TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTROLADORIA

Monografias: ATPS CONTROLADORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS – CONTROLADORIA

ETAPA 1

Passo 1

Segundo os autores (Tiffany e Peterson, 1999) a visão geral da empresa e a organização do planejamento estratégico, dependem de alguns componentes e aspectos do Subsistema Institucional da empresa, que são:

- Declaração de valores: um conjunto de crenças e princípios que guiam as ações e atividades da empresa, independente do seu porte.

- Declaração de visão: uma ou duas frases que anunciam aonde a empresa quer chegar ou traça um quadro amplo do futuro que se deseja para ela.

- Declaração de missão: uma declaração do propósito da empresa, definindo o que ela faz e o que não faz.

- Metas e objetivos: uma lista com todas as principais metas que foram definidas para a empresa, juntamente com os objetivos que precisa alcançar para cumpri-las.

As crenças e valores são conceitos que formam a cultura organizacional, e que, por sua vez interagem e conduzem a criação do modelo conceitual a ser adotado para gerir a empresa. É o que chamamos de Modelo de Gestão que é o produto do Subsistema Institucional e pode ser definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia.

O modelo de gestão deve ser estruturado pelos seguintes aspectos:

a) O processo de gestão deve ter seu planejamento, execução e controle.

b) A avaliação de desempenho das áreas e dos gestores deve ter responsabilidade pelos resultados das áreas de suas responsabilidades.

c) O processo decisório deve ser centralizado ou descentralizado.

d) O comportamento dos gestores deve ter motivação entre os empreendedores.

Passo 2

2.1 Qual a missão da controladoria na sua empresa?

A missão da controladoria em uma empresa é mostrar transparência, produção e modelagem de informações gerenciais, tendo o objetivo de subsidiar o processo de decisão em todo âmbito da organização.

2.2 Quais as principais funções de um controller?

Sua função básica é garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo, não sendo de sua responsabilidade a elaboração das mesmas, mas sim sua compilação, síntese e análise.

2.3 Quais os maiores desafios da profissão?

As maiores dificuldades da controladoria hoje em dia são as formações dos controllers para elaborar os controles internos específicos para cada empresa e integrá-los num balanced scorecard.

2.4 Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

Eu vejo uma necessidade de todas as empresas de médio e grande porte ter um espaço para controladoria para que possa guiar seus passos e ver os caminhos a serem percorridos, para que a mesma tenha uma vida longa.

Passo 3

Para atender à administração da empresa, foi necessária uma auditoria mais periódica, com maior grau de profundidade, e que Visasse, também, às outras áreas não relacionadas com a contabilidade, como sistema de controle de controle de interno, administração de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com