TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Estatistica

Dissertações: Atps De Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

Estatística é uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Nos diz como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados para tomada de decisões. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou fazer o planejamento de campanhas de marketing.

Diante do constante desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de analises de dados estatísticos, as informações esta sendo cada vez mais disponibilizadas em diversos sistemas tornando-as acessíveis a todos os cidadãos e organizações sociais.

Antigamente com a contagem populacional ou mesmo com o armazenamento das informações de batizados, casamentos e funerais, era um método usado pelos governantes na Europa Ocidental, para ter um controle maior sobre a população.

Atualmente com o grande aumento populacional houve a necessidade de criar escolas e institutos de pesquisas estatísticas. No Brasil temos o IBGE o qual é vinculado com a escola nacional de estatística, que é o órgão responsável pela produção das informações estatísticas oficiais do País.

A estatística pode ser empregada como uma ferramenta fundamental em varias ciências, ela permite identificar situações criticas e, consequentemente, atuar sobre seu controle. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependente de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho, definindo melhor suas metas, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

No mercado de trabalho a diversidade de atuação é um dos pontos de grandes atrativos da estatística e ela atua em diversas áreas, sendo: nas indústrias, área de RH, em Universidades e instituições de pesquisas, área de demografia, área de marketing e analise de mercado, área financeira e bancaria.

Nos campos da Administração a estatística tem uma atuação bastante ampla, tanto nas empresas públicas ou privadas. O estatístico tem papel importante ao trabalhar em conjunto com dirigentes (diretores, gerentes,...) nos setores da empresa (venda, compra, produção, serviço,...), em áreas de planejamento financeiro e de produção, aplicando métodos estatísticos no controle de qualidade de produtos.

Muitas áreas tem requerido a participação efetiva de Estatísticos, para orientar, planejar, desenvolver, implementar métodos estatísticos eficientes que auxiliem a tomadas de decisão, associando as novas tecnologias. A manufatura na indústria, o Estatístico desempenha papel fundamental, otimizando processos, buscando continuamente a melhoria da qualidade de serviços e produtos. Nas Ciências Atuariais, desenvolvendo e gerenciando planos de saúde, fundos de pensão ou previdência privada, etc.

Podemos também considerar a utilização da estatística nas áreas de Ciência Atuarial, é a disciplina que aplica métodos matemáticos e estatísticos para avaliar riscos nas indústrias de seguros e finanças; Demografia, é o estudo estatístico de todas as populações, pode ser uma ciência muito geral que pode ser aplicada a qualquer tipo de população dinâmica, que seja uma que se altere no tempo ou espaço; Econometria é um campo da economia que aplica métodos estatísticos ao estudo empírico de teorias econômicas e seus relacionamentos; Finança estatística, algumas vezes chamada econofísica, é uma tentativa empírica de deslocar as finanças de suas raízes normativas para uma estrutura positivista usando exemplos de física estatística com uma ênfase sobre propriedades emergentes ou coletivas dos mercados financeiros.

A Estatística possui dois grandes ramos:

I – Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa. O objetivo é organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente.

II – Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.

Coleta de Dados, é o ato de pesquisar, juntar documentos e provas, procurar informações sobre um determinado tema ou conjunto de temas correlacionados e agrupá-las de forma a facilitar uma posterior análise. Esta prática ajuda a analisar ponto a ponto os fatos ou fenômenos que estão ocorrendo em uma organização, sendo o ponto de partida para a elaboração e execução de um trabalho.

Seus resultados podem ser demonstrados através de dados impressos como jornais, revistas, arquivos históricos, livros, diários, dados estatísticos, biografias.

A coleta de dados pode ser dividida em contínuas, periódicas ou ocasionais.

* Coleta de dados contínua: quando os eventos que acontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem;

* Coleta de dados periódica: acontecem de ciclo em ciclo, como exemplo o censo do Brasil;

* Coleta de dados ocasional: são aqueles realizados sem a preocupação de continuidade ou periodicidade.

A planilha abaixo, demonstra dos dados coletados no mini mercadinho (Sanmarino), pó de café “Pilão”:

Amostras Pó de Café Peso (Gr) Amostras Pó de Café Peso (Gr)

1 0,500 51 0,500

2 0,505 52 0,496

3 0,500 53 0,502

4 0,505 54 0,500

5 0,500 55 0,498

6 0,500 56 0,500

7 0,520 57 0,515

8 0,515 58 0,501

9 0,500 59 0,510

10 0,500 60 0,506

11 0,505 61 0,502

12 0,500 62 0,500

13 0,501 63 0,509

14 0,500 64 0,503

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com