TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Conjutura Economica Unifacs

Monografias: Atividade Conjutura Economica Unifacs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1

A leitura deste texto nos remete a um importante estudo microeconômico – Análise das Estruturas de Mercado. Das estruturas de mercado estudadas qual você acredita ser mais estimulada com o assunto central do texto? Comente sua resposta com base na teoria estudada. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Resposta: De acordo com o assunto central estudado no texto, que trata-se de "Fusões e Aquisições no Brasil", a estrutura de mercado que mais é estimulada é a de Oligopólio. Um dos principais fatores que motivam as companhias é a racionalização da produção, ou seja, produzir mais e melhor a um custo menor, eliminando a duplicidade de atividades e redundâncias operacionais. Além disso, as empresas buscam o acesso a novos mercados consumidores e/ou o reforço da posição competitiva no setor de atuação. Em alguns casos, o objetivo também é assumir posição dominante (ou até mesmo monopolista) num determinado mercado, o que pode, em tese, trazer mais prejuízos que benefícios aos consumidores. Desta forma, acaba favorecendo o Monopólio que é quando uma empresa controla um mercado sendo ela a única fornecedora deste produto/serviço ou por possuir uma fatia grande no Market share do mercado (mais de 25% de todo mercado).

QUESTÃO 2

Ainda no âmbito microeconômico, como você vislumbra vantagens e/ou desvantagens para o consumidor? Explique com base nas leis da oferta e procura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Resposta: As operações de fusão e aquisição podem proporcionar benefícios ao consumidor, pois seu resultado pode ser uma empresa mais bem estruturada e eficiente, apta a oferecer serviços mais amplos e completos. Por outro lado, há o risco de, com o poder econômico concentrado em poucos grupos, a concorrência diminuir, o que pode motivar aumento de preços e até mesmo a queda na qualidade dos produtos ou serviços.

QUESTÃO 3

Falando agora em termos agregados, como esse assunto pode interferir no nível geral de preços da economia? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Resposta: Conforme resposta da questão anterior, no que se refere as desvantagens do processo de fusão e aquisição, pode devido ao poder econômico concentrado em poucos grupos, a concorrência diminuir, o que pode motivar aumento de preços e até mesmo a queda na qualidade dos produtos ou serviços. Imagine que você compra um determinado produto que seu consumo seja necessário (feijão). Todos nós precisamos comer, então todos nós vamos comprá-lo. Agora imagine que somente uma empresa o produz e no mercado só há ela oferecendo este produto.O resultado disso seria preços altíssimos, definidos pela própria industria, pois afinal, não existiria a concorrência para poder vender e competir com essa empresa.

QUESTÃO 4

Agora é a vez de você correlacionar com a área de atuação do seu curso. Faça uma breve pesquisa e responda: o movimento relatado no texto ocorreu com a área de atuação do seu curso? Mesmo concluindo que não ocorreu ainda, você acredita ser positivo? Comente sua resposta. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Resposta: O mercado na área de enfermagem tem se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com