TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Custos Logsticos

Pesquisas Acadêmicas: Atps Custos Logsticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  5.341 Palavras (22 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 22

Estudos tecnológicos - Vol. 3, n° 2:83-91 (jul/set 2007) ISSN 1808-7310

Avaliação dos custos logísticos em empresas do setor alimentício

Graziela Laidens

Mestre em Engenharia de Produção – UFRGS. Av. Oswaldo Aranha 99

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil CEP 90035-190 graziela@producao.ufrgs.br

Camila Duarte Teles

Mestre em Engenharia de Produção – UFRGS. Av. Oswaldo Aranha 99

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil CEP 90035-190 camilateles@producao.ufrgs.br

Cláudio José Müller

Doutor em Engenharia de Produção – UFRGS. Av. Oswaldo Aranha 99

Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil CEP 90035-190 cmuller@producao.ufrgs.br

Resumo Abstract

Estrategicamente, as áreas de apoio, como a logística, têm impacto sobre o desempenho e custos dos produtos e serviços das organizações. Desse modo, a avaliação e controle da função logística são importantes para a sobrevivência e competitividade, não só da organização, mas também da cadeia na qual está inserida. Este artigo apresenta algumas soluções, encontradas na literatura, para a problemática dos custos logísticos e, através de um estudo de caso, compara essas soluções à sistemática de custeio de duas empresas do setor alimentício. Neste sentido, são abordados os principais sistemas de custeio e alguns métodos particulares à logística. Por fim, a pesquisa aponta que as duas empresas estudadas não tratam seus custos logísticos conforme

os métodos recomendados pela literatura.

In a strategic way, the support areas of an organization, such as the logistics, have great impact over its performance and costs of its products and services. Thus, the evaluation and control of the logistics are important for the perpetuity and competitiveness, not only of the company, but also of the chain it is inserted. This article presents some solutions, found in literature, for the logistic cost problematic and, through a case study, compares these solutions to the expenditure system of two companies inserted in the food business. In this sense, the main expenditure systems and some particular logistic methods, adopted nowadays, are examined. At last, the research points that both studied companies do not treat its logistics expenditures as the literature methods recommend.

Palavras-chave: logística, custos, setor alimentício. Key words: logistic, cost, food sector.

1. Introdução

Em tempos de desenvolvimento e adaptações na forma de fazer negócios, as empresas vêm procurando diferenciais, seja pela alteração dos modelos de gestão adotados, seja pelo uso intensivo de tecnologia no aprimoramento de processos, produtos ou serviços. Neste contexto, a logística tem sido estudada nos últimos anos, sendo reconhecida como uma forma de melhorar a competitividade, à medida que seus conceitos e práticas vêm sendo adotados nas empresas (Asteggiano, 2003).

Um dos objetivos da logística é diminuir a distância entre a produção e a demanda, de modo que o mercado consumidor tenha bens e serviços quando e onde quiser, e nas condições que desejar. O mercado, cada vez mais exigente em relação à qualidade do produto, atendimento, prazos de entrega, demandas mais rápidas, freqüentes e em menor quantidade, tem levado as empresas a reavaliarem suas atividades logísticas (Barcelos, 2002).

Desta forma, as estratégias de negócios voltadas apenas para a otimização das estruturas e infra- estruturas internas da empresa não são mais suficientes. Torna-se necessário estabelecer ligações entre processos internos, fornecedores e clientes, considerando-os como uma única cadeia. Assim, quanto maior o grau de integração da cadeia de produção em uma empresa, melhor serão seus índices de desempenho (Toledo et al., 2004). Destaca-se ainda, que a logística abrange toda a cadeia produtiva da empresa, o que induz à necessidade de gerenciamento integrado entre fornecedores e clientes (Barcelos, 2002).

Em relação aos custos logísticos, esses representam os custos associados às atividades de suprimentos, apoio à manufatura e distribuição física. Em virtude de esses custos serem, em boa parte, fixos e indiretos, pode haver alguma dificuldade de controle dos mesmos. Além disso, as áreas de apoio, como a logística, representam atualmente uma parcela significativa dos gastos de uma empresa, evidenciando a relevância deste assunto.

Mais especificamente, na indústria de alimentos, a logística tem um enfoque não apenas funcional, de armazenamento e distribuição, mas também de manutenção da qualidade, pois muitos produtos requerem acondicionamento adequado durante o processo de distribuição. Este setor lida com aspectos particulares como: deterioração da qualidade intrínseca (fator fundamental da qualidade de produtos alimentícios, especialmente de produtos frescos), perecibilidade dos produtos, diferenças de tempo de produção entre os diversos setores (ou estágios) de produção numa cadeia, entre outros (Toledo et al.,

2004). Diante deste cenário, o conhecimento dos custos logísticos na indústria de alimentos é relevante para que estas empresas se tornem mais competitivas, podendo contribuir para a rentabilidade e geração de lucro operacional da empresa em todos os elos de ligação da cadeia alimentar.

O objetivo principal deste trabalho é verificar como duas empresas do setor alimentício analisam seus custos logísticos, através da aplicação de um questionário estruturado. Além disso, pretende-se verificar se os métodos de custeio utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com