TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balança Comercial

Trabalho Universitário: Balança Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DAS EXPORTAÇÕES PARA BALANÇA COMERCIAL DO BRASIL

Gladimir Ávila de Souza

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Processos Gerencias (EMD099)

15/11/12

RESUMO

A globalização do comércio tem participado de forma decisiva na economia e na balança comercial dos países, diante destas oportunidades torna-se fundamental uma estruturação das organizações na busca por espaços que condicionem um ambiente favorável para tornar seus produtos e serviços conhecidos em outros mercados fora do país. Estar atento a esta oportunidade pode fazer toda a diferença na evolução de uma organização, buscar mercados externos que possibilitem maior remuneração dos seus produtos tem sido uma mola propulsora de crescimento para muitas empresas e ainda em alguns casos a fonte para afastá-las de crises de capital que poderiam levá-las até mesmo ao encerramento de suas atividades comerciais. Para economia do país é de suma importância estas transações internacionais, aqui relatadas como exportações, pois, possibilitam o equilíbrio da balança comercial, a geração de empregos e a interação com outros países, trazendo o conhecimento de novas tecnologias, culturas e costumes de vida.

Palavras-chave: Exportações, balança comercial, oportunidades.

1 INTRODUÇÃO

O mercado de oportunidades comerciais para fora do país tem atraído cada vez empresas interessadas em exportar seus produtos. A exportação proporciona uma série de vantagens para as empresas, onde podemos destacar um aumento nas vendas resultando em aumento de receitas, além disso, estas receitas não são tributadas com os impostos que conhecemos no Brasil, incidentes sobre as vendas no mercado nacional, tais como ICMS, IPI, COFINS, IOF, etc. Esta entrada de capital no fluxo de caixa da empresa auxilia muito na diluição dos custos de produção possibilitando uma maior rentabilidade. A decisão de iniciar um processo de exportação deve ser tomada pela empresa como uma medida estratégica e não por impulso ou por um período de dificuldades de vendas no mercado interno, pois, o mercado de exportação demanda de um tempo maior para começar a gerar retorno, o que pode ser fatal para saúde financeira da organização.

Diante de um assunto com uma abrangência bastante ampla, faremos um resumo do que é um processo de exportação e de sua importância para balança comercial do país.

2 CONCEITO DE EXPORTAÇÃO

Segundo Wikipédia, “exportação é à saída de bens, produtos ou serviços além das fronteiras do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou não, como nas doações”.

As exportações permitem vender produtos para qualquer país do mundo, seja perto ou distante. Ou seja, para a exportação ter sucesso, ela pouco depende do desenvolvimento mercantil no qual sua origem de produção está localizada.

2 1 TIPOS DE EXPORTAÇÕES

Existem dois tipos de exportações, que são classificadas como diretas ou indiretas.

A exportação direta é quando a própria empresa realiza as operações para efetuar o envio dos seus produtos para os seus clientes no exterior, através de uma estrutura interna conhecedora dos tramites legais exigidos pelos órgãos fiscalizadores dos países envolvidos na negociação.

A exportação indireta é uma alternativa utilizada pelas empresas que não dominam o conhecimento das negociações internacionais e não possuem condições de realizar as transações de forma independente. Esta forma de negociação normalmente é utilizada por empresas de pequeno ou médio porte, que utilizam outras empresas auxiliares para conduzir o processo burocrático da negociação, a fim de garantir o faturamento dos produtos para o cliente internacional. Estas negociações podem ocorrer através de:

• Uma comercial exportadora

• Uma trading company

• Uma cooperativa

• Um consórcio exportador

3 AS VANTAGENS DA EXPORTAÇÃO

Quando uma empresa decide iniciar um processo de exportação é porque avaliou os seus recursos e visualiza uma oportunidade de incrementar suas recitas. Muitas são as vantagens agregadas pelas exportações, citaremos algumas delas a seguir.

Buscar novos mercados

A possibilidade de dividir a sua produção entre o mercado nacional e as exportações permite que a empresa amplie sua carteira de clientes garantindo menores riscos e uma independência de mercados restritos, podendo evitar eventuais sazonalidades dos seus produtos garantindo uma produção o ano inteiro.

Aumento da produtividade

As exportações podem eliminar a capacidade ociosa da empresa, fazendo com que sua produção aumente numérica e qualitativamente, permitindo melhores condições para negociar com seus fornecedores de matéria-prima, refletindo diretamente na redução dos custos de fabricação, resultando em maior competitividade e aumento das margens de lucro.

Melhoria de processos e qualidade dos produtos

A exigência dos mercados internacionais na maioria das vezes obriga as empresas a reorganizar seus processos de produção na busca de melhores resultados de qualidade para adaptá-los ao mercado de destino, o que resulta em um aperfeiçoamento dos produtos, o que também vai condicionar um avanço competitivo no mercado nacional.

Benefícios fiscais

Os benefícios fiscais concedidos pelo governo na eliminação da tributação dos produtos para empresas exportadoras passam a ser um motivador na redução dos custos da produção e um importante aliado para alcançar o mercado externo.

Melhoria na empresa

Uma empresa quando passa a exportar seus produtos aumenta sua capacidade de alcançar mudanças internas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com