TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As incubadoras de empresas

Tese: As incubadoras de empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Tese  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 5

1- VANTAGENS - As incubadoras de empresas são projetos, geralmente vinculados a universidades, que tem como objetivo o desenvolvimento de novos empreendimentos.

Basicamente o objetivo de uma incubadora é reduzir a taxa de mortalidade das pequenas empresas. Para isso, as incubadoras oferecem um ambiente flexível e encorajador onde é oferecida uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos a um custo bem menor do que no mercado, na medida em que esses custos são rateados e às vezes subsidiados. Uma empresa incubada, nome definido para as empresas participantes desse tipo de projeto, recebem a estrutura física necessária, serviços básicos (internet, luz e telefone), consultoria empresarial e orientação estratégica da incubadora para iniciar suas atividades.Outra razão para a maior chance de sucesso de empresas instaladas em uma incubadora, é que o processo de seleção capta os melhores projetos e seleciona os empreendedores mais aptos, o que naturalmente amplia as possibilidades de sucesso dessas empresas.

DESVANTAGENS - Para participar desse tipo de projeto é necessário possuir um produto inovador, seja no processo de fabricação, uma nova ideia ou até mesmo um serviço inexistente em sua cidade ou região. Além disso, o seu tipo de empresa deve ser compatível com o perfil da incubadora. Existem incubadoras tecnológicas, que aceitam apenas empresas do ramo da tecnologia da informação, as incubadoras tradicionais, que aceitam apenas negócios tradicionais (como indústrias de confecção, embalagens, eletroeletrônicos, plásticos e etc.) e as mistas que aceitam os dois tipos de negócios. Outro item relevante ao optar por uma incubadora de empresas é a qualidade das consultorias oferecidas. Muitas vezes, os consultores possuem apenas um conhecimento teórico formal de gestão, desconhecendo a utilização prática dessas ferramentas. Então, se deseja ser um incubado, verifique se os professores e as demais pessoas envolvidas na incubadora desejada são profissionais experientes em gestão empresarial. Se houver assessoria de alunos universitários, verifique o perfil profissional dos orientadores. Outro detalhe, também relevante, é que algumas incubadoras dão a preferência para a incubação de empreendimentos abertos pelos estudantes e egressos das universidades ao qual elas estão vinculadas. Independente disso, o plano de negócio é item obrigatório de seleção. Então, se deseja entrar para um desses projetos, comece a escrever o seu hoje mesmo.

2- De acordo com que consta no site da empresa AGENDE – Agência de Desenvolvimento e Inovação (incubadora localizada na região de Guarulhos) há alguns requisitos para implantar uma incubadora:

• Diagnóstico sobre o potencial econômico da região;

• Entidades representativas locais comprometidas;

• Imóvel em condição de abrigar à incubadora;

• Estudo de viabilidade da incubadora;

• Empreendedores interessados e

• Plano de negócios.

As empresas a serem admitidas pela Incubadora serão escolhidas por meio de um processo de seleção, que envolve um edital de chamamento e entrevistas com o Comitê Técnico.

O processo seletivo se inicia com a divulgação de um edital onde serão estabelecidas as condições e critérios para a apresentação e seleção das propostas de projetos (empresas) para incubação.

Os empreendimentos passíveis de incubação deverão se enquadrar como de base tecnológica, cujos produtos, serviços ou processos possuem alto valor agregado devido à utilização de algum tipo de tecnologia ou de pesquisas científicas, seja em setores de importância mundial em termos de avanço tecnológico como as áreas de Biotecnologia, Nanotecnologia e Tecnologias da Informação e de Comunicações, seja em áreas de grande importância para a economia e a realidade social de Guarulhos e Região, como as áreas de Eletro-Metal- Mecânica, Logística e Farmacêutica.

Além dos critérios estabelecidos, as empresas deverão atender às exigências expressas no Contrato de Participação (ou outro nome que venha a ser criado).

Os resultados do processo de seleção serão publicados nos meios de divulgação julgados apropriados.

3- Nos primórdios, o contador era visto como um peso obrigatório e que era o responsável pelas alterações tributárias, “mais atrapalha do que ajuda”. Atualmente, esta percepção está começando a mudar, pois os escritórios de contabilidade tem procurado mostrar para o empreendedor o quanto ele pode apoiar o seu negócio, fornecendo e orientando sobre informações importantes que afetam o seu negócio diretamente, como por exemplo, avaliar se há brechas nas legislações, sejam trabalhistas ou tributárias, que podem ajudar a tornar o seu negócio mais competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com