TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenvolvimento Economico

Monografias: Atps Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Etapa 1

Passo 1 - desenvolver os conceitos sobre PIB, IDH.

Passo 2 - analisar os conceitos econômicos, comentar sua evolução e comparar com algum tipo de indicador padrão.

Passo 3 - organizar todas as informações

Etapa 2

Passo 1- pesquisar informações sobre países que compõem o BRICS

Passo 2- pesquisar dados do IDH da região

Passo 3- analisar a evolução dos indicadores entre cinco países, conclusão final do desafio, comparar evolução do desenvolvimento econômico dos países BRICS e a influencia do bloco na economia mundial.

Passo 4- postar a ATPS pronta

Etapa 1

O PIB (produto interno bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período, mês, semestre, ano, numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários, ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. O PIB do Brasil no ano de 2013, em valores correntes, atingi R$ 4,84 trilhões, ou U$$ 2.07 trilhões. O setor que mais colaborou para o crescimento foi o agropecuário, com elevação de 7%.

O primeiro fator que influencia diretamente o PIB é o consumo da população. Quanto mais pessoas gastam, mais o PIB o cresce. Se o consumo é menor o PIB cai. O consumo depende dos salários e juros, se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB cresce. Com salario baixo e juro alto, o gasto pessoal cai e o PIB também. Por isso os juros atrapalham o crescimento do país, os investimentos das empresas também influenciam no PIB, se as empresas crescem, compram maquinas, expandem atividades, contrataram trabalhadores, elas movimentam a economia. Os juros altos também atrapalham aqui, os empresários não gastam tanto se tiverem de paga muito pelos empréstimos para investir. Os gastos do governo são outro fator que impulsiona o PIB, quando faz obras, como construção de uma estrada é contratada operária e é gasto material de construção, o que leva a produção geral da economia. As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimento e consumo.

IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida importante concebida pela ONU (organização das Nações unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. Anualmente é elaborado o relatório de desenvolvimento humano (RDH) pelo Programa das nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) com base em três pilares: saúde, educação e renda, que são medidas das seguintes forma:

- Uma vida longa e saudável (saúde): expectativa de vida ao nascer

- O acesso ao conhecimento (educação): média de anos de estudo dos adultos e anos esperados de escolaridades das crianças

- Um padrão de vida decente (renda): medida pela Rena Nacional Bruta (RNB) com base na Paridade de Poder de Compra (PPC) por habitante

O Brasil registrou melhora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com