TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comercial PIM III

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

UNVIVERSIDADE PAULISTA
ELIZABETH  ALVES DE ALMEIDA
RA 1423210
JOSÉ DE RIBAMAR R. DE MORAES
RA 1428762

COMERCIAL FÁTIMA SUPERMERCADO
PIM V

PARAISO DO TOCANTINS –TO
2014.


UNIVERSIDADE PAULISTA
ELIZABETH  ALVES DE ALMEIDA
RA 1423210
JOSÉ DE RIBAMAR R. DE MORAES
RA 1428762

COMERCIAL FÁTIMA SUPERMERCADO
PIM V

Projeto Integrado Multidisciplinar V para Obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador: Prof.

PARAISO DO TOCANTINS –TO
2014.


RESUMO


Este trabalho é um estudo sistemático sobre a estrutura, administração e operacionalização da empresa/Comercial Fátima Supermercado,  que trabalha com venda varejista de produtos alimentícios e eletro-eletrônico, cama  mesa e banho, frutas e verduras em geral produtos higiênicos. O estudo foi realizado entre os meses de agosto e setembro de 2014 em Paraíso do Tocantins – To. Foram levantados tópicos referentes à atuação e administração da empresa, fundamentados nas disciplinas: Suprimento de mão de obra; Gerenciamento de pessoas; Contabilidade; Dinâmica das relações interpessoais; Estatística aplicada e Desenvolvimento de recursos Humanos. Para o levantamento dos dados foram feitas visitas, além da utilização de dados contidos no manual da estrutura organizacional da empresa, desenvolvido por uma consultoria organizacional. O estudo resultou em um trabalho coerente sobre a forma de atuação da empresa e suas ações estratégicas que a mantém em uma posição favorável no mercado em que atua.


Sumário


  1.  INTRODUÇÃO

A pesquisa tem como objetivo avaliar o desenvolvimento da empresa, Comercial Fátima Supermercado, no mercado de trabalho. E analisar tópicos que são essenciais para o crescimento da mesma.

Esta descrição foi feita através de visitas à empresa, na qual contou com o apoio e recepção da Senhora Marlene Moraes dos Santos ( Sócia fundadora)  do Comercial Fátima Supermercado . O surgimento da loja deu-se para suprir as necessidades existentes na região a qual se localiza até hoje. Atua, há 27 anos, com o lema: “Qualidade Garantida pela Tradição”. Sua missão é oferecer produtos e serviços de qualidade, a fim de garantir a excelência no atendimento ao cliente, contribuir para o crescimento profissional dos colaboradores e desenvolver um trabalho com responsabilidade social. Conta com um quadro de profissionais competentes, representados por: Dois Gerentes, Um Diretor Administrativo, e uma equipe de 115 funcionários informatizados para atender a clientela de Paraíso e região do Vale do Araguaia, composta por 14 cidades. A empresa Comercial Fátima Supermercado é uma organização que sobrevive, graças a sua gestão financeira apropriada e moderna.


  1. GERENCIAMENTO DE PESSOAS

A avaliação do desempenho pode ser definida como um procedimento, que começa com o planejamento e finaliza com a analise entre o executado e o planejado. Podendo ser formal (escrita) ou informal (não escrita).

A formalização da avaliação está diretamente ligada ao tamanho da empresa. Para uma empresa de médio e grande do porte esta avaliação deve ser formal. A sua informalidade não admitiria à empresa, por exemplo, o registro histórico dos elementos sobre o seu desempenho e não garantiria um mínimo de confiabilidade de procedimentos na aplicação de políticas administrativas que avaliem o desempenho dos empregados.

Assim, diante do cenário atual a ampliação da competitividade faz com que as empresas procurem sempre a novidade em seus processos empregando de novos métodos, como ferramentas de avanço de produção e de qualidade de serviços prestados aos seus clientes, visando obter a excelência em sua empresa.

Devemos frisar que a avaliação de desempenho requer métodos científicos para ser realizada.

Considerando que a avaliação de desempenho tem o propósito precípuo de buscar a excelência organizacional, as empresas necessitam realizar a medição de seu desempenho, para que possam:

− identificar as atividades que acrescentam valor ao produto ou serviços oferecidos pela empresa;

− realizar comparações de desempenho com outras empresas do mesmo ramo;

− reavaliar estratégias organizacionais para curto, médio e longo prazo na busca de resultados.


  1. CONTABILIDADE

O objetivo deste capitulo é mostrar que a análise da estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício é um importante instrumento que os administradores devem utilizar, visando otimizar os resultados e criar novas situações para empresa.

Visto sob este aspecto, a importância de uma análise financeira e econômica detalhada para a empresa é indiscutível, tanto para facilitar a tomada de decisão quanto para direcionar investimentos futuros.

O Balanço Patrimonial é a demonstração que apresenta todos os bens e direitos da empresa (Ativo), assim, como as obrigações (Passivo Exigível) em uma determinada data.

Em conformidade com a Lei n° 6.404/76, o Balanço Patrimonial deve conter os seguintes grupos de contas :

ATIVO

ATIVO CIRCULANTE

• Disponibilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (302.2 Kb)   docx (110.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com