TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa E Cooperativas

Exames: Bolsa E Cooperativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

Análise Financeira de uma Cooperativa: Estudo de caso da Batavo Cooperativa Agroindustrial

Introdução

O cooperativismo foi oficializado na Inglaterra, em meados do século XIX, na região de Rochdale, como uma consequência da revolução industrial [1]. O que caracteriza o movimento é o esforço individual para um bem coletivo. O movimento cooperativista no mundo atual tem grande destaque e conta com estrutura organizacional cada vez mais eficiente e eficaz. Contribui bastante para o desenvolvimento de regiões por todo globo terrestre, e no Brasil tem parcela significativa na responsabilidade pelo desenvolvimento nacional [2].

Com a economia cooperativista se destacando cada vez mais no ambiente corporativo brasileiro, com seu dinamismo e rapidez nas mudanças do ambiente, faz-se necessário o desenvolvimento de uma boa administração com ênfase na gestão de cooperativas, para que estas possam de fato competir num mercado cada vez mais volátil. Associada a uma boa gestão administrativa está a boa gestão financeira, que tem papel fundamental para que qualquer organização, seja qual for a sua natureza, se desenvolva e tenha bom retorno social e econômico-financeiro.

Assim, para que se possua boa gestão financeira, três indicadores básicos devem estar em equilíbrio com o objetivo da organização e com os padrões de mercado, são eles o indicador de liquidez, o indicador de rentabilidade e o indicador de endividamento. O primeiro tem como objetivo medir a capacidade de pagamento de uma empresa, portanto, sua capacidade de cumprir com obrigações passivas; o segundo, por sua vez, objetiva avaliar os resultados alcançados por uma empresa em relação a padrões que demonstrem suas dimensões, baseia-se no valor absoluto do lucro líquido; o terceiro tem como objetivo avaliar a composição das fontes passivas de recursos de uma empresa, portanto qual proporção de capital de terceiros e qual proporção de capital próprio [3].

Utilizou-se como objeto de estudo a “Batavo Cooperativa Agroindustrial”, que tem sede na região sudeste do país, mais precisamente em Campos Gerais no estado de Minas Gerais, local onde a cooperativa deu seus primeiros passos. Atualmente a cooperativa atua com: Assistência Técnica Agrícola; Farmácia Veterinária; Loja de Peças Agropecuárias; Postos de Combustíveis; Lojas de Insumos; Bovinos de Leite; Leite a Granel; Suínos; Rações; Assistência Técnica Agropecuária; Semente de Soja; Semente de Trigo; Soja Não-OGM. Portanto, realizou-se uma análise dos indicadores de rentabilidade, liquidez e de endividamento com o objetivo de aferir a situação econômico-financeira da cooperativa [4].

Materiais e métodos

O presente estudo foi realizado através da pesquisa bibliográfica em livros, periódicos, publicações e sites. O trabalho objetivou apresentar de maneira quantitativa e qualitativa os resultados auferidos pela “Batavo Cooperativa Agroindustrial”.

Para tanto, buscou-se apresentar um pouco sobre a “Batavo Cooperativa Agroindustrial” e demonstrar, de maneira analítica, os resultados econômico-financeiros daquela.

Resultados

Ao analisar a Liquidez Imediata apresentada na Tabela 1, é possível observar que a capacidade da Batavo de honrar as dívidas a curtíssimo prazo ao longo dos anos se mostrou reduzida. Caso fosse necessário saldar todas as dívidas, a empresa possui menos recursos em caixa do que precisaria.

No que tange a Liquidez Corrente (Tabela 1), pode-se verificar um cenário diferente, ou seja, de boa liquidez. O incremento do valor de Estoque corroborou para uma liquidez mais satisfatória. Tal fato se deve a dois motivos.

O primeiro é que em 2013, em Ponta Grossa, a Cooperativa Batavo aumentou a capacidade de armazenagem de ensacados em 5,3 mil m², visando ampliar a expe¬dição de trigo e soja em big-bag , o que permitiu um maior volume de estocagem. Quanto ao segundo motivo, de acordo com o relatório anual da cooperativa, o Brasil é dependente do mercado externo de fertilizantes, o que exige ações assertivas. Foi o que ocorreu em 2013, onde os agentes fornecedores da cadeia de fertilizantes adiantaram as importações, mitigando os riscos associados tanto à oscilação dos preços ao longo do ano, como a condição precária da estrutura logística brasileira, o que colaborou para o maior volume de estoque [5].

Ainda de acordo com a Tabela 1, percebe-se que a capacidade de liquidar as dívidas em longo prazo expressa pela Liquidez Geral encontra-se em patamar satisfatório, tendo a empresa recursos suficientes para quitar suas obrigações de longo prazo.

A Margem Líquida da Cooperativa Batavo, apresentada na Tabela 2, aumentou de 3,3% em 2010 para 5,35% em 2013, o que demonstra um maior lucro líquido para cada unidade de venda. Tal progresso se deu com uma relevante participação da nova indústria de processamento de leite da Batavo Cooperativa Agroindustrial, a Frísia, que foi incorporada à cooperativa em 2011.

