TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanco Patrimonial

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.175 Palavras (17 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 17

CURITIBA

2011

JUNIOR ALFREDO MAGALHAES

MAURO LEANDRO SILVA

ALEXANDRE MENEZES SOUZA

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DA EMPRESA:

AMBEV

Trabalho apresentado à disciplina Gestão Econômica Financeira nas Empresas do curso de Especialização MBA em Auditoria Integral, Departamento de Contabilidade, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná.

Orientador: Moisés Prates Silveira

CURITIBA

2011

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3

1 INTRODUÇÃO 4

2 EMPRESA 5

3 DEMONSTRAÇOES CONTÁBEIS ORIGINAIS 7

4 ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA 7

5 DEMONSTRAÇOES CONTÁBEIS CORRIGIDAS 7

6 ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA 10

6.1 Definição 10

6.2 Reclassificação 10

7 ANALISE HORIZONTAL E VERTICAL – BALANÇO PATRIMONIAL 10

7.1 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DAS ANALISES HORIZONTAL E VERTICAL – BALANÇO PATRIMONIAL 14

7.1 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DAS ANALISES HORIZONTAL E VERTICAL – DRE 15

8 ANÁLISE ATRAVÉS DOS ÍNDICES 16

8.1 ÍNDICES DE LIQUIDEZ 17

8.2 ÍNDICES DE ESTRUTURA 18

8.3 ÍNDICES DE RENTABILIDADE 20

8.4 CICLOMETRIA 21

9 DINAMICA FINANCEIRA 25

9.1 RECLASSIFICAÇAO 25

9.2 CÁLCULOS ST CCL E IOG 26

10 CONCLUSÃO 27

11 REFERÊNCIAS 28

1 INTRODUÇÃO

O ambiente mundial estapassando por um profundo processo de transformação decorrente do alto grau de competitividade entre os países entre empresas e no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias. Este movimento de mudanças esta provocando novos e ma i o r e s desafios para os gestores empresariais e a informação se tornando cada vez mais um recurso estratégico das organizações. Neste contexto, a contabilidade pode utilizar mais intensamente conceitos econômicos para melhorar a comunicação com seus usuários, alem de se utilizar de potentes ferramentas para tomada de decisão que são as analises através de índices.

Partindo da definição de lucro do economista inglês James Hicks, os vários conceitos de lucro em termos de preservação da riqueza, tem como objetivo tornar a informação contábil mais útil no processo de decisão.

O lucro relacionado ao conceito de preservação da riqueza é de grande relevância, porque é percebido pela teoria econômica. O uso desse conceito pela contabilidade possibilita uma grande ajuda ao objetivo básico das demonstrações contábeis, que é o de obter informações úteis para a tomada de decisões econômicas financeiras.

Como ciência ligada ao mundo econômico, a contabilidade tem na economia a sua disciplina inicial. Os Economistas, diferentemente dos Contadores, desenvolvem suas teorias num mundo idealizado, já os profissionais da área contábil lidam com o “mundo real”. A transação da economia para a contabilidade, de um mundo ideal para outro focado no dia-a-dia das empresas, tem como resultado um modelo econômico muito complexo.

Lucro, éa diferença entre o total das receitas de uma empresa e o total de seus custos ligados à produção e as vendas de seus bens e serviços, e podendo-se ainda considerar o lucro, como “aquilo que resta” à empresa.

A existência de um lucro pressupõe naturalmente que o total das suas receitas seja superior ao conjunto de encargos. A noção de lucro é, portanto residual, global e simples, pelo menos à aparência. O lucro e sua mensuração, como parte importante das informações contábeis, esta sujeita às limitações praticas e conceituais, as quais afetam a contabilidade como um todo.

De acordo com o economista Irving Fisher, lucro é o resultado do uso do capital, e este é visto como estoque de riqueza capaz de gerar serviços futuros. O lucro é tido, portanto, como o fluxo de riqueza ou benefícios acima do necessário para manter o capital constante. O capital poderia ser entendido ainda, como todos os recursos, próprios ou de terceiros, disponibilizados pelos investidores. O lucro seria, então, o resultado obtido pelos vários fornecedores de capital, isto é, seriam incluídos os juros pagos aos credores e os lucros distribuídos aos acionistas.

A distinção entre capital e lucro é fundamental para o julgamento de como a administração está utilizando o capital sob sua responsabilidade.

Existe um conceito fundamental de lucro que tem influenciado significativamente a Contabilidade. Trata-se do conceito do economista inglês, ganhador de Prêmio Nobel, James Hicks, que em linguagem livre define lucro como “o que podemos consumir numa semana e sentir-nos tãobem no fim como nos sentíamos no inicio...”.

A correta apuração do lucro sustentável será então o objeto de analise do desempenho a ser alcançado por uma empresa.

Desta forma as informações obtidas no site da CVM,da empresa AMBEV dos anos de 2008, 2009 e 2010, serão a base de nossa análise, onde utilizaremos como ferramenta o editor de planilhas eletrônicas que auxiliará tanto na demonstração da evolução das contas no decorrer dos períodos,quanto cada conta representa do seu total. Também como instrumento de análise, utilizaremos os indicadores de índice, financeiro, estrutural e econômico, o ciclo financeiro e operacional.

De forma análoga será utilizado a Demonstração do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial reestruturado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com