TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Burocracia das disfunções

Tese: Burocracia das disfunções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2014  •  Tese  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

A abordagem refere-se a uma instituição pública municipal que exerce funções na área da segurança publica, que é a Guarda Municipal de Chapecó.

É uma instituição com alto nível burocrático que envolve um enorme calhamaço de legislações. Sua instauração advém da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que no capitulo da segurança, art. 144, parágrafo 8° dispõe que: Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. Porém cada município deve criar as leis complementares de criação das guardas municipais, que em Chapecó é a Lei Complementar nº 344 de 02 de Março de 2009, que dispõe sobre a criação da guarda municipal, no município de Chapecó e dá outras providências, definindo o número de cargos, as atribuições, território das atividades, a inserção dos agentes por meio de concurso público, a gratificação por risco de vida, a divisão de turno de serviço, o porte de arma de fogo, entre outras.

Como órgão do poder executivo municipal, suas regras trabalhistas estão expostas na Lei Complementar nº 130 de 05 de Dezembro de 2001 do Munícipio do Chapeco, que dispõe sobre o estatuto dos servidores públicos do município de chapecó, autarquias e fundações públicas municipais e dá outras providências.

AS DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA SÃO AS SEGUINTES:

INTERNACIONALIZAÇÃO DAS REGRAS E EXAGERO APEGO AOS REGULAMENTOS

Toda organização, seja publica ou privada possui suas normas, na GM, o decreto nº 25.148, de 10 de fevereiro de 2012, dispõe sobre homologação do regimento interno da guarda municipal de Chapecó, que define como deve ser o comportamento dos agentes, assim como suas vestimentas e aparência física, que caso não seja seguido, estarão os agentes sujeitos a infrações leves, médias e graves, que posteriormente possam a gerar um processo administrativo, podendo causar a exoneração do cargo.

EXCESSO DE FORMALISMO E DE PAPELÓRIO

Na instituição existe uma enorme necessidade de documentar e de formalizar todas as ações diárias a fim de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito. O que consiste uma das mais gritantes disfunções da burocracia.

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS

O funcionário da burocracia esta acostumado em seguir regras e rotinas, com isso, sentem-se seguros e tranquilos. A organização estudada é regida por regras de legislações vigentes, porém como não a fiscalização essas regras são deixadas de lado e o funcionário segue uma rotina que mais lhe deixa confortável.

DESPERSONALIZAÇÃO DO REGULAMENTO

A organização exige uma grande formalidade e as pessoas se comunicam com impessoalidade, utilizando os cargos ou registros, porém isso ocorre apenas nas relações entre os níveis estratégico, tático e operacional, pois dentro de cada nível a relação continua sendo pessoal e sem tanta formalidade.

CATEGORIZAÇÃO COMO BASE DO PROCESSO DECISORIAL

A burocracia cria uma rígida hierarquização da autoridade, na instituição as pessoas que estão no mais alto nível da hierarquia, mesmo que não saiba do assunto ele é o único com poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com