TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aves Metodolia

Monografias: Aves Metodolia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

O estudo da anatomia das aves busca fornecer conhecimento básico, suficiente para o entendimento das características especiais da fisiologia e da patologia aviária e também para a necropsia de rotina. Normalmente, os estudos nessa área usam como base a galinha. Poucos livros trazem informações relevantes de comparação com aves exóticas. (Dyce, 2004).

O aparelho urogenital é dividido em órgãos urinários, órgãos reprodutores femininos e órgãos reprodutores masculinos. Os órgãos urinarios compreendem rins, ureteres, bexiga e uretra. Os órgãos reprodutores masculinos incluem testículos, sistema de ductos gonadais, glândulas acessórias e a uretra masculina. Os órgãos reprodutores femininos são os ovários, tubas uterinas, o útero e a vagina. O aparelho urogenital das aves é mais parecido em muitos aspectos ao aparelho urogenital dos répteis do que ao dos mamíferos. Na parte de órgãos urinários é composto por rins (dividido em córtex e medula) e ureteres que conduzem a urina recém-formada para a cloaca, ao invés da bexiga, já que nas aves a bexiga está ausente (com exceção do avestruz).

Os órgãos reprodutores masculinos são formados por testículos, epidídimo, ducto deferentes e falo, não existem glândulas reprodutoras acessórias. Os órgãos reprodutores femininos são formados por ovário e oviduto. O ovário produz o ovo e o oviduto conduz o ovo até a cloaca e adiciona sucessivamente o albumén, as duas membranas da casca e a casca.

Revisão da Literatura 1. Órgãos Urinários

1.1 Rim

Os rins das aves localizam-se contra o sinsacro, cranialmente estão em contato com os pulmões. Os rins são castanhos e alongados. (Dyce, 2004). Cada rim possui três divisões de comprimento: a divisão cranial arredondada, a divisão média mais delgada, e a divisão caudal mais expandida e de formato irregular. Diversos nervos espinhais e o nervo isquiático passam através do rim. (Sisson, 1986).

1.1.1 Estrutura

O lóbulo é uma área de tecido compreendido entre os ramos terminais das veias portas renais. Os túbulos coletores estão na periferia dos lóbulos sendo interlobular de posição. As veias eferentes e as artérias estão localizadas no centro de cada lóbulo. A parte contendo não só os túbulos coletores mas também, as alças de Henle dos tipos medulares de néfron pode ser denominada de região medular do lóbulo. Já a parte larga do lóbulo, pode ser denominada de região cortical do lóbulo, contendo néfrons. (Sisson, 1986).

O lóbo no rim de aves não é bem definido como nos rins de muitos mamíferos. O conjunto de diversos feixes cônicos de túbulos coletores de diversos lóbulos adjacentes forma um grande tufo com a forma de um cone de túbulos coletores que se assemelha à pirâmide medular dos mamíferos. O tufo cônico juntamete com sua família de lóbulos, é então análogo ao lobo renal dos mamíferos. Cada lobo drena tipicamente no interior de um ramo secudário do ureter. (Sisson, 1986).

O córtex no rim das aves é formado pelas regiões largas (corticais) dos lóbulos, sendo composto por tipos corticais e medulares de néfron (exceto pelas alças de Henle deste último). A medula é formada pelas hastes dos lóbulos, sendo composta por feixes cônicos de túbulos coletores, reunidos no interior dos tufos cônicos piramidais do ureter, também incluindo as alças de Henle dos tipos medulares de néfrons. O córtex e a medula formam os estratos contínuos externo e interno, sendo esta um característica do rim de muitos mamíferos. (Sisson, 1986).

Há dois tipos principais de néfrons no rim das aves. Os néfrons do tipo cortical ocorrem em todas as regiões do córtex exceto próximo da medula, sendo semelhantes morfologicamente aos néfrons de répteis. Já os néfrons do tipo medular são limitados às regiões do córtex mais próximas da medula, sendo semelhantes na forma aos néfrons de mamíferos. ( Sisson, 1986).

Quanto ao suprimento sanguíneo do rim, ele é vascularizado pelas artérias renais cranial, média e caudal, uma para cada parte. Após muitas divisões, cada uma dá origem a microscópicas artérias intralobulares, que ocupam o centro dos lóbulos renais. Uma válvula portal regula a quantidade de sanque venoso que penetra no rim. Grande parte do sangue da veia mesentérica caudal passa pela veia porta hepática direita e pelo fígado, antes de chegar ao coração. (Dyce, 2004).

1.2 Ureter

Assim como os rins, os ureteres são pares. Cada ureter pode ser dividido em uma parte renal (passando ao longo do rim) e uma parte pélvica (correndo do rim até a cloaca). A porção cranial da parte renal situa-se na divisão cranial, mais próxima da superfície ventral. No restante do percurso, a parte renal do ureter ocupa um sulco na superfície ventral do rim. O ureter é um tubo que recebe uma série de tributários simples. A parte pélvica corre da extremidade caudal do rim para se abrir no interior da região dorsal do urodeo (dorsal ao óstio genital). Seu suprimento sanguíneo vem da artéria e veia pudenda. Nas aves, a bexiga está ausente. (Sisson, 1986). A excessão é o avestruz. (Criadouro Semear, 2010).

2. Órgãos Reprodutores Masculinos

2.1 Testículos

Os testículos esquerdo e direito estão dispostos simetricamente em cada lado da linha média, no teto do celoma. Cada testículo tem o formato de feijão. A coloração varia do branco amarelado e prateado, no macho imaturo, ao branco puro, durante a atividade sexual. Está situado cranioventralmente à divisão cranial do rim. Caudalmente aproximase da veia ilíaca comum. Cranialmente se relaciona com a superfície ventral do pulmão. Medialmente localiza-se próximo da aorta, veia cava caudal e das glândulas adrenais. O testículo ativo não é firme ao toque, como nos mamíferos. Um curto mesentério suspende o testículo no teto do celoma entre a aorta e o rim. O testículo está circundado pelos sacos aéreos abdominais, especialmente em sua extremidade cranial. A superfície do testículo está coberta pela túnica albugínea, não há mediastino do testículo. Quanto ao suprimento sanguíneo as artérias são ramos da artéria renal cranial. Há diversas pequenos ramos para parte externa do testículo, e um grande ramo que se divide no interior do órgão. (Sisson, 1986).

Fig. 1 Órgãos reprodutores masculinos. Fonte: http://w.portalsaofrancisco.com.br

2.2 Epidídimo

O epidídimo é uma estrutura alongada e fusiforme, intimamente inserida ao longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com