TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Processos De Fabricação

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Processos De Fabricação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  2.517 Palavras (11 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 11

Dimensionamento de Instalação de Ar Comprimido

Introdução.....................................................................................................................2

Escopo do Trabalho ....................................................................................................2 Determinação da Linha, Equipamentos e Acessórios .................................................3 Dimensionamento da tubulação...................................................................................3 Dimensionamento do compressor................................................................................8 Seleção do compressor .............................................................................................12 Bibliografia..................................................................................................................14 Anexos ......................................................................................................................15

ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Automação Industrial Pneumática. Estrutura típica dos Sistemas

Pneumáticos.Dimensionamento de uma rede de distribuição de ar comprimido.

Esta atividade é importante para que você possa entender como funciona um sistema pneumático e possa calcular a quantidade de ar comprimido utilizado em um sistema.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Assistir a vídeos e fazer uma entrevista com representantes de empresas do segmento, sobre tipos de sistemas pneumáticos e suas aplicações mais utilizadas na indústria, com ênfase em prensas e alimentadores.

Introdução

O uso do ar comprimido adquiriu importância industrial a partir do século XIX. O ar comprimido possibilita uma rápida movimentação de atuadores, com velocidade controlada e uma razoável precisão de posicionamento e apesar de não ter a mesma velocidade de processamento de informações que a elétrica ou eletrônica pode, em ambientes que assim o permitem, receber estas formas de comando, permitindo com isso uma redução de custos e incremento na versatilidade. Pode também ser associado a circuitos hidráulicos, dando a estes maior versatilidade, reduzindo-lhe o custo e aumentando o campo de atuação. O trabalho em questão consiste no dimensionamento de uma linha de ar comprimido para uma oficina de ferramentas pneumáticas conforme a descrição a seguir.

Passo 2 (Equipe)

Calcular, de acordo com a vazão e a perda de carga, o diâmetro do tubo para que o sistema de alimentação possa trabalhar na prensa hidráulica.

Tem que trocar o esquema para alimentador e prensa

2) Escopo do Trabalho

Empresa: Viação Euclásio Ltda. Cidade: Belo Horizonte – MG Endereço: Av. Itaú, 511 – Dom Bosco A oficina deferramentas pneumáticas descrita acima, situada em uma localidade de pressão atmosférica de 1,033khf/cm2, será equipada com uma furadeira (FU), um rebitador (RE), uma lixadeira (LI), uma pistola de pintura (PP) e um bico de limpeza (BL) Todas as mangueiras são de borracha flexível e com engate rápido nas pontas (exceto para o bico de limpeza, que possui engate convencional por presilhas): Mangueira para pistola de pintura: 15m Mangueira para lixadeira: 15m Mangueira para furadeira: 10m Mangueira para rebitador: 10m Mangueira para bico de limpeza: 2m Considerando que serão alimentados por uma linha de ar comprimido de 7kgf/cm2 de pressão manométrica e a 30°C de temperatura. As ferramentas pneumáticas são conectadas à linha com ajuda de mangueiras. A temperatura ambiente é de cerca de 25°C. Determinar o diâmetro adequado para a linha de ar comprimido. Selecionar o compressor e acessórios.

3) Determinação da Linha, Equipamentos e Acessórios

A linha de ar comprimido será dotada de um compressor (a ser selecionado), um reservatório de ar comprimido, tubulação, mangueiras e os acessórios necessários (curvas, válvulas, derivações, engates rápidos e etc). Essa linha atenderá uma prensa citada conforme ETAPA 1 e 2.

Trocar imagem ( ver imagem ATPS)

Figura 1 – Esquema da rede a ser projetada

4) Dimensionamento da tubulação determinação do diâmetro da linha será usado o método de consideração da perda de carga. Escolhe-se o diâmetro da linha em função da Descarga Livre Padrão (DLP) requerida e da velocidade de escoamento do ar e calcula-se a perda de carga resultante. Verifica-se então se o valor encontrado é aceitávele conclui-se com os ajustes necessários. Primeiramente é necessário calcular a Descarga Livre Padrão (DLP) requerida pelo setor:

Através da tabela abaixo, temos uma estimativa da “Descarga Livre Padrão” [DLP]

Equipamentos Quantidade Consumo (m3/min) [DLP]

2,500

1,500

0,500

1,100

0,250

Fator de utilização

0,100

0,300

0,100

0,070

0,500

Consumo Total (m3/min)[DLP]

0,250

0,450

0,050

0,077

0,125

0,952

0,0158

Atuadores

1,000 1,000 1,000 1,000 1,000

Σ Σ[m3/s]

Tabela 1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com