TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

B2B – A Formação de Novos Negócios

Seminário: B2B – A Formação de Novos Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  Seminário  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 7

B2B – A Formação de Novos Negócios

Em tudo que olhamos ao nosso redor, somos capazes de identificar com facilidade o que é negócio, o que vem a ser comércio, não pelas simples definições de suas palavras mas pelo crescimento rápido das tecnologias e diferentes formas que o mercado assume devido as alterações existentes no mercado, contudo determinado pelo passar dos tempos, mas também pelas necessidades que naturalmente aparecem.

Vivemos meio a um mundo cada vez mais competitivo e a conseqüência disso é a concorrência acirrada pela conquista dos mercados consumidores, muitas das vezes ilegal, mas é iminente que mais cedo ou mais tarde acontecerá, e aquela empresa que não trabalhar neste sentido acabará sendo ultrapassada.

Estamos falando dos novos formatos de negociações, em ampliar conhecimentos, desenvolver técnicas e aprimorá-las, descobrir esse filling poderá ser muito mais vantajoso do que parece ser, pois afinal, tudo aquilo que obtiver como ferramenta de conquista vamos dizer assim, certamente impactará no seu público final, pois cá estamos falando de negócios e negócios são as estratégias desenvolvidas com o intuito único de rentabilidade através dos clientes.

Por caminhos diferenciados abriu-se um leque enorme de formatos de conquista desse mercado e um deles chamamos de B2B, OU BUSINESS TO BUSINESS, como exatamente é esse tipo de negócio ou de novos negócios? E as demais perguntas que passam por nossas cabeças neste instante, são: O que é? Para que serve? Como funciona?

Mas vamos lá a responder todas essas perguntas para entendermos melhor do que estamos falando na teoria, e depois citaremos exemplos do que é o Business to Business hoje no mercado.

O QUE É B2B ?

Consideramos Business to Business todo o negócio tramitado através do comércio eletrônico, associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e serviços através da internet, ou ainda consideramos B2B todo esse processo partilhado entre parceiros conectados a redes privadas ou justamente pela rede mundial , a informação principal é de que o B2B é uma forma de comércio que interliga parceiros através de troca de mensagens estruturadas sem o antigo formato físico do negócio, fazendo assim com eles criem ou interajam suas relações de negócios.

Importante também é que a internet é um meio inevitável de se trabalhar com este tipo de negócio, as empresas que não utilizarem ficarão obsoletas se continuarem a utilizar o tradicional formato de comércio, não temos mais como dizer que dá para ficar sem internet em nosso dia-a-dia, é muito importante tê-la como aliada nessa interminável jornada, como já disse, ela esta presente em tudo, é correto afirmar inclusive que a rede mundial tem papel fundamental na construção e transformação dos negócios em um enorme mercado global.

Com todas essas transformações causadas pela revolução digital onde também podemos chamar essa fatia de mercado em E-business, faz com que analisado tenha um resultado tão positivo ou melhor do que estamos esperando, pois com toda essas informações digitalizadas e transportadas através deste tipo de negócio o lucro final acaba sendo ainda maior pela diminuição dos custos necessários para atender os processos antigos de negócios, justamente a internet tem criado oportunidades para as empresas expandirem seus mercados, aumentando a eficiência e satisfação de seus clientes, e colaborando com seus parceiros.

Entre as várias formas assumidas pelo B2B, podemos citar portais diferentes que entre eles os principais são:

Portais para colaboradores: são portais criados para ter e manter relacionamentos internos com seus colaboradores, ou com grupo de empresas fixando assim um formato uniforme de comunicação, fazendo com que não haja necessidade de aproximação física.

Portais para Parceiros: são os portais conhecidos também como extranet, são os contatos mantidos entre as empresas através destes portais, ou de uma determinada empresa com empresas que pretende manter relacionamento, ou seja a extranet une a empresa a seus parceiros de negócios, com o intuito de promoção da colaboração e divisão das informações.

Portais de Terceiros: plataformas de intermediação que promove a união de várias organizações compradoras e vendedoras. Todo o suporte dado a este relacionamento acontece através da internet, facilitando assim a compra por este canal, ou melhor dizendo, a compra online, tudo ocorre em um ambiente caracterizado por muitos compradores e muitos fornecedores.

Para que serve o B2b?

Vamos exemplificar o uso do B2B da seguinte maneira para que seu entendimento seja o mais claro possível:

No dia-a-dia do comércio eletrônico B2B, nada pode falhar: fornecedores precisam estar em contato em tempo integral com o fabricante, e este conectado com o estoque das lojas, nos quais o produto não pode de forma alguma faltar. Tudo deve funcionar em sincronia total, bem organizado. A internet, serve como a base para que esse processo aconteça e agilize as transações. Há dez anos, esse mesmo processo era caótico. Pilhas de papel e horas de telefone. Hoje, graças a revolução da internet e do B2B, em segundos um grande volume de negócios é realizado. O varejo, principalmente, foi o setor que mais sentiu essa transformação, uma programação mais otimizada, escoamento mais rápido de estoques e lançamentos diários de pedidos.

Como funciona o B2B?

Na prática, utilizamos em nossas empresas ou em nosso dia-a-dia os formatos de B2B e não nos damos conta de que estamos fazendo parte inclusive deste mundo globalizado, grandes empresas contratam especialistas para desenvolver ferramentas importantes nesse segmento, é o caso da ABRANCY (Associação Brasileira de Concessionários Yamaha), exemplifico aqui com a criação da ferramenta pela a Agência VM2 que é uma Agência Digital desenvolvedora de soluções corporativas que trabalha também dentro deste âmbito profissional:

Veja alguns exemplos nos cases abaixo:

ABRANCY

Associação Brasileira de Concessionários Yamaha, congrega mais de 350 concessionários Yamaha em todo o território nacional, são aproximadamente 3.300 profissionais à disposição dos usuários dos produtos Yamaha em qualquer região do Brasil.

Contatou a VM2 para desenvolver sua intranet com diversas Ferramentas de Interação, todas com Sistema Administrativo Integrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com