TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bom Frio

Pesquisas Acadêmicas: Bom Frio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 2

que a melhor forma de distribuição para esse tipo de produto, por sua natureza e em função da atuação dos concorrentes, deveria ter uma distribuição seletiva. Assim o grupo definirá o número de pontos de venda por região, dentro do território nacional, considerando população, renda per capita, e o possível marketshare em cada área. O gerente de marketing propõe também que a indústria abasteça diretamente os varejistas em todo o território nacional.

O especialista em logística, após realizar alguns cálculos, mostrou que o abastecimento direto a todos os varejistas dentro do território nacional exigiria muitos recursos, de um lado, e seria antieconômico, por outro lado; visto que o mercado básico da empresa estaria inicialmente localizados nas regiões SUL e Sudeste do país. Ele sugere como alternativa, que a empresa selecione um distribuidor exclusivo por região, à exceção das regiões Sul e Sudeste em que os varejistas seriam abastecidos diretamente pelo fabricante. Depois de alguma discussão, todos os membros concordaram com a idéia.

Ao analisar o texto acima, determine:

Quantos canais de distribuição a empresa Bomfrio determinou em seu projeto, qual a extensão e amplitude dos mesmos. Mostre em um desenho como seriam esses canais. (4,0 pontos)

RESPOSTAS:

Questão 01:

1ª FASE – Atuação Segmentada:

Esta fase teve origem após a guerra mundial onde as empresas procuravam formar lotes econômicos para transportar seus produtos, dando menor importância aos estoques. Não havia sofisticados sistemas de comunicação e informática, os produtos eram padronizados, existia oaproveitamento da capacidade ociosa e os novos processos de produção e era centrado na família padrão da época.

2ª FASE – Integração Rígida:

Iniciou-se na década 70, foi-se exigida uma maior oferta de produtos, os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto.

Nesta fase novos produtos foram sendo incorporados ao lar, como televisão, aparelhos de som, forno de microondas, etc. Apareceu também uma quantidade muito grande de novos produtos alimentícios, como cereais matinais, café solúvel, salgadinhos, bebidas variadas, foram incorporados aos hábitos alimentares dos consumidores.

Os custos de transferência e de distribuição aumentaram subitamente, reduzindo as margens de comercialização e encarecendo os produtos. Houve uma grande concentração de pessoas nas regiões urbanas, crescimento da frota de veículos nas cidades, como consequência o aparecimento de congestionamentos de tráfego o que se fez necessário às restrições de movimentação de caminhões no horário comercial, consequentemente o aumento de custos e redução das velocidades médias. Vale lembrar também que no início dos anos 70 houve a crise do petróleo encarecendo subitamente as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com