TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PARTE 3

Trabalho Escolar: ATPS PARTE 3. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

2. ATPS: etapa I

2.1 Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?

Os grupos podem ser formais ou informais.

Grupos formais: são grupos definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas, é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os seis membros da tripulação de um vôo comercial são um exemplo de grupo formal.

Grupos informais: São alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade de contato social. Três funcionários de departamentos diferentes que regularmente, se encontram para almoçar juntos são um exemplo de grupo informal.

2.2 Como são os agrupamentos formais (aqueles que forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?

É possível fazer uma subclassificação, com grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade. Os grupos de comando e tarefa são ditados pela organização formal, enquanto os grupos de interesse e amizade são alianças informais.

Grupo de comando: É determinado pelo organograma da organização. Ele é composto por pessoas que se reportam diretamente a um executivo. A diretora de uma escola primárias e suas 18 professoras formam um grupo de comando, assim como o diretor de auditoria postal e seus cinco inspetores.

Grupos de tarefa: Também determinados pela organização, são formados por pessoas que se reúnem para executar uma determinada tarefa. Contudo, as fronteiras do grupo de tarefa não se limitam ao seu superior hierárquico imediato. Elas podem ultrapassar as relações de comando, Por exemplo, se um estudante é acusado de um crime dentro da universidade, este processo pode exigir a comunicação e coordenação entre o reitor, o diretor da faculdade, o chefe da segurança e os professores. Este conjunto de pessoas poderia ser definido como um grupo de tarefa. Pode se dizer que todos os grupos de comando são também de tarefa, mas, como estes últimos podem romper as fronteiras hierárquicas dentro da organização, o inverso não é verdadeiro,

Grupo de interesse: Pessoas que se reúnem para atingir um objetivo comum. Funcionários que se juntam para tentar mudar seus esquemas de férias, para apoiar um colega que foi demitido ou para reivindicar melhores condições de trabalho formam um bloco unido para lutar por seus interesses comuns.

Grupos de amizade: São alianças sociais, que geralmente extrapolam o ambiente de trabalho, podem se basear na mesma faixa etária, na mesma herança cultural, na torcida pelo mesmo time de futebol ou no fato de terem opções políticas semelhantes para citar apenas algumas das possíveis características comuns.

23 Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar o nome de cada funcionário em cada equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com