TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Trabalho Escolar: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  3.564 Palavras (15 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

As empresas atuais estão inseridas em um ambiente de atividades intensas e diversificadas, o que exige dos gestores competência no desenvolvimento de suas atividades, onde cada vez mais se busca o crescimento, buscando se destacar em um mercado competitivo.

Diante disso, cada vez mais se busca meios de aprimoramento do desempenho das atividades da empresa, aprimoramento este que depende de vários fatores, quais sejam: uma equipe de trabalho qualificada, ética profissional, sistemas eficazes, controle e uma visão de desenvolvimento continuado da empresa, ou seja, objetivos claros a serem atingidos e metas que os qualifiquem.

Diante disso destacam os investimentos em profissionais capacitados, comprometidos e voltados ao objetivo da empresa, sua visão e missão de mercado. Em conjunto a isso, se torna necessário a adoção de sistemas e controles eficazes, que acompanhem o crescimento da empresa de modo a fornecer segurança aos seus gestores. Segurança voltada principalmente aos processos operacionais e de gestão, bem como informações de desempenho freqüentes e oportunas sobre o negócio.

Com isso os gestores, na preocupação com o crescimento da empresa, buscam serviços que permitam uma avaliação das operações e por meio delas realizem implantações de controles que poderão auxiliar e beneficiar a empresa em seu desenvolvimento econômico, financeiro e social. A auditoria é uma, que vem se demonstrando como uma importante ferramenta no auxílio à gestão, devido sua capacidade de análise e testes das atuais estruturas da organização. Esta característica da auditoria permite aos gestores a possibilidade de uma avaliação mais minuciosa das operações da empresa, conseguindo identificar áreas que possuem maior vulnerabilidade à possíveis erros ou fraudes e que podem de certa forma prejudicá-la.

1.1 TEMA

O tema abordado neste estudo baseia-se em uma área importante da contabilidade, que está trazendo muitas propostas para auxiliar os gestores de empresas em seus negócios, possibilitando-lhes maior segurança e eficiência na administração.

O estudo relaciona-se com a área de Auditoria, dando ênfase para a prevenção de fraudes, pois se trata de uma área em que os gestores sentem a necessidade de buscar soluções para obter um melhor desempenho das atividades de sua empresa.

A opção pelo tema na área de auditoria justifica-se pelo fato de que ela possui em seu processo a avaliação das operações realizadas pela entidade. Por isso, ela pode ser uma ferramenta de grande utilidade para os gestores, servindo de auxílio na avaliação e implantação de controles internos.

Por causa das vulnerabilidades nas atividades empresariais, sabe-se da necessidade de existência de controles eficazes que amenizem a probabilidade de ocorrência de fraudes ou atos ilícitos na empresa.

Na busca pela eficiência e efetividade desses controles, pode ser observada na auditoria empresarial voltada para a prevenção de fraudes uma alternativa de avaliação minuciosa dos processos operacionais e de gestão.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

O mercado competitivo atual e as mudanças constantes fazem com que as empresas tenham um desenvolvimento acelerado quanto as suas respectivas atividades e exigem maior volume de informação para manter o controle operacional e de gestão.

Assim, torna-se necessário que os gestores tenham as devidas informações relacionadas às operações da empresa, para que possam desenvolver uma boa gestão e ainda possibilitar um crescimento continuado da entidade. Com tudo isso, as condições para a empresa conseguir permanecer hoje em um mercado acirrado, sem essas informações de gestão, são extremamente complexas, pois competir sem o mínimo de instrumentos de apoio é tarefa quase inatingível. Para serem geradas essas informações é preciso que a empresa faça a implantação de controles que auxiliam na gestão e também podem ser utilizados como meios de prevenir fraudes. Mas, é importante frisar que por mais que os controles possam prevenir esses riscos, eles não garantem que eles não possam vir a ocorrer, pois, muitas vezes, esses controles não são suficientemente eficientes em relação à complexidade das operações.

Por isso é importante avaliar e verificar a eficiência e a eficácia das informações geradas a partir desses controles. Em virtude disso, pode-se destacar a área de auditoria como instrumento de apoio na identificação de controles adequados as necessidades da empresa. Por meio dela é possível identificar e prever problemas futuros e ainda proporcionar aos gestores soluções preventivas. Hoje, as empresas cada vez mais busquem por esse serviço, a fim de prevenir certos erros que podem ocasionar problemas significantes no futuro.

Diante do crescimento da procura pela área de auditoria, resta apenas saber quais processos poderão ser implantados para garantir a estruturação de controles para a prevenção de fraudes na área financeira.

1.3 QUESTÕES DE PESQUISA

As questões de pesquisa foram base para o desenvolvimento do estudo, que a partir delas definiram-se os objetivos. Foram abordadas as seguintes questões:

• Quais são as principais operações da área financeira de uma empresa?

• Quais dessas operações possuem maior probabilidade de fraudes e quais os controles que existem?

• Que operações necessitam de melhorias ou implantação de controles adequados?

• Quais as principais contribuições que a auditoria pode trazer às organizações na prevenção de fraudes?

1.4 OBJETIVOS

Para desenvolver a pesquisa foi importante a definição dos objetivos a serem alcançados, pois, por meio deles se pode ter mais clareza daquilo que se pretende estudar a respeito da temática da pesquisa.

1.4.1 Objetivo geral

Identificar, por meio da auditoria operacional, a atual sistemática de operacionalização do setor financeiro da empresa avaliando sua eficiência e a possibilidade de implantação de controles eficazes, prevenindo a fraude.

1.4.2 Objetivos específicos

Diante deste estudo e para desenvolvimento do trabalho e o alcance dos resultados, foram estabelecidos os seguintes propósitos:

• Verificar os controles internos implantados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com