TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE - ETAPAS 4 E 5

Pesquisas Acadêmicas: ATPS CONTABILIDADE - ETAPAS 4 E 5. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

Curso de Administração - Turma 2º B

TEORIA DA CONTABILIDADE

ATPS – ETAPA 4 e 5

PROF. Sandra

Nome dos alunos RA

Rodrigo Teixeira de Souza 1106283589

Paulo Victor Friciano 1107302924

Fausto Cássio Miguel 1106285490

Danilo Barcellos Daniel 1183372736

Luiz Eduardo do Nascimento 2512403661

Arnaldo da Silva Barros 1105279352

JUNDIAÍ

NOVEMBRO - 2011

Etapa 4

Passo 1

Conceito de Ativo

Ativo são os bens e direitos que a empresa tem num determinado momento, resultante de suas transações ou eventos passados da qual futuros benefícios econômicos podem ser obtidos. Também podemos definir ATIVO como tudo que a empresa tem em seu poder ou que são de direito , porém está em mãos de terceiros. Os ativos intangíveis não possuem característica física e são de difícil avaliação, uma demostração de um Ativo intangível são: ações na bolsa , patentes , direitos autorais , etc.

Passo 2

Passivo e Patrimônio Liquido

Passivo são todas as obrigações para com os sócios ou terceiros. Podemos definir sócios ou também acionistas , terceiros , definimos como bancos ( emprestimos), fornecedores e governo.

Passivo são os valores negativos (obrigações) do patrimônio e subdivide-se em: Passivo Circulante , obrigações vencíveis no exercício seguinte, exigível a Longo Prazo, são as obrigações com vencimento após o término do exercício seguinte.Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros. É tudo que deve, dívidas que ela contraiu.

O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos e resultados de exercícios futuros representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.

O Patrimônio Líquido é dividido em: Capital social , reservas de capital , reservas de reavaliação , reservas de lucros e prejuízos acumulados.

Conceito das Contas de Reservas

Podemos definir que conceito de reservas consiste em reservar parte do lucro da empresa para finciar projetos obrigações para com o governo e para previnir de um imprevisto prejuízo.

Dentre as contas de reserva destacamos uma a qual concordamos ser uma das mais importântes, reservas de capital..

Reserva de capital, ganhos obtidos sem uma contra-partida, podem ser destinados ao aumento de capital social, podem também ser utilizados para compensação de prejuízos, distribuição de dividendos, ou ainda resgate, reembolso ou compra de ações, resgate de partes beneficiárias.

Passo 3

Conceito Receita

Receita é a entrada monetária que ocorre em uma Entidade (Contabilidade) ou patrimônio (Economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a Receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento). Classificam-se em operacionais e não-operacionais.

Conceito Despesa

As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa. Ex: aluguel, salários e encargos, pró-labore, telefone, propaganda, impostos, comissões de vendedores etc. Elas ainda são classificadas em fixas e variáveis, sendo as fixa aquelas cujo valor a ser pago não depende do volume, ou do valor das vendas, enquanto que as variáveis são aquelas cujo valor a ser pago está diretamente relacionado ao valor vendido.

Conceito Perdas e Ganhos

As perdas (ou prejuízo econômico) são as situações em que o retorno do investimento produtivo é inferior ao do mercado. As perdas devem ser reconhecidas no período em que se torna claro que determinado ativo deixará de contribuir com a geração de benefícios futuros para a entidade.

O Ganho é o dinheiro gerado pela empresa através das vendas. O ganho de um produto pode ser obtido pela diferença entre seu preço de venda e seu custo totalmente variável. Vantagens ou interesses que se tiram de uma operação qualquer, é um ganho proveniente de qualquer especulação depois de descontadas as despesas, ou seja, um ganho líquido.

Etapa 5

Passo 1

Balanço Patrimonial

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com