TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Globalização

Por:   •  23/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1: Desde os primórdios, a globalização se faz presente na vida das pessoas, definir globalização é você identificar problemas que afetam, direta ou indiretamente, a vida das pessoas no mundo e assim você criar meios e mecanismos capazes de solucionar o problema, tudo isso de uma maneira ampla, globalizada e de abrangência mundial.

No meio econômico podemos citar as grandes navegações como um dos maiores exemplos de globalização, os europeus viram uma demora desnecessária para se chegar até a África por terra, graças a isso eles criaram os grandes navios para poder levar mercadorias, escravos, realizar o escambo natural da época.

Se formos pegar mais recente, citamos então a evolução tecnológica do celular, por exemplo, antigamente fazer uma ligação era terrível, se comunicar era através de cartas, hoje em dia você conversa com alguém no outro lado do mundo, instantaneamente através do celular, podendo até visualizar a pessoa “ao vivo”, realizar reuniões a distância, fazer trabalhos juntos sem precisar estar no mesmo lugar, nesse caso a globalização influencia diretamente também na cultura da sociedade.

Culturalmente a globalização afetou demais a vida da sociedade, antes um simples encontro familiar ao lado do rádio bastava, hoje em dia as casas tem suas 4 televisões, cada um no seu canto, mexendo no celular, não que isso traga apenas resultados negativos, porém afeta diretamente na cultura da sociedade de uma maneira geral, seja ela negativa ou positiva.

A política também se levou pela globalização, antes os comícios eram muito mais vistos, o candidato a presidência, por exemplo, era obrigado a ir no interior do Acre para ganhar eleitores, hoje em dia ele possui assessores que vão cuidar da sua imagem e transmitir a mensagem para eleitores do mundo inteiro, como os brasileiros que moram fora do país, isso atinge diretamente na votação e o uso correto da globalização ao seu favor pode garantir ou não uma eleição.

Passo 2: O fenômeno mais polêmico da globalização, o outsourcing é famoso por gerar dúvidas na cabeça da sociedade.

Temos duas visões diferentes, as duas válidas, a primeira, pelo lado do trabalhador é que esse fenômeno traz uma terceirização ao mercado e pode acarretar em demissões, o que traz uma influência direta na economia.

A segunda, pelo lado da empresa, ela acredita que essa terceirização pode aumentar o lucro e assim ela conseguiria até manter funcionários, ou contratar ainda mais pessoas para o trabalho.

Grandes marcas trabalham diretamente para esse processo, com o aumento da tecnologia, o uso de recursos eletrônicos está bem mais comum e frequente do que se poderia imaginar, as empresas hoje possuem equipamentos e programas de ponta e que podem gerar dados exatos sobre, todas as necessidades da marca, aonde ela tem que investir e melhorar, isso ajuda os consumidores que graças a esse avanço tem em mãos quase sempre produtos melhores que seus antecessores.

Passo 3: Havaianas.

Um dos maiores exemplos de sucesso de uma empresa.

De origem brasileira a Havaianas é uma empresa que teve que se reestabelecer no segmento de calçados para poder virar o que é hoje, uma empresa mundialmente conhecida.

A famosa “chinelo de pedreiro” passou por uma reestrutura em toda sua área seja comercial ou publicitária.

O começo pode se dizer que foi inserir vários comerciais para poder estabelecer na cabeça do cliente que ela estava tentando mudar a visão que o consumidor tinha da marca.

Atrizes e atores famosos, horários nobres, patrocínios pontuais, tudo serviu para ela conseguir colocar na cabeça do consumidor final essa mudança, logo outras mudanças foram sendo notadas.

Nada de chinelos branco com azul, o design passa a ser importantíssimo nessa virada da marca, agora a Havaianas possuía cores diferentes, para os mais diversos gostos.

Os modelos também variaram muito, o tradicional “Y” foi tendo sua forma modificada, para estabelecer um padrão que mostrava que a marca te acompanhava em vários momentos.

Os principais artistas do momento participavam dos comerciais da empresa, ganhando assim o apreço dos fãs, a Havaianas começa a se preocupar com o hoje, com quem faz sucesso agora.

A exportação passa a ser fundamental, globalizar a marca, estabelecida no Brasil, era hora de se expandir e com o número de brasileiros no exterior a hora chegou.

Pouco a pouco a Havaianas começou a inserir lojas e mais lojas em diversos lugares do mundo.

Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, são países que contam com lojas da marca, a grande curiosidade é o alto número de clientes que frequentam as lojas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com