TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINCO ASPECTOS DA LIDERANÇA CONTEMPORÂNEA

Artigo: CINCO ASPECTOS DA LIDERANÇA CONTEMPORÂNEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Liderança & Autoridade: Como estamos falando de um relacionamento com pessoas, o termo “liderar” é mais adequado do que “gerenciar”, pois um líder gerencia coisas e lidera pessoas.

Um líder deve saber identificar as necessidades de seus liderados e encontrar meios para quebrar qualquer barreira existente e satisfazê-los. Desta forma, influenciando todas as pessoas envolvidas nos processos, para trabalhar com entusiasmo, alcançando o mesmo objetivo.

Nesse momento é que podemos encaixar a “autoridade”, pois como já foi citado é a forma de influenciar as pessoas de forma que elas façam o que o líder deseja, porém de forma espontânea, por desejo próprio, ou seja, além de identificar e satisfazer as necessidades de seus liderados, um líder deve ter esse poder de persuasão, mas também características que transmitam confiança, para assim desempenhar sua função de líder com autoridade, e é exatamente por isso que o papel do líder é extremamente exigente.

Serviço & Sacrifício: A autoridade, citada anteriormente se constrói com base no “sacrifício”, pois é a partir do momento em que servimos e nos sacrificamos pelo outro é que vamos exercer autoridade ou influencia sobre eles.

Para atendermos as necessidades das pessoas, é necessário servir e até mesmo se sacrificar por elas, pensando mais nas necessidades dos seus liderados do que na sua própria, nos seus desejos.

Amor: O amor citado aqui não vem com o sentido de sentimento, mas sim de comportamento, ou seja, “o amor é o que o amor faz”.

Podemos dizer que o amor é um dos sentimentos, ou comportamento no caso, mais amplo e complexo, pois pode incluir inúmeros aspectos. Aqui por exemplo, várias palavras rodeiam esse amor, como Paciência, Bondade, Humildade, Respeito, Abnegação, Perdão, Honestidade e Compromisso. E esse amor é um dos motivos pelos quais um líder evolui.

Vontade: A vontade é o fundamento do amor, ou seja, o amor se constrói através dela.

A liderança surge a partir da vontade, uma capacidade de todos os seres humanos, que torna possível igualar nossas intenções às nossas atitudes, para assim escolher nosso comportamento. Então, podemos perceber que é preciso ter vontade para amar e conseguir identificar as reais necessidades de nossos liderados.

Saber Ouvir: Saber ouvir com atenção, demonstrando interesse pelo que a pessoa está dizendo, analisando não só o que ela está falando, mas também como isto está sendo feito.

Além disso, é de extrema importância que um líder não interrompa as pessoas no meio de uma frase, o que pode causar impressões negativas, como:

o Você não estava realmente prestando atenção, pois se encontrava muito ocupado formulando uma resposta; ou então

o Que não deu o devido valor à opinião do próximo, julgando que a sua é muito mais importante do que a dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com