TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa - ATPS

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.819 Palavras (24 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Faculdade Anhanguera de Brasília

Curso Superior Tecnologia em Logística

Operação de Terminais e Armazéns

Atividade Avaliativa - ATPS

Tutora presencial:

TAGUATINGA / DF

2014


Mapeamento da Gestão de Estoques

ETAPA 1

Para a elaboração deste trabalho em abordagem direta referente ao mapeamento da gestão de estoques, selecionamos uma empresa que atua no ramo lanches, refeições em geral e distribuição de produtos alimentícios:

Nome: Sabor Brasil Lanches e Refeições

Localização: situada na Quadra 02, conjunto H Lote 08/10, loja 08, Shopping Europa Boulevard, Condomínio Jardim Europa I - Grande Colorado, Sobradinho- DF.

Setor de atuação: A Sabor Brasil Lanches e Refeições tem como ramo de Atuação, Lanchonete refeições e distribuição de produtos alimentícios.

Tamanho (SEBRAE – Nacional): CNPJ: 20.764.010/0001.00 – empresa de pequeno porte.

Missão e valores:

A nossa missão é ser uma distribuidora de produtos de alto valor  Buscando a confiança e satisfação dos nossos clientes e colaboradores e temos como valores Competência, Compromisso, Ética, Execução, Gestão, Orgulho.

Produtos comercializados: Produtos do gênero alimentícios.

Insumos utilizados:

Esta empresa tem o segmento de mercado que envolve toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos, insumos, equipamentos e serviços, orientado a atender os estabelecimentos que preparam e fornecem refeições.

exemplo: hambúrguer, queijo, presunto, batata congelada, bata palha, copos embalagens para Fast food etc..

Público-alvo:

Bares, lanchonetes, restaurantes, cantinas,  cozinhas industriais, cozinhas hospitalares e trailers etc.

Nome e cargo do contato da equipe na empresa: José Ubirajara Leandro de Souza, o qual desempenha a função de gerente financeiro e administrativo.

Linha de produtos que será investigada ao longo de toda a ATPS: Distribuição de produtos alimentícios.

Princípios Básicos de Armazenagem

A final de contas, o que é Armazenagem? Há várias respostas possíveis, dependendo do ponto de vista de quem irá responder. Em tese, podemos afirmar que armazenagem é a “imobilização de uma mercadoria entre dois movimentos consecutivos”. Contudo a melhor definição para quem presta serviço de logística de armazenagem é: Gerenciar eficazmente o espaço tridimensional de um local adequando e seguro, colocando à disposição para a guarda de mercadoria que serão movimentadas rápida e facilmente, com técnicas compatíveis ás respectivas características, preservando a sua integridade física e entregando-a a quem de direito no momento aprazado.

Para maximizar a utilização do espaço e garantir um rápido fluxo de escoamento, o prestado de serviços de armazenagem necessita formular políticas e utiliza-se de métodos modernos eficazes e informatizados. Nesse mister é imprescindível levar em conta a natureza predominante das mercadorias a serem armazenadas, pois para cada uma haverá um tipo de armazenagem adequado, podendo inclusive orientar o emprego de áreas de armazenagem completamente diferentes entre si.

Com base no preceituado pelo Material Handling Institute (EUA) e no Centre National de Recherche Technologique en Emballage & Conditionnement (Franca) é possível estabelecer alguns princípios básicos de armazenagem conforme a seguir:

Planejamento

Avaliar previamente a área de armazenagem.

Verificar a existência de efetivas condições físicas e técnicas.

Observar a natureza, peso e dimensões unitárias.

Considerar as características de manuseio e segurança.

Flexibilidade Operacional

Promover a adaptabilidade de corredores, docas, portas e equipamentos disponíveis em uma área de armazenagem, de modo a receber com facilidade, simultânea ou sucessivamente, produtos com diferentes características de movimentação.

Simplificação

Desenvolver, adaptar e/ou implantar o arranjo físico de uma área de armazenagem, levando em conta as características dos equipamentos disponíveis e a localização de docas, portas e corredores, com o objetivo de simplificar ao máximo os fluxos de entrada e saída, de modo a obter a maior produtividade possível, sem ocasionar gargalos.

Integração

Planejar a integração simultânea do maior número de atividades possível, organizando e coordenando todas as operações simultâneas.

Otimização do espaço físico

Armazenamento técnico e seguro, para possibilitar a fácil movimentação da maior quantidade possível de mercadorias em uma única área de armazenagem, observando a resistência estrutural do piso e a capacidade volumétrica da área.

Otimização de equipamentos

Analisar, dimensionar, desenvolver, padronizar sistematizar e implantar um conjunto de procedimentos direcionados à racionalização dos equipamentos e equipes de trabalho.

Verticalização

Aproveitar os espaços verticais da melhor maneira possível, sem perder de vista a segurança na movimentação.

Mecanização

Avaliar as reais necessidades, possibilidades e relação custo-benefício passiveis de serem obtidos com a mecanização dos procedimentos de movimentação de mercadorias.

Automação

Avaliar a real necessidade e a relação custo-benefício de automatizar o gerenciamento da armazenagem, sistema de controle e demais sistemas administrativos.

Controle

Planejar, implantar e acompanhar metodicamente um adequado sistema com os registros de recebimentos, tempos de permanência das cargas armazenadas, entregas e controle sobre o inventario físico de mercadorias, possibilitando a sua identificação e retirada imediatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (369.4 Kb)   docx (140.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com