TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Pesquisas Acadêmicas: Atps DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  4.406 Palavras (18 Páginas)  •  1.201 Visualizações

Página 1 de 18

Desafio.

O desafio proposto é a elaboração de um artigo científico que compare o desenvolvimento econômico dos países do Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul (BRICS) e evidencie a influência do bloco na economia mundial.

O estudo do desenvolvimento econômico e social constitui um dos componentes essenciais para a visualização de cenários econômicos regionais, ao verificar indicadores e condições locais. Ao estudar cenários prováveis, profissionais de diversas áreas preparam estratégias para a tomada de decisão relacionada aos seus futuros.

Para o desenvolvimento das competências da disciplina, a equipe tem como desafio a elaboração de um artigo científico em que compare as teorias econômicas de principais autores brasileiros. O artigo discutirá sobre os indicadores de desenvolvimento econômico regional (da localidade onde se situa a unidade da Anhanguera em que o grupo estuda).

Este desafio é importante para profissionais não economistas articularem conceitos relativos à construção de cenários econômicos. O processo de compreensão de textos econômicos, muitas vezes, caracteriza-se por comparação entre autores e/ou análise sobre a evolução de indicadores ou índices econômicos. A análise e articulação de conceitos qualificam o profissional para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

ETAPA 1:

Esta atividade é importante para que o grupo tenha condições de comparar perspectivas de desenvolvimento econômico entre países e entre autores.

Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Equipe).

1. Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), os conceitos (também os índices e dados) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Anotar as informações relevantes para serem utilizadas na redação final do artigo.

2. Complementar as informações com a leitura dos textos a seguir indicados:

• BRESSER-FERREIRA, Luiz Carlos. O Conceito Histórico do Desenvolvimento Econômico. Item intitulado “Desenvolvimento e Crescimento”, p. 3-10. Disponível em:

<https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMGE1YzJmYmEtNTEwNS00M mRkLTliYjgtOWM3YjU3MzJkNTg4&hl=pt_BR&authkey=CNPbpc0P>. Acesso em: 29 set. 2012.

• O Desenvolvimento Econômico do Brasil durante o período do populismo. Disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDQ2MzY0MDgtOTQ1Yy00Yj QxLWFlNjYtMmIwZmU0ZTE1N2U5&hl=pt_BR&authkey=CJ-5uuAO>. Acesso em: 29 set. 2012.

• MARINI, Ruy Mauro. Desenvolvimento e dependência. Disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zZjZhM2M1ZDUtZWZlYy00OT VhLTg2OWMtNmY1NjFiN2U3MjMx&hl=pt_BR&authkey=CLG71dUE>. Acesso em: 29 set. 2012.

• SMANIOTTO, Edgar Indalecio. Dependência e Desenvolvimento na América Latina: uma obra e dois presidentes. Revista HISTEDBR On-line. Resenha do livro: CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e Desenvolvimento na América Latina: Ensaio de Interpretação Sociológica. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1970. Disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDBiNzRiOGItMjA3ZS00OTU xLTk5MTItYjI2ZThkOTM0ZWEx&hl=pt_BR&authkey=CICM0p4H>. Acesso em: Acesso em: 29 set. 2012.

• Desenvolvimento Econômico. Disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDQ1NDgwODQtYTBjNi00N mRiLWJiNzItODQ3NzcxZmVjMzQ1&hl=pt_BR&authkey=CM60l_0P>. Acesso em: 29 set. 2012.

Nota

Opcionalmente, o grupo tem autonomia para acrescentar informações de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos científicos obtidos em publicações confiáveis. Todas as fontes utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas) no final do artigo proposto no desafio.

Passo 2 (Equipe)

Com base na pesquisa realizada no passo anterior, analisar os conceitos sugeridos, confrontando informações obtidas nos diferentes textos. Os dados (índices ou indicadores econômicos) coletados devem ser utilizados para complementar ou ilustrar os conceitos abordados. Quando se diz “analisar” conceitos econômicos, significa, entre outros, comentar sobre a evolução de um índice ou indicador e, posteriormente, comparar com algum tipo de indicador-padrão ou com o de outra região.

Passo 3 (Equipe)

Organizar todas as informações e elaborar um relatório com todo o material produzido, com no máximo quatro páginas. Salvar o arquivo em formato .doc e reservá-lo, para compor o artigo final, na Etapa 2.

ETAPA 2:

Esta atividade é importante para que o grupo possa comparar aspectos das economias e também analisar outros dados e indicadores dos países do BRICS. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar, no Livro-Texto (referenciado ao final desta ATPS) e na bibliografia complementar da disciplina, informações e dados sobre os países que compõem o BRICS. Anotar as informações relevantes, dados históricos e indicadores.

Nota

O grupo tem autonomia para acrescentar informações de outras fontes de pesquisas, desde que sejam textos científicos obtidos em publicações confiáveis. Todas as fontes utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas) no final do artigo proposto.

Passo 2 (Equipe)

1. Pesquisar sobre os dados do IDH da sua região (cidades correspondentes à região na qual se situa a unidade da Anhanguera em que o grupo estuda), no site indicado a seguir:

• <http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDH- M%2091%2000%20Ranking%20decrescente%20(pelos%20dados%20de%202000).ht m>. Acesso em: 29 set. 2012.

Sugestão:

Fazer download dos dados em planilha do Excel e utilizar o comando “auto filtro” para visualizar mais rapidamente.

2. Complementar com informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com