TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CADEIA DE SUPRIMENTOS

Trabalho Escolar: CADEIA DE SUPRIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  3.247 Palavras (13 Páginas)  •  4.481 Visualizações

Página 1 de 13

Curso Técnico em Logística

Professora Lilian de Oliveira Moura

Disciplina: Introdução à Logística

CADEIA DE SUPRIMENTOS

Pesquisa de conceitos segundo Sunil Chopra/Peter Meindl

Para entendermos como uma empresa pode melhorar o desempenho de sua cadeia de suprimentos em termos de responsavidade e eficiência, mas também determinando se o alinhamento estratégico é o não alcançado em toda cadeia de suprimento, devemos examinar quatro fatores chave de desempenho da cadeia:

 Estoque :O estoque é a matéria-prima, os produtos em processamento e os produtos acabados dentro de uma cadeia de suprimento. É um importante fator-chave da cadeia de suprimento porque as mudanças em suas políticas podem alterar drasticamente a eficiência e a responsividade da cadeia.

O estoque é espalhado por toda a cadeia de suprimento passando de matérias-primas para produtos em processamento e, finalmente, para produtos acabados mantidos por fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas. O estoque é o principal fator gerador de custos em uma cadeia de suprimento e exerce um forte impacto na responsividade. Um papel importante executado pelo estoque na cadeia de suprimento é o de aumentar a quantidade de demanda que pode ser atendida, pois ele permite que o produto esteja pronto e disponível para o momento que o cliente quiser. Outro papel significativo representado pelo estoque é o de reduzir custos explorando quaisquer economias de escala que possam vir a existir durante a produção e a distribuição. A conclusão lógica é que estoque e tempo de fluxo são sinônimos em uma cadeia de suprimento. Sabendo-se que um tempo de fluxo reduzido pode representar uma vantagem significativa em uma cadeia de suprimento, os gerentes devem executar ações que reduzam a quantidade de estoque necessária, sem aumentar os custos ou comprometer a responsividade.

Papel do estoque na estratégia competitiva: O estoque tem uma participação crucial na capacidade da cadeia de suprimento em apoiar a estratégia competitiva da empresa. Se a estratégia competitiva da empresa exige um alto nível de responsividade, a empresa pode usar o estoque para alcançar essa responsividade, disponibilizando grandes quantidades de estoques próximas ao cliente. Contrariamente, a empresa também pode usar o estoque para se tornar mais eficiente, reduzindo-o com a utilização de armazenagem centralizada. A segunda opção apoiaria uma estratégia competitiva que tem como meta ser um fabricante com custos baixos. A escolha implícita sobre o estoque está entre a responsividade, resultante da manutenção de maiores estoques, e a eficiência, resultante de estoques menores.

COMPONENTES DAS DECISÕES SOBRE ESTOQUE

Estoque cíclico: É a quantidade média de estoque utilizada para satisfazer a demanda entre o recebimento das entregas vindas dos fornecedores.

Estoque de segurança: É o estoque mantido como precaução no caso de a demanda exceder as expectativas e serve para combater a incerteza.

Estoque sazonal: É o estoque criado para combater a variabilidade previsível da demanda. As empresas que adotam o estoque sazonal o fazem em períodos de baixa demanda armazenando-os para os períodos de alta demanda, quando não terão a capacidade de produzir tudo que é pedido.

A GRANDE ESCOLHA: RESPONSIVIDADE VERSUS EFICIÊNCIA

A escolha fundamental realizada pelos gerentes ao tomarem decisões relacionadas a estoque é entre responsividade e eficiência. O aumento dos estoques, no geral, tornará a cadeia de suprimento mais responsiva ao cliente. Essa escolha, porém, tem um preço, uma vez que o estoque adicional reduz a eficiência. Conseqüentemente, um gerente de cadeia de suprimento pode utilizar o estoque como um dos fatores-chave para atingir o nível de responsividade e de eficiência que a estratégia competitiva estabelecer como alvo.

 TRANSPORTES: Significa movimento de estoque de um ponto a outro na cadeia de suprimento. O transporte pode ser feito a partir de várias combinações de meios e rotas, cada uma com características particulares de desempenho. As escolhas sobre o transporte exercem um forte impacto na responsividade e na eficiência da cadeia de suprimento.

O PAPEL DO TRANSPORTE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

O transporte mobiliza o produto entre diferentes estágios na cadeia de suprimentos, exerce grande influência tanto na responsabilidade como na eficiência. Um transporte mais rápido utilizando diferentes meios ou diferentes quantidades a serem transportadas, contribui para que a cadeia de suprimentos seja mais responsiva, mas acaba reduzindo sua eficiência.

O PAPEL DO TRANSPORTE NA ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Caso a estratégia competitiva tem como alvo o cliente que demanda um nível muito alto de responsividade e o mesmo está disposta a pagar por ela, a empresa pode então utilizar o transporte como um fator chave para tornar a cadeia de suprimento mais responsiva, o oposto também procede. Clientes apresentam o preço como principal critério de decisão de compra, a empresa pode então sacrificar a responsividade, utilizando o transporte para baixar os custos dos produtos.

Como a empresa pode utilizar tanto o estoque quanto o transporte para aumentar a responsividade ou a eficiência, a solução mais favorável para empresa é muitas vezes encontrar o equilíbrio exato entre ambos.

COMPONENTES DAS DECISÕES SOBRE TRANSPORTE

O meio de transporte é a maneira pela qual um produto é deslocado de um ponto ao outro na rede da cadeia de suprimentos

 Via aérea – um transporte mais caro, porém mais rápido.

 Via rodoviário – um transporte com altos níveis de flexibilidades relativamente rápidos e mais barato

 Via ferroviário – um transporte mais barato, muito utilizado para grandes quantidades.

 Via marítimos – o mai lento, usado muitas vezes como única opção econômica para grandes transportes para o exterior.

 Duto viários – usados para o transporte de gazes e óleos

 Transportes eletrônicos – o mais novo meio de transporte utilizado para transportar produtos eletronicamente pela internet, como exemplo as músicas.

Cada meio de transporte possui características diferentes no que se referem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com