TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria é a conferência

Tese: Auditoria é a conferência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO – 02

1 - Auditoria é a conferência, verificação, analise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe.

2 – Auditoria Interna e Auditoria Externa.

Auditoria Interna – é conduzida por funcionário da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade de serviços e produtos etc. Busca a identificação de não conformidades, prevenção e/ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maios confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa.

Auditoria Externa – tem a finalidade de aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Nesse sentido, compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no(s) período(s) sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação especifica aplicáveis.

3 - Tanto o auditor como o cliente-auditado tem obrigações e responsabilidades perante todos os stakeholders. Um ponto fundamental a ser destacado é o fato de que as demonstrações contábeis são de propriedade e responsabilidade exclusiva do auditado e que este, por conseguinte, é o responsável direto por tudo o que nela conste ou que porventura seja omitido por qualquer motivo.

O auditor é submetido a diversas normas em relação ao seu trabalho como: Registro na CVM, Guarda da documentação e sigilo, Responsabilidade compartilhada e Revisão externa.

O auditado também tem outras responsabilidades que são relacionadas no documento denominado “carta de responsabilidade da administração”, onde o cliente da auditoria externa lista nominalmente e assina todas as suas responsabilidades diante das demonstrações contábeis utilizadas pela auditoria no seu trabalho visando a emissão do parecer.

4 - A postura do Auditor é uma postura integra com objetividade, competência e zelo profissional. Também deve manter confidencialidade de todas as informações a ele confiada mantendo assim uma postura profissional. Sendo assim o profissional de auditoria deve ser uma pessoa que demonstre confiança e credibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com