TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMERCIAL FÁTIMA SUPERMERCADO PIM III

Artigos Científicos: COMERCIAL FÁTIMA SUPERMERCADO PIM III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 6

Este trabalho é um estudo sistemático sobre a estrutura, administração e operacionalização da empresa/Comercial Fátima Supermercado, que trabalha com venda varejista de produtos alimentícios e eletro-eletrônico, cama mesa e banho, frutas e verduras em geral produtos higiênicos. O estudo foi realizado entre os meses de agosto e setembro de 2014 em Paraíso do Tocantins – To. Foram levantados tópicos referentes à atuação e administração da empresa, fundamentados nas disciplinas: Suprimento de mão de obra; Gerenciamento de pessoas; Contabilidade; Dinâmica das relações interpessoais; Estatística aplicada e Desenvolvimento de recursos Humanos. Para o levantamento dos dados foram feitas visitas, além da utilização de dados contidos no manual da estrutura organizacional da empresa, desenvolvido por uma consultoria organizacional. O estudo resultou em um trabalho coerente sobre a forma de atuação da empresa e suas ações estratégicas que a mantém em uma posição favorável no mercado em que atua.

Sumário

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa tem como objetivo avaliar o desenvolvimento da empresa, Comercial Fátima Supermercado, no mercado de trabalho. E analisar tópicos que são essenciais para o crescimento da mesma.

Esta descrição foi feita através de visitas à empresa, na qual contou com o apoio e recepção da Senhora Marlene Moraes dos Santos ( Sócia fundadora) do Comercial Fátima Supermercado . O surgimento da loja deu-se para suprir as necessidades existentes na região a qual se localiza até hoje. Atua, há 27 anos, com o lema: “Qualidade Garantida pela Tradição”. Sua missão é oferecer produtos e serviços de qualidade, a fim de garantir a excelência no atendimento ao cliente, contribuir para o crescimento profissional dos colaboradores e desenvolver um trabalho com responsabilidade social. Conta com um quadro de profissionais competentes, representados por: Dois Gerentes, Um Diretor Administrativo, e uma equipe de 115 funcionários informatizados para atender a clientela de Paraíso e região do Vale do Araguaia, composta por 14 cidades. A empresa Comercial Fátima Supermercado é uma organização que sobrevive, graças a sua gestão financeira apropriada e moderna.

2 GERENCIAMENTO DE PESSOAS

O bem estar ao trabalhador no desempenho de seus trabalhos, a qualidade de vida sempre foi objeto da preocupação humana, e nos dias de hoje preocupa-se ainda mais, principalmente no aspecto motivacional.

Em uma empresa ou organização somente se conseguem resultados duradouros se for possível contar com pessoas motivadas e comprometidas com a empresa. Assim é importante valorizar seus colaboradores e cuidar da cadeia de valor do gerenciamento de pessoas.

Conforme Fernandes (1996) é imprescindível a competência no gerenciamento de pessoa, sem o qual não se consegue atender às necessidades dos clientes internos e, por decorrência dos clientes externos.

Nesse conceito sabe que a motivação do colaborador não acontece por coincidência, para conseguir comprometimento e motivação é preciso romper barreiras que interferem no gerenciamento de pessoas.

Há uma premissa de que se a empresa possui funcionários satisfeitos, eles estarão motivados, e, por conseguinte, a motivação está ligada a maior produtividade e comprometimento dos colaboradores.

O desenvolvimento do presente trabalho no que concerne ao gerenciamento de pessoas foi através do instrumento de pesquisa (questionário) onde foi analisado e interpretado as respostas com a identificação dos pontos fortes, fracos e oportunidades de melhoria.

Instrumento de pesquisa(questionário) foi aplicado para a sócia proprietária, diretora financeira e administrativa, Senhora Marlene Moares Santos.

Na empresa é possível detectar barreiras para motivação dos funcionários, onde se destaca a falta de valorização na organização, onde os sindicatos das classes interferem impondo o cumprimento de normas trabalhistas, atrapalhando a própria classe, inclusive na questão salarial. Outro fator, não menos importante é a falta de diálogo entre a classe dos funcionários com o patronal.

Mesmo com essa barreira, no aspecto motivacional a empresa busca motivar os funcionários através de uma psicóloga exclusiva para apoio aos colaboradores, promove diversas festas de confraternização buscando a integração da equipe. Há premiações para os destaques tanto no empenho quanto na assiduidade.

Para a empresa o papel do líder é importantíssimo, pois é o responsável por motivar os funcionários, fazendo com que os colaboradores não sintam obrigação de fazer mais sim a necessidade de fazer. Na empresa há líderes setoriais que são responsáveis pela harmonia e conscientização do papel de cada colaborador.

Referente a pesquisa de clima organizacional na empresa, há uma empresa terceirizada (SOPHOS - Serviços de escritório) que realiza semanalmente reuniões setoriais, onde analisa os casos de cada setor separadamente, com base nos dados pesquisados, tendo mostrado eficiente tanto no âmbito organizacional quanto de pessoal. Pois nesse momento são apresentadas reivindicações e sugestões, buscando um trabalho mais eficiente através da exposição dos direitos e deveres.

2.1 Plano de Ação

Ações Como Responsável

Criar programa de metas Acompanhamento da evolução de cada colaborador dentro da sua função Gerencia Geral

Implantar calendário de eventos para os grupos que atingirem a meta do mês Utilização de meta sistematizada dentro do programa de metas através do calendário data para realização do evento ou premiação pertinente RH

Criar sistemática de reconhecimento e premiação Analisar quais são os esforços individuais considerados pelos funcionários, premiando conforme sua participação RH

Desenvolvimento de cronograma de treinamento Utilização de matriz de competência RH

Revisar sistematicamente a avaliação de desempenho Capacitar gestores para aplicar avaliação e capacitar colaboradores para receber avaliação, alinhando a matriz de competências com a avaliação. RH

3 CONTABILIDADE

O objetivo deste capitulo é mostrar que a análise da estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício é um importante instrumento que os administradores devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com