TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CADEIAS DE SUPRIMENTOS E PRODUÇÃO

Ensaios: CADEIAS DE SUPRIMENTOS E PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.987 Palavras (16 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 16

CADEIAS DE SUPRIMENTOS E PRODUÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO – 7º SEMESTRE

CADEIAS DE SUPRIMENTOS E PRODUÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO – 7º SEMESTRE

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 DESENVOLVIMENTO 2

2.1 Título Nível 2 – Seção Secundária 2

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 2

3 CONCLUSÃO 2

REFERÊNCIAS 2

(OBS. – para atualizar o Sumário coloque o cursor sobre uma parte dele e aperte a tecla F9; os parágrafos que estiverem classificados como Título 1, Título 2, etc, irão ser colocados automaticamente e atualizadas as páginas)

1 INTRODUÇÃO

Está produção textual em grupo do 7º semestre do curso de Bacharelado em Administração, cujo enfoque é Cadeias de Suprimentos e produção, têm duas etapas distintas. A primeira é uma pesquisa de campo com o intuito de elaborar um diagnóstico enfocado em itens predeterminados relativos às disciplinas deste semestre que são: Operações e Logística, Administração da Produção, Estatística e Administração de Sistemas de Informação.

A segunda etapa consta de uma análise fundamentada dos dados coletados junta a empresa pesquisada. Nosso grupo optou por pesquisar uma empresa gráfica, que produz além dos serviços rotineiros de uma gráfica (folders, talonários de notas/recibos, etc.), tem seu enfoque em produtos mais elaborados como impressão de livros, e periódicos. Por solicitação da diretoria da empresa, não será divulgado em nenhum momento neste trabalho, o nome da empresa ou qualquer informação que se possa identificá-la.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DIAGNÓSTICO

2.1.1 Identifique e descreva a Cadeia de Suprimentos da Empresa.

Resposta: Descontos por quantidade são comuns na cadeia de suprimentos da gráfica. Os fornecedores, de uma forma geral, oferecem descontos nas compras em grandes quantidades. A venda em grandes volumes aos clientes frequentemente proporciona economias, além de aumentar o grau de satisfação destes.

2.1.2 Identifique e descreva o funcionamento do controle de estoques e armazenamento da empresa.

Resposta: O controle de estoque é realizado por um sistema de revisões periódicas.

Neste sistema o ressuprimento dos estoques é feito em intervalos de tempo constantes. Os lotes de compras variam em função do estoque.

A quantidade a ser comprada é estimada somando esta ao estoque existente, sendo o total suficiente para atender a demanda até o ressuprimento seguinte, ou seja, as compras são realizadas baseando-se em um eixo de tempo, estabelecendo prazos nos quais serão efetivadas análises de demanda e demais condições de estoque para decidir pela quantidade a ser adquirida quando da sua reposição.

O intervalo de tempo é baseado no inventário e o intervalo econômico de ressuprimento, objetivando a consolidação das cargas, baseando-se nas datas de entregas dos vários itens por um mesmo fornecedor como forma de garantir descontos no preço ou no transporte dos itens.

O armazenamento dos papéis feito em paletes e os demais produtos, como verniz, tintas, são mantidos em prateleiras em sala exclusiva para estoque.

2.1.3 Identifique e descreva como é realizado o procedimento de transporte e distribuição da empresa.

Resposta: O transporte de materiais e mercadorias é feito por meio de frota própria, composta por caminhões e carros.

2.1.4 Mencione e descreva três métodos alternativos que o administrador da produção pode utilizar para responder às possíveis flutuações de demanda.

Resposta: Quanto as flutuações na demanda o administrador da produção pode optar por algumas estratégias de ação chamadas “puras”, ou ainda, pelo emprego combinado delas, dentre as quais: política de nivelamento da produção, na qual a empresa opta por ignorar as flutuações da demanda e manter constantes os níveis de produção; a política de acompanhamento da demanda, que propõe que as quantidades produzidas sejam ajustadas de forma a seguir as necessidades do mercado; ou ainda a estratégia de gerenciamento da demanda que pretende “administrar” a demanda, usando artifícios que permitam por exemplo, transferi-la de um período para outro. Cabe ressaltar que a possibilidade de escolha é bastante distinta para os diferentes ambientes da empresa.

2.1.5 Identifique e descreva quais foram os principais fatores que influenciaram a decisão de localização das operações.

Resposta: A escolha do local foi escolhida de forma estratégica devido ao fácil acesso e proximidade e uma avenida de alto tráfego. Também foi observada a possibilidade de ampliação dos galpões (terrenos vagos) e infra-estrutura da região, como facilidade de acesso ao transporte coletivo.

2.1.6 Identifique e descreva qual o tipo de processo e tipo de arranjo físico utilizado pela empresa em sua linha produtiva.

Resposta: A empresa utiliza uma linha contínua de produção, na qual são realizadas as tarefas de rotina. O arranjo físico é composto por quatro barracões de aproximadamente 700 m2 cada. Um dos barracões é utilizado para estocagem de material de uso imediato, dois por equipamentos (produção) e o último por produto acabado, onde é embalado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com