TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Controladoria E Sistemas De Informações Contábeis

Ensaios: Atps De Controladoria E Sistemas De Informações Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  4.559 Palavras (19 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 19

1. Plano de Controladoria

Segundo os autores (Tiffany e Peterson, 1999) a visão geral da empresa e a organização do planejamento estratégico, depende de alguns componentes e aspectos do Subsistema Institucional da empresa, que são:

- Declaração de valores: um conjunto de crenças e princípios que guiam as ações e atividades da empresa, independente do seu porte.

- Declaração de visão: uma ou duas frases que anunciam aonde a empresa quer chegar ou traça um quadro amplo do futuro que se deseja para ela.

- Declaração de missão: uma declaração do propósito da empresa, definindo o que ela faz e o que não faz.

- Metas e objetivos: uma lista com todas as principais metas que foram definidas para a empresa, juntamente com os objetivos que precisa alcançar para cumpri-las.

As crenças e valores são conceitos que formam a cultura organizacional, e que, por sua vez interagem e conduzem a criação do modelo conceitual a ser adotado para gerir a empresa. É o que chamamos de Modelo de Gestão que é o produto do Subsistema Institucional e pode ser definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia.

O modelo de gestão deve ser estruturado pelos seguintes aspectos:

- O processo de gestão deve ter seu planejamento, execução e controle.

- A avaliação de desempenho das áreas e dos gestores deve ter responsabilidade pelos resultados das áreas de suas responsabilidades.

- O processo decisório deve ser centralizado ou descentralizado.

- O comportamento dos gestores, deve ter Motivação entre os empreendedores.

1.1. Missão, Visão e Valores da Empresa Modelo

1.1.1. Missão

Atuar na área de geração de energia, irrigação, saneamento e equipamentos industriais, atendendo as expectativas de nossos clientes de forma a obter resultados duradouros que garantam o crescimento da empresa, a manutenção dos empregos, o relacionamento construtivo com os parceiros comerciais e o bem-estar da sociedade.

1.1.2. Visão

Ser a empresa líder no fornecimento de equipamentos, serviços e soluções para geração de energia, irrigação, saneamento e equipamentos industriais.

1.1.3. Valores Fundamentais

Confiança: A Alstom, com suas atividades, várias estruturas de gestão, unidades, centros de produção e países é, por definição, uma empresa complexa. A confiança mútua entre os colegas e seus superiores hierárquicos é essencial para nossa atividade profissional e a gestão eficiente dos nossos projetos.

Esta confiança se fundamenta na responsabilidade atribuída a cada tomador de decisão, na delegação de poderes, na crença de todos os funcionários quanto à importância do seu papel para o bem-estar e desenvolvimento do Grupo. Fundamenta-se também na abertura de cada indivíduo para seu ambiente profissional, garantindo a transparência indispensável para a gestão dos riscos.

1.1.4. Função de Controller ou Gerente de Controladoria e realizem uma entrevista, abordando as seguintes questões:

a) Qual a missão da controladoria na sua empresa?

A Controladoria tem a função de obter e preparar as informações financeiras que sejam base para a tomada de decisão empresarial. Seu trabalho deve ser sempre alinhado com as demais áreas da empresa no sentido de trabalhar de formar colaborativa para obter essas informações.

b) Quais as principais funções de um Controller?

O Controller deve ser responsável por garantir a nitidez das informações e reporta-las aos maiores níveis da organização para o auxilio na tomada de decisão. É um profissional que tem amplo campo de trabalho e auxilia nas análises para a tomada de decisão empresarial. Umas das funções mais importante de um Controller é organizar todo o processo orçamentário da empresa, pois essa será a base para a elaboração de todas as análises mensais durante o exercício.

c) Quais os maiores desafios da profissão?

O profissional de Controladoria deve buscar adquirir conhecimento e know how sobre todas as áreas/processos da companhia, ou seja, ele deve estar alinhado com as estratégias da empresa e constantemente se atualizando.

Um desafio também é promover a integração da Controladoria com as demais áreas para que o trabalho seja feito por todos e todos tenham responsabilidade sobre ele.

d) Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de Controladoria?

Qualquer implantação deve ter suas premissas muito bem definidas. Para uma Controladoria baseada no controle orçamentário a maior dificuldade é o conceito/cultura. Um orçamento deve ser bem desenhado para que ocorra os mínimos desvios e os que vierem a ocorrer é de extrema importância as devidas explicações. Cada gestor deve se sentir responsável e comprometido com o seu orçamento. Isso baseia-se na teoria de Accountability.

Engajar as pessoas na importância desse controle é a parte mais difícil. Mas é papel dos Analistas de Controladoria trabalhar em conjunto com as áreas para obter uma informação única e de qualidade.

2. Valor da empresa – o foco da controladoria.

2.1. Companhia Brasileira de Distribuição - Supermercado Pão de Açúcar

CAPM/2007 WACC/2008 EVA/2009

Selic 6,92 6,92 6,92

Ibovespa 17,60 17,60 17,60

Beta 1,10 1,10 1,10

Capital de 3º 2.403.105,00 1.998.479,00 1.681.840,00

Capital Proprio 5.374.751,00 4.450.725,00 4.149.858,00

Total 7.777.856,00 6.449.204,00 5.831.698,00

Despesas Financeiras (377.791,00) (465.283,00) (343.774,00)

Aliquota Imposto % 15,00 15,00 15,00

Lucro Liquido(NOPAT) 618.178,00 276.943,00 194.980,00

Peso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com