TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BANK OF AMERICA: MOBILE BANKING

Por:   •  27/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM Comunicação e Marketing em Mídias Digitais

Resenha Crítica de Caso

Eric Vinicius Bezerra

Trabalho da disciplina Mobile Marketing

                                                                   Tutor: Prof. Carlos Alberto de Farias

Sorocaba / SP

2020

BANK OF AMERICA: MOBILE BANKING

Referência:

(GUPTA, Sunil. Bank of America: Mobile Banking. Harvard Business School, 05 / Novembro / 2012. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/publicidade-com-codigo-de-barras-cresce-na-tv-americana. Acesso em: 28/04/2020)

(HERMAN, Kerry. Bank of America: Mobile Banking. Harvard Business School, 05 / Novembro / 2012. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/publicidade-com-codigo-de-barras-cresce-na-tv-americana. Acesso em: 28/04/2020)

O estudo de caso menciona como foi o desenvolvimento das estratégias digitais para o Bank Of America, em relação as “agências virtuais”.

O Bank Of America foi fundado em 1904 na Itália. E  entrou em fusão com o banco Nations Bank, em setembro de1998. O Banco teve Kenneth Lewis como CEO em 2001, e sob sua liderança o BofA adquiriu diversas outras instituições, tornando-se forte nos EUA, cobrindo uma taxa de 82% da população américa de usuários, possuía milhares de centros bancários, além de ser o número um de serviços de hipotecas.

O BofA em 2009 era o banco com maior holding bancário dos EUA, e isso correu devido a falência e fusões de outras instituições bancarias.

Como todo problema é também uma oportunidade, o mercado bancário concentrou-se em formas de atrair e fidelizar clientes através de serviços bancários atrativos, como taxas, serviços e conveniências. Porém notaram que seus clientes ainda eram ligados a serviços mais básicos e tradicionais como localização, saques e depósitos mínimos entre outros serviços.

E Em 2009 enfrentando um grande crise econômica devido aos autos investimentos imobiliários criando uma déficit de lucro liquido de 73%, Lewis decidiu pedir auxilio do governo de 20 bilhões, logo apos o CEO concordou que essa tinha sido uma enorme falha tática, que refletiu diretamente em sua credibilidade culminando em uma troca de CEO, por Brian Moynihan em 2010.

O BofA, já utilizava App para acesso a contas via Mobile desde maio de 2007, existia a possibilidade de utilização App através de celulares ou computadores, facilitando o acesso das contas bancárias em qualquer lugar. Essa estratégia foi criada com a intenção de aumentar receitas e retenções dos clientes. A pesar do investimento que foi demandado para a criação e desenvolvimento do serviços, os seus custos eram os mais baixos, por exemplo, um transação mobile custava entre us0,10 enquanto nas agencias custava em torno de us1,34.

Os serviços Mobile eram categorizados em 3 partes, Mensagens moveis , que eram os SMS utilizados para verificação de saldos e outras movimentações da conta,  com a grande vantagem de contar com as operadoras de celulares sem a necessidade da instalação de aplicativos, no entanto a mensagem era muito limitada até 160 caracteres por mensagem. A segunda opção era a internet móvel, que conectava os usuários através do site, algo que foi implantado facilmente, pois a grande maioria dos bancos já estavam sólidos na internet. Porém os usuários de celulares precisavam de um pacote de dados e sua baixa velocidade e telas pequenas tornavam essa experiência pouco atraente. E a ultima opção eram os Aplicativos móveis, que com auxilio da evolução dos aparelhos, a geração dos smartphones tornou essa uma opção mais completa, aumentando o engajamento entre os usuários através de diversas ferramentas, como por exemplo o GPS que auxilia na localização de um caixa ou agência próxima ao usuário. Porém com as atualizações e inovações dos smartphones a criação de aplicativos compatíveis variava de 40 mil dólares até centenas de milhares de dólares, sendo uma fonte do banco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com