TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração De Materias Etapa 1 E 2

Monografias: Atps Administração De Materias Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  3.445 Palavras (14 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ-SP

ATPS – Administração de Materiais

Elias Batista Moreira RA: 7252590312

Leandro Augusto da Silva RA: 7431683357

Karine Julia de Souza RA: 7628715903

Joseane Aparecida da Silva RA: 6864475589

Rodrigo Carvalho Nunes da Rosa RA: 6662403775

José Bento Junior Silva RA: 8051770129

Jacareí/SP

2014

SUMÁRIO

Introdução 03

Recursos Materiais e Patrimoniais ......... 04

Apresentação da Empresa 06

Relatório de Perguntas 07

Relatório de Visita Técnica 09

MRP – Materials Requeriment Planning 11

Just-in-Time / Kanban 12

Propostas de Melhorias 15

Relatório de resultado 16

Conclusão 17

Referências Bibliográficas 18

INTRODUÇÃO

Após o início da revolução industrial a atividade de administração de recursos materiais e patrimoniais teve grande destaque e a sua importância começou a ser reconhecida, tendo em vista o espaço físico de armazenamento os donos de fabricas viram a necessidade de ter um controle maior de seu estoque e de dimensionar os gastos que o mesmo atribuía, pricipamente com o produto parado.

O processo de produção, estocagem, Negociação de objetos e mercadorias é algo tão antigo quanto a existência do ser humano. É através do respectivo tema torna-se possível prever as necessidades das empresas e desta forma realizar um trabalho com mais tranquilidade, podendo assim alcançar os objetivos pré-estabelecidos, sem esquecer da qualidade que é um fator primordial para a Administração de Recursos materiais e Patrimoniais.

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Recursos é tudo aquilo que gera ou pode gerar riqueza, administrar recursos é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar e um conceito que toda Empresa deve obter. Entendemos também que a administração compreende três campos básicos: pessoal, material e financeiro. Recursos Materiais são componentes que uma empresa utiliza nos processos diários para a construção do seu produto final, matéria prima (material direto), material em processo e matéria indireto. Recursos Patrimoniais resume-se no conjunto de riquezas da empresa, os prédios, equipamentos, instalações, e veículos e podem ser classificados como:

- Tangíveis: são os que podem ser tocados, como por exemplo, máquinas e veículos e,

- Intangíveis: aqueles que não podemos tocar, por exemplo, o logotipo.

O objetivo da administração desses recursos é abastecer o processo com os materiais necessários e indispensáveis para a finalização do produto visando:

• Preços Baixos;

• Alto giro de estoques;

• Baixo custo de aquisição e posses;

• Continuidade de suprimento;

• Consistência de qualidade;

• Pouca despesa com pessoal;

• Relações favoráveis com os fornecedores;

• Aperfeiçoamento do pessoal;

• Bons registros.

A administração de material é a parte da administração geral que trata da área específica dos materiais. Nas empresas é uma atividade integrada da Logística Empresarial, que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção, um conceito que toda empresa deve obter em sua filosofia e organização.

A organização é o sistema de recursos que procura alcançar metas e para isso são necessárias algumas estruturas, e os recursos são vastos e importantes, entre os muitos recursos existentes a administração de recursos materiais e patrimoniais, são um conjunto de riquezas da empresa e primordiais na fabricação do produto final.

Recursos são fatores da produção, ou seja, um material necessário nos processos de produção. É tudo aquilo que gera ou tem capacidade de gerar riqueza, os recursos administráveis são bem vastos e normalmente estão presentes nas empresas cinco tipos de recursos: materiais, patrimoniais, financeiros ou capitais, humanos e tecnológicos.

Os recursos fazem parte do patrimônio da empresa, e são classificados de acordo com a legislação. O patrimônio tem como julgamento a ligação de bens, valores, direitos e obrigações de uma empresa (POZO 2004, p.103). Os recursos financeiros ou de capital estão ligados a administração econômica e a contabilidade da empresa, podem ser considerados recursos financeiros todo o dinheiro e outros ativos da organização.

Os recursos humanos, são os funcionários e os colaboradores da organização. Também chamados de recursos humanos a função ocupada para desenvolver e conservar os colaboradores da organização. Os recursos tecnológicos são os recursos de informatização e automação, dessa maneira podemos citar que os principais recursos tecnológicos utilizados nas empresas são computadores, acesso a internet e nas linhas de produção podemos citar, as maquinas que normalmente são constituídas de painéis eletrônicos programáveis. (MARTINS; Campos 2000, p.7).

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Art. Telas Guararema Indústria E Comercio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com