TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do grau de satisfação dos usuários de transporte público na cidade de Manaus

Pesquisas Acadêmicas: Avaliação do grau de satisfação dos usuários de transporte público na cidade de Manaus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Esse relatório de pesquisa que é de modo concreto ao trabalho de campo, onde apresenta dados estatísticos de caráter socioeconômico, cujos envolvidos foram os próprios usuários do transporte coletivo divididos entre estudantes, trabalhadores, idosos.

A pesquisa levou-se em compreender a importância de um diferencial no atendimento na qualidade do serviço prestado, no qual o usuário do transporte coletivo é o próprio cliente.

Esse exercício de pesquisa focou a percepção dos usuários em relação à eficácia dos serviços prestados pelo transporte coletivo.

1- ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

 PROBLEMA DA PESQUISA

O estudo analisará a estrutura, operação e gestão do sistema de transporte, através dessa pesquisa feita na cidade de Manaus, a fim de detectar quais são as implicações desses problemas no cotidiano dos passageiros.

 OBJETIVOS DA PESQUISA

Avaliar o grau de satisfação dos usuários do transporte coletivo da cidade de Manaus, além disso, buscou-se identificar os principais problemas e necessidades apontadas pela população, bem com fornecer para a melhoria da qualidade do serviço no município.

 PÚBLICO-ALVO

Usuários do transporte público da cidade de Manaus.

 JUSTIFICATIVA

A importância da pesquisa direcionadas para o transporte público se justifica pela degradante situação que vive hoje o setor. Veículos velhos, má distribuição das linhas de ônibus, espera vergonhosa pelos ônibus, vias precárias e sem manutenção adequada, falta de segurança.

2- ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA

 ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Cidade de Manaus.

 DATA DA COLETA: 14 e 15 de setembro de 2013.

 NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 30 entrevistas.

 MÉTODO DE COLETA: Face to face.

 INSTRUMENTO DA PESQUISA: Questionário, avaliando a satisfação dos usuários do transporte público, a entrevista durou aproximadamente 5 min com cada entrevistado.

(Imagem 1: Gerson Marques)

 UNIVERSO: Pessoas que utilizam transporte público na cidade Manaus.

 AMOSTRA: Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente em pontos de fluxo localizados nas paradas de ônibus da cidade.

(Imagem 2: Portal Bus)

3- ANÁLISE

 A pesquisa entrevistou pessoas que costumeiramente utilizam ônibus como transporte público. Optamos por aplicar os questionários nos seguintes períodos: 16 às 19 horas (tarde e noite). Os questionários foram aplicados, em período de pico, nos pontos de ônibus da Av. Epaminondas (Centro da Cidade) e Av. Brasil (Santo Antônio bairro) nos dias 14 e 15 de setembro.

 Para 52% dos entrevistados, o ônibus que utilizam está sempre lotado. E 28% afirmam que ele está muito lotado. Portanto, 83% dos indivíduos que usam costumeiramente o ônibus, afirmam que ele está sempre lotado ou muito lotado. Constatamos, portanto, que intervalo dos ônibus e segurança na parada e nos ônibus são os principais problemas para o usuário de ônibus. Destacamos, ainda, que 74% dos usuários conhecem alguém que já fora assaltado numa parada de ônibus.

 Quando os entrevistados não são estimulados a avaliar os problemas do transporte público de Manaus, eles apontam a pouca opção/falta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com