TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atendendo Para Melhorar

Exames: Atendendo Para Melhorar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Da mesma forma que os clientes buscam satisfação e prazer na aquisição de um produto ou serviço, os funcionários também necessitam de um estado de satisfação superior, capaz de comprometê-los com os objetivos da organização. Funcionários que superam as expectativas dos clientes agregam um valor adicional às vendas e à imagem da empresa, influenciando decisivamente nos estímulos futuros que decidirão novos contratos. Assim, ações eficazes de marketing dirigidas ao público interno, têm o poder de comprometer os funcionários com a marca, os tornando leais com a estratégia da empresa, fiéis com seus valores e satisfeitos com o trabalho que desempenham. Reconhecer o funcionário como sendo o primeiro cliente da organização, desperta nele o sentimento de ser parte fundamental na realização dos objetivos da empresa, aumentando sua valorização pessoal e profissional. Somente clientes internos satisfeitos e comprometidos com o sucesso da empresa são capazes de satisfazer e envolver clientes externos.

Palavras-Chave: Cliente interno - Satisfação - Valorização - Motivação -

Comprometimento

INTRODUÇÃO

Apresentação geral do trabalho

Existem empresas simplesmente histéricas na busca de novos clientes, na busca do encantamento dos clientes atuais; desesperadas com a busca de mais e mais novos clientes. Que precisam pensar na próxima ação bombástica para reaver os clientes perdidos para a concorrência, que se preocupam com a nova campanha de Marketing, que querem atingir maiores patamares de venda e lucratividade.

Existem aqueles profissionais que se dedicam a desvendar os meandros da alma do cliente, no intuito de lhe servir e obviamente ganhar com isto. Porém, poucos profissionais se dedicam efetivamente a cuidar do “sangue e dos músculos” da empresa. Referimo-nos aos colaboradores ou clientes internos.

Por muitos anos o olhar de profissionais e dirigentes recaiu sobre as ações que deveriam

ser realizadas no chão de fábrica; o mercado mudou e obviamente a lógica do jogo mudou. Neste novo cenário muitas empresas descobriram que precisariam ter os dois olhos no mercado. Mas infelizmente ou felizmente, o mercado mudou novamente e hoje em casa de ferreiro o espeto tem que ser de ferro e não mais de pau. Tão importante quanto o cliente externo (aquele que vem comprar conosco) é o cliente interno (aquele o qual temos que “vender” idéias). E é sobre esta temática que este trabalho vem dissertar.

Objetivo geral

Analisar como a valorização do cliente interno traz benefícios no atendimento ao cliente externo e sucesso geral da empresa.

Objetivo específico

Buscar, através de pesquisas bibliográficas e análise de cases, como podemos fazer do cliente interno o principal instrumento de conquista e fidelização de clientes externos, usando ferramentas como comunicação interna, endomarketing e estratégias de motivação e valorização do funcionário.

Metodologia de pesquisa utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com