TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Parte 1 E 2

Pesquisas Acadêmicas: Atps Parte 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos Fundamentais

Aprendizagem organizacional

É uma visão administrativa que conduz a empresa para o caminho gerencial de cultura organizacional aberta e participativa para melhorar, por meio das pessoas, a posição da empresa em um ambiente mais competitivo.

Capital intelectual

É uma proposta que valoriza o conhecimento e a experiência dos trabalhadores. Pode ser definido como um conjunto de elementos organizacionais, principalmente intangíveis.

Ativos tangíveis

São aqueles elementos organizacionais que podem ser observados, contados, como o que é apresentado pelo balanço contábil ou a estrutura física da empresa.

Ativos intangíveis

São aqueles elementos organizacionais mais difíceis de perceber e medir, como o valor da marca ou alguns procedimentos presentes no ambiente de trabalho. São capazes de criar valor organizacional no futuro perante clientes e investidores e também de proporcionar vantagem competitiva para as empresas.

Capital humano

São as pessoas que atuam nas empresas construindo o conhecimento organizacional para contribuir com a criação de valor organizacional.

Capital estrutural

É o conjunto de recursos que constrói as condições ideais para a atuação das pessoas talentosas da empresa, por meio da interação com os clientes, da inovação e dos processos.

Conhecimento

É um conjunto de informações repletas de experiências, julgamentos, intuições e valores.

Gestão do Conhecimento

É uma tecnologia de gestão que possibilita que a empresa capte e dissemine o conhecimento individual de seus trabalhadores. Com isso, a empresa pode inovar e melhorar seus produtos e serviços na busca pela vantagem competitiva, porque os clientes percebem o valor organizacional criado.

Conhecimento tácito

É aquele conhecimento difícil de formalizar, transferir e compartilhar, como palpites subjetivos, intuições, valores e emoções das pessoas.

Conhecimento explícito

É aquele conhecimento que pode ser facilmente expresso, comunicado e compartilhado, como os conceitos, as fórmulas e os manuais.

Modelo Seci (Socialização, Externalização, Combinação, Internalização)

É um modelo de criação de conhecimento organizacional que facilita à empresa transformar o conhecimento tácito (embutido nos trabalhadores) em conhecimento explícito (expresso em produtos, serviços, manuais, protótipos). É um processo contínuo, que se inicia no indivíduo e finaliza na inovação, possibilitando a conversão do conhecimento individual em conhecimento organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com