionamento ou revide em algum outro acordo", esclarecem as autoras.

Negociação por etapas

"A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com