TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As incubadoras

Tese: As incubadoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo a Universidade Federal de Juiz de Fora uma Incubadora de Empresas é um ambiente especialmente planejado com o propósito de apoiar iniciativas empreendedoras e projetos inovadores, facilitando o seu desenvolvimento por meio do oferecimento de infraestrutura, serviços especializados e assessoria gerencial. Abrigam novos negócios por um período de tempo limitado e se destacam entre os vários mecanismos criados para estimular a transformação de resultados de pesquisas em produtos e serviços. O principal objetivo das incubadoras é proporcionar condições necessárias para que as empresas incubadas possam se preparar e se fortalecer para o mercado e superar as barreiras existentes nos primeiros anos de sua atuação.

As incubadoras visam difundir o empreendedorismo e o conhecimento, bem como fomentar a promoção e o fortalecimento de micro e pequenas empresas através do relacionamento com instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativa privada, além de oferecer um ambiente propício à inovação, bem como condições para o aprimoramento gerencial dos empreendimentos que abriga. Assim, revertem em atividade econômica os investimentos em pesquisa realizados pela sociedade. Estes benefícios fazem com que a taxa de mortalidade de empresas incubadas seja minimizada.

Segundo dados da Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, a taxa média d sobrevivência das empresas geradas em incubadoras é de 82%. No caso das micro e pequenas empresas, que não passaram pelo processo de incubação, apenas 40% sobrevivem mais de quatro anos no mercado.

Sendo assim uma empresa que passa por todo esse processo proporcionado pelas incubadoras ficam preparadas para enfrentar o mercado nos primeiros anos de atuação, com uma visão de como funciona todo processo interno de uma empresa, diminuindo os riscos de falência.

1. Quais as vantagens e desvantagens em se instalar uma empresa nascente em uma incubadora de empresa?

Segundo Alexandre Lignos, da IGF VANTAGENS: oportunidade de se apoiar na experiência de empresas já consolidadas que darão um importante suporte no início do negócio. DESVANTAGENS: altas taxas de ingresso e grande exigência quanto à credibilidade do negócio.

http://www.josedornelas.com.br/artigos/capitulo-8-dilema-1-livro-empreendedorismo/

2. Pesquise, qual incubadora de empresas encontra-se mais próxima de você. Identifiquem como o processo de seleção para empresas incubadas. Analise quais aspectos são os mais importantes nesse processo (perfil empreendedor, plano de negócio etc.)

3. Pesquise sobre como se dá o relacionamento entre o empreendedor e um contabilista autônomo ou um escritório de contabilidade, e quais devem ser as responsabilidades de cada um (do empreendedor e do contabilista) para manter as obrigações da empresa em dia? Como o empreendedor deve agir para manter um bom controle do serviço que é terceirizado ao contabilista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com