TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Economia

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

2.PESQUISA SOBRE O RAMO DA PRODUÇÃO DE AÇAÍ

2.1Quanto se compra e se vende

Pará é referência mundial na produção de açaí. Com farinha, com açúcar, com peixe frito, com camarão. Ou até sem nada. Para o paraense, não importa o acompanhamento, ou a falta dele, o indisponível mesmo é ter açaí na mesa. O fruto, originário da Amazônia, pode ser consumido nas mais diferentes formas: de suco a sorvete (e hoje em dia até como cosmético), e artesanato com o caroço do açaí, ou seja, tudo se aproveita do fruto. Embora a preferência local seja pelo tradicional vinho, produzido pelos chamados batedores, profissionais que utilizam máquinas específicas para separar a polpa do caroço do fruto. É essa polpa, misturada á água, que compõe o vinho.

No Pará, é tarefa quase impossível encontrar alguém que não goste de açaí. O estado é o maior produtor do mundo. No ano passado, ultrapassaram as 581 mil toneladas do fruto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fornecidas pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). De acordo com a secretaria, o, mesmo levantamento aponta que a área plantada de açaí no Pará, até 2008, era cerca de 59,2 mil hectares. Com esses dados se pensa que o estado tem muito açaí, mas a demanda também é gigantesca. Para se ter idéia, hoje, no Pará, há mais de 147 agroindústrias que trabalham com açaí.

O município do Pará que mais se destaca é Igarapé-miri, o município é conhecido como a capital do açaí, que tem uma área plantada superior a 30 mil hectares de açaizeiro nativos, todos na várzea. Cerca de 20% da produção são destinados ao consumo interno dos moradores, os outros 80% são vendidos para agroindústrias, todas do Pará.

A produção de açaí no Pará está em constante crescimento, com um aumento de 100% no índice de produção, o que afirma o estado como o maior produtor de açaí do país. Através da analise do gráfico, percebe-se que a produção do açaí no estado adquire um alto nível de importância para a economia do estado.

O município de Igarapé-Miri, situado na mesorregião do nordeste paraense, é responsável unicamente pela produção de 153.000 toneladas de açaí, somente em 2009, o que corresponde a 25,5% da produção de rodo o estado do Pará.

2.2 Comportamento do consumidor

O estado do Pará é o maior produtor e também consumidor de açaí. A polpa é considerada item complementar ou se não básico das refeições dos paraenses.

Seu principal consumo é com a farinha de mandioca ou te tapioca, acompanhados de peixe, camarão ou carne seca. É também utilizada na indústria como matéria-prima na fabricação de sorvetes, geléias, picolés e cremes, até mesmo usados na fabricação de cosméticos.

2.3Influências da economia sobre o ramo escolhido

Atualmente a economia paraense vem fortalecendo cada vez mais com a representatividade de seus produtos regionais, sendo estes de abrangência ás mais diversas classes da economia, ou seja, a comercialização de produtos como o açaí, possui como publico alvo os consumidores que vão desde a alta classe social até aos de menor poder aquisitivo. Isso vem a justificar a grande necessidade de se possuir uma logística, de modo a suprir as necessidades dos consumidores.

Com maior poder de compra e de escolha, esse importa mercado consumidor, tem acesso maio e diversificado da informação, tornando-o mais exigente e menos fiel á marca. Assim, esse mercado espera maior qualidade e mais serviço. Atender esse consumidor da melhor maneira possível se tornou o objetivo de qualquer empresa moderna, necessitando de esquemas de distribuição e entrega rápidos, eficazes e extremamente ágeis, pois o prazo de entrega e a qualidade do produto final são fatores essenciais na decisão de compra.

Presente na mesa da população, nas refeições diárias que vão desde o café da manhã até o jantar, o açaí vem ganhando cada vez mais representatividade nacional e internacional.

Atualmente o Pará é o responsável pela extração de pouco mais de 700 mil toneladas da fruta, o que tornou o estado líder em exportação do produto, tendo como principais mercados países da Europa, EUA e Japão, estando o mercado ainda em grande expansão, onde se espera duplicar a produção do fruto em três anos, a uma taxa de crescimento de 30% ao ano.

O açaí exerce uma importante influência sobre a economia paraense, é responsável pela geração de um grande numero de empregos.

Em 1993, havia uma estimativa de que esta atividade gerava cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos, só na cidade de Belém.

Atualmente, o estado do Pará é responsável pela produção da maior parte do produto consumido no Brasil,produzido somente no ano de 2009 o equivalente a aproximadamente 700 mil toneladas do fruto.

A alta representatividade do açaí na economia do Pará é um dos grandes fatores que está proporcionando ao estado o reconhecimento de não só exportador de matéria prima, mas também como gerador de produtos com valor agregado, ressaltando-se que 88% do açaí consumido pelo país é de origem paraense.

3.INFORMAÇÕES SOBRE MERCADO CONSUMIDOR

O açaí é consumido por grande parte da população, principalmente os ribeirinhos. Nas condições atuais de produção e comercialização, a obtenção de dados exatos é quase impossível, devido á falta de controle nas vendas, bem como á inexistência de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com