A Tabela 2 demonstra a lucratividade da cooperativa mediante ao capital investido. O Retorno do Investimento (ROI) saiu de 8,7% em 2010 para 26,2% em 2013. Tal fato se deve a alguns fatores, tais como o aumento do número de associados que partiu de 541 em 2010 para 742 em 2013 e as reservas de sobras que encontram-se em valores elevados. Tais reservas de sobras são destinadas também a projetos socioculturais que possuem influência preponderante para o desenvolvimento da região. Entre os projetos socioculturais desenvolvidos pela cooperativa, destacam-se a Campanha do Agasalho, a Campanha Solidária, o projeto Cooperjovem nas Escolas, a manutenção do Parque Histórico de Carambeí e os incentivos aos esportes [5].

Ainda na Tabela 2 são apresentados os índices de Rentabilidade do Ativo, que expressam a capacidade do Patrimônio Líquido de gerar lucro. Sendo assim, percebe-se uma evolução no indicador ao longo dos anos estudados, encerrando o ano de 2013 com a porcentagem de 6,58%.

Ao analisar o endividamento, verificou-se que o Endividamento Geral (Tabela 3) se encontra em patamar temerário, pela elevada utilização de recursos de terceiros na empresa. Sobretudo pelo financiamento em curto prazo de Insumos, que correspondeu, em 2013, a mais da metade do valor total de empréstimos.

Individualmente, tanto os índices de Endividamento a Curto Prazo quanto o Endividamento a Longo Prazo, em 2013, estão em um estágio normal, ou seja, não há uma exposição agressiva do capital da empresa. Não obstante, a Tabela 3 demonstra que, em conjunto, o endividamento a curto e longo prazo estão em patamares elevados, expondo o capital a riscos.

Considerações finais

O cálculo dos índices supracitados demonstra que a Cooperativa Agroindustrial Batavo está em boa saúde financeira, com índices de liquidez e rentabilidades satisfatórios. Embora os índices de liquidez tenham oscilado ao longo dos anos estudados a Cooperativa encerrou o ano de 2013 com índices positivos.

Vale ressaltar que a incorporação da Indústria de Laticínios Frísia contribuiu de forma significativa para o cenário financeiro da cooperativa auxiliando na melhora da rentabilidade.

Em face do que foi analisado, é interessante ressaltar as características inerentes às cooperativas:

[...] as cooperativas são sociedades de pessoas constituídas para prestarem serviços aos associados ou cooperativados, distinguindo-se das demais sociedades ou empresas que atuam no setor econômico em razão de apresentarem características específicas que as distanciam totalmente do modelo de empresa capitalista comum [...] [6].

Sendo assim percebe-se que o contexto de desenvolvimento social em que a cooperativa está inserida não age em detrimento de bons indicadores econômicos. Este estudo permitiu demonstrar que os papeis sociais que a cooperativa se dispôs a desenvolver podem coexistir com bons resultados financeiros.

Referências

[1] PINHO, D. B. A doutrina cooperativa nos regimes capitalista e socialista. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1966.

[2] PINHO, D. B. O pensamento cooperativo e o cooperativismo brasileiro. 18 ed. São Paulo: CNPq, 1982.

[3] ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e valor. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

[4] BATAVO COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL. História. Disponível em: <http://www.batavo.coop.br/pt-BR/Paginas/historia.aspx>. Minas Gerais, Brasil. Acesso em: 2 de Agosto de 2014.

[5] BATAVO COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL. Relatório Anual – 2013. Disponível em: <http://www.batavo.coop.br/pt-BR/cooperativa/Paginas/relatorio-anual.aspx> Acesso em Julho de 2014.

[6] ANDRIGHI, F. N. A Autonomia do Direito Cooperativo. In.: KRUEGER, G. Cooperativismo e o Novo Código Civil. Belo Horizonte: Editora Mandamentos, 2003. 223p.

Tabela 1: Análise da liquidez

Índice 2010 2011 2012 2013

Liquidez Imediata 77,60% 81,16% 54,76% 67,06%

Liquidez Corrente 211,9% 206,1% 154,3% 186,9%

Liquidez Geral 162,2% 154,7% 145,5% 168,1%

Fonte: Pesquisa direta, 2014.

Tabela 2: Análise da Rentabilidade

Índice 2010 2011 2012 2013

Margem Líquida das Vendas 3,37% 4,12% 4,41% 5,35%

Retorno do Investimento 8,70% 12,01% 14,93% 16,24%

Rentabilidade do Ativo 3,34% 4,25% 4,67% 6,58%

Fonte: Pesquisa direta, 2014.

Tabela 3: Análise do endividamento

Índices 2010 2011 2012 2013

Endividamento Geral 61,64% 64,63% 68,71% 59,49%

Endividamento a Curto Prazo 34,57% 34,47% 48,97% 35,09%

Endividamento a Longo Prazo 27,08% 30,16% 19,74% 24,40%

Fonte: Pesquisa direta, 2014.

...

Baixar como  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »