TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BLACK FRIDAY NO BRASIL, COMO SURGIU

Por:   •  17/6/2019  •  Seminário  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 8

BLACK FRIDAY NO BRASIL, COMO SURGIU.

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DESSA ESTRATÉGIA DE MARKETING, OU É APENAS JOGO PUBLICITÁRIO.

Jairo César Ribeiro da Cunha

José Antônio de Oliveira Filho

Lilivania Maria Batista dos Santos Bastos

Luiz Ferreira da Silva.

Professor - Tutor externo: Elizio Nogueira dos Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso Marketing

Turma EMD - 1017 – Marketing - Prática do Módulo I – 25/11/2018

RESUMO

Esse trabalho vem trazer informações a respeito da origem do termo Black Friday (BF), onde surgiu, sua importância econômica, seu papel na economia do Brasil e quais são as vantagens e desvantagens desse evento que é mundialmente conhecido. Ter a definição da sua história irá esclarecer o entendimento do real sentido da força dessa estratégia de marketing, onde extrai da necessidade econômica de uma determinada região a força comercial de um evento, que se tornou uma fonte de rentabilidade na qual serviu de espelho para diversos países.  As empresas fazem um planejamento todo diferenciado para atender as demandas no período do evento, não deixando de fora as empresas de logística, que tem um destaque todos especial para atender os clientes que fazem suas compras online e querem receber suas encomendas com brevidades.

Palavras chaves: Black Friday, vantagens e desvantagens, estratégia de marketing, jogo publicitário.

  1. INTRODUÇÃO.

Esse trabalho tem por finalidade discutir e explanar o comportamento de uma importante ação de marketing promocional que vem ganhando relevância ano após ano no mercado brasileiro – a Black Friday, ou em português, a “Sexta – feira Negra”.

Para muitos se trata apenas de um dia onde ofertas são disponibilizadas em diversos setores, são diversos produtos e serviços com uma baixa de preço, que atrai os consumidores e busca combater a concorrência, mas em alguns casos não há a devida baixa de preço, mas diante de fatos e casos averiguar se tudo isso não é apenas um jogo de publicidade.

Mas o que é realmente o Black Friday? Afinal, de onde esse evento se originou? No Brasil quando começou e o que representa para o país economicamente? Quais suas vantagens e desvantagens? E o porquê do nome Black Friday?

É um termo muito comentado e a cada ano vem aumentando a sua difusão, mas difícil a sua discursão, por falta de material científico disponível, como: livros, trabalhos científicos, entre outros, conforme citado por alguns autores em seus trabalhos científicos, encontrado no Google acadêmico, que serão citados no decorrer deste trabalho, em buscas pela internet percebe-se que em vários sites de buscas ou trabalhos sobre o tema, verifica-se a repetição de ideias a respeito do assunto em questão. Neste trabalho será feito uma abordagem a respeito do surgimento da Black Friday, principalmente aqui no Brasil, suas vantagens e desvantagens econômicas, para comerciantes e consumidores, de forma geral que participam da comercialização de produtos e serviços.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

A origem desse evento talvez não tenha o sentido esperado por todos, mas pode ajudar a entender que a necessidade junta com o marketing pode se transformar em um evento de grande proporção, elevando o conceito do termo promoção e alavancando a economia.

O Black Friday teve sua origem nos Estados Unidos (EUA), apresentando-se como um fenômeno de promoção de vendas no varejo, atraindo milhões de americanos para as compras. Após uma grande crise na década de 60, em que muitas lojas pequenas quebraram, os varejistas sentiram necessidade de fazer promoções. Além do incentivo para o aumento nas vendas, a data também é uma oportunidade para que as empresas liberem espaço nos estoques, abrindo vaga para os estoques de Natal.

Quanto ao surgimento da Black Friday, segundo o Site wikipedia.org, que a primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 Novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Já em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, faturando R$770 milhões em comercio online. Em 2014, a data gerou R$1,2 bilhão em vendas somente na internet, que corresponde a 3,5% do faturamento anual, consolidando assim a Black Friday como uma das datas mais importantes para o comercio online.

Percebe-se que a cada ano o número de vendas aumenta, assim como o número de reclamação, segundo o diretor do Site Reclame Aqui Felipe Paniago, que informou em reportagem, exibida em 20/11/2018, pelo SBT no Jornal SBT BRASIL, ‘que é uma data perigosa’, e que não convém fazer novas experiências de compras em Sites que não conhece, devendo o consumidor virtual ficar atento ao endereço do site na internet para não cair no conto do “vigário”, ainda segundo a reportagem exibida, supracitada, as reclamações aumentaram em torno de 20% em 2017, em relação a 2016, para Felipe, ‘o número de reclamação aumenta em proporção ao número de vendas.’,

Para evitar práticas fraudulentas, como a maquiagem de preços e falsos descontos, a câmara brasileira de comércio eletrônico (Câmara e-net) criou o código de ética para a Black Friday e publicou uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula. Ainda segundo câmara brasileira de comércio eletrônico (Câmara e-net) constataram que a Black Friday está consolidada no Brasil como o grande evento comercial antes do período do Natal. Durante o período de Black Friday em 2017 o número total de pedidos contabilizados aumentando em 8,37%. O impacto da Black Friday foi notável especialmente em e-commerces generalistas (Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, Submarino ou Walmart) com 57% do total de vendas de produtos durante esses dias e com 3% de aumento de volume em relação a 2016. De todos os concorrentes online, o Mercado livre liderou as estatísticas de visitas enquanto a Americanas liderou em pedidos.

Com as facilidades da Internet as difusões das redes sociais, tudo fica mais próximo e mais rápido, sua propagação. Para KLOTER, et al. Pg .17, 2017 em seu Livro Marketing 4.0, afirma que

Hoje vivemos em um mundo totalmente novo. A estrutura de poder está passando por mudanças drásticas. A internet, que trouxe conectividade e transparência às nossas vidas, tem sido em grande parte responsável por essas transformações.

Para o publicitário José Alípio Machado, do site Administradores.com.br, em seu artigo “Qual a vantagem da Black Friday?” Reforça que:        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (222.8 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com