TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando Surgiu O Serviço Social No Brasil

Dissertações: Quando Surgiu O Serviço Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

.Belo Horizonte tem muito a comemorar no campo social. Em seis meses de governo muitas metas foram alcançadas. O trabalho da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, diretamente ligado às camadas mais fragilizadas da população aumentou significativamente o seu atendimento.

Quatro novos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS foram implantados em locais com alto índice de violência. 20 mil novas famílias foram referenciadas pelos serviços da assistência.

Foram previstos pelo plano de governo do prefeito Marcio Lacerda 24 CRAS em Belo Horizonte, até o momento temos 23 e a expectativa é da inauguração de mais três até o fim do ano, superando a meta prevista para 2009.

Os CRAS oferecem serviços voltados para cidadãos de todas as faixas etárias. Serviços esses que cobrem suas necessidades da infância à fase adulta e estimulam seu protagonismo para a superação da vulnerabilidade e dos riscos sociais aos quais se encontram. A casa do Brincar é um serviço voltado para a criança pequena, é um espaço de valorização da infância e dos vínculos familiares. Com o aumento dos Centros de Referencia da Assistência Social a cidade de Belo Horizonte conta hoje com 23 Casas do Brincar.

Foram ampliados também os serviços voltados para crianças entre 6 e 14 anos, a Socialização Infanto-juvenil, o Projovem Adolescente, voltado para a faixa etária de 15 a 17 anos e outros.

A qualidade de vida, a valorização da pessoa idosa e as trocas de experiências também são importantes focos de atuação da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social. Hoje 4570 pessoas com mais de sessenta anos participam de 65 grupos de convivência de idosos conveniados com a prefeitura.

Uma meta importante que já foi ultrapassada é a proteção à criança e ao adolescente com deficiência, o atendimento passou de 270 pessoas para 782 pessoas, só nos primeiros meses de 2009.

Os serviços voltados para a qualificação profissional e transferência de renda também são significativos no desenvolvimento das camadas mais pobres da população. Um incentivo aos adolescentes que começam suas vidas profissionais é o Trabalho Protegido que atende hoje 691 adolescentes, garantindo que continuem seus estudos como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

2009 está sendo para a Assistência Social um ano de conquistas. No primeiro semestre aconteceram duas grandes conferencias e 16 pré-conferências, que fortaleceram a participação popular no controle social. As pré-conferencias que aconteceram nas nove regionais e antecederam a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu no mês de junho, contaram juntas com 1891 participantes. Um destaque para a forte presença de jovens e adolescentes.

Mais de 2000 pessoas participaram das nove pré-conferencias da Assistência Social e da 8ª Conferencia Municipal da Assistência Social. A grande representação política, com a presença do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o Prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda, o Vice-prefeito Roberto Carvalho, secretários, deputados e vereadores, é um espelho do trabalho efetivo da prefeitura de Belo Horizonte em relação à Política Nacional de Assistência Social.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com