TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO É FEITA A PROPAGANDA

Por:   •  22/4/2022  •  Resenha  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 6

Como foi dito no capítulo 1, a propaganda vai ficando mais chique conforme vai sendo procurada e utilizada. Com o advento da tecnologia ela está mais presente na vida das empresas, cidadãos e principalmente da economia(que está ligado diretamente a ela), é uma ferramenta difícil de se utilizar pois precisava de muita técnica, caso seja utilizado por uma pessoa sem técnica ela pode ter o efeito inverso do que era proposto.

A propaganda tem como objetivo persuadir o consumidor a comprar ou adquirir tal produto/serviço, ela faz isso através da fixação do produto na mente dos clientes/consumidores. Essa fixação do cliente acontece por meios de imagens, veículos de comunicação, como rádio, jornais, tv, revistas, internet, etc.

A propaganda tem a capacidade de influenciar as pessoas, porém é preciso ter consciência de como usá-la, ela deve informar, argumentar e comparar, com um jeito lógico e racional.

COMO É FEITA A PROPAGANDA

Existem diversos tipos de propagandas, porém no livro “Propaganda de A a Z” ele fala mais sobre a propaganda comercial (contudo explica as outras de forma breve). A propaganda comercial é dividida em dois grupos: com objetivos promocionais e com objetivos institucionais. A do tipo comercial tem como objetivo convencer os consumidores daquela marca a “comprar” determinada oferta, já a institucional tem um jeito mais social e conscientizadora

Existem dois grandes grupos usados nos veículos de comunicação pela propaganda: A mídia eletrônica que seriam tv, rádio e cinema e a mídia posições que seriam revistas, listas e guias, jornais, etc.

A tv aberta é o maior veículo de comunicação, pois é visto e consumido pela população diariamente em relação às outras mídias. Já o rádio trabalha com a audição dos ouvintes e como não é possível ver a propaganda que está passando isso faz com que os ouvintes usem a sua imaginação, o rádio fixa mais eficiente pois tem um baixo custo em relação a outras mídias também.

O cinema é o menos eficiente e utilizado em relação aos que foram citados, já que boa parte da população não vai ao cinema (até por ser considerado algo de luxo), além de seu uso ser limitado por sessões.

A revista é algo nacional, pelo modo em que circula entre bairros e cidade, ainda mais com a chegada da internet, já que agora além de revistas físicas temos as revistas digitais o que dissemina ainda mais as propagandas, assim como o jornal que é uma ótima mídia em cidades e bairros, ainda mais pelo impacto em algumas classes sociais que leem jornais todos os dias, fazendo assim que mais propagandas sejam consumidas.

As propagandas ao ar livre (backlights) são colocadas em pontos de ônibus, placas indicativas, banheiros públicos e painéis eletrônicos e outdoor.

O outdoor é mais utilizado nas mídias de exterior, depois da tv o outdoor é a propaganda que mais se dissemina na população.

Há na propaganda vários setores como, anunciantes/clientes, os veículos de comunicação, fornecedores/produtores, alguns deles já se foi falado e outros vou explicar mais para frente.

Segundo Rafael Sampaio os anunciantes são divididos em: pequeno, médio e grande, isso vai depender da estrutura deles, pode ser mais simples ou uma estrutura extremamente elaborada além de serem classificados com a sua eficiência e como eles fazem uso da propaganda. Vale ressaltar que para que uma campanha seja boa o anunciante/cliente passa por um processo de evolução juntos, onde eles vão aperfeiçoar o uso da propaganda durante anos.

Algumas empresas(grande,médio,pequeno) possuem sua estrutura de publicidade padrão, o que vai mudando de acordo com o uso da publicidade pela empresa, o investimento de dinheiro também faz diferença e até a sua forma de se organizar. A melhor forma para que tudo saia como combinado e sai perfeito é a agência dividir as tarefas e depois só harmonizá-las

A agência/empresa deve escolher o melhor veículo de comunicação que vai usar, pois cada meio de comunicação tem sua própria audiência e tem um objetivo específico para aquilo que ela vai ser usada.

A agência tem como função resolver por meio de criação os problemas de cada cliente, temos vários tipos de agências publicitárias, as pequenas que tem poucos empregados e tem aquelas que são multinacionais (vários países) que empregam diversas pessoas trabalhando em escritórios enormes.

As agências são divididas em partes como, atendimento, planejamento, criação e a mídia. O setor de atendimento e planejamento são os que têm o primeiro contato com o cliente (fazendo o briefing) e cuida das contas que a agência fecha. A parte de criação o próprio nome já diz, tem como função criar ideias que viram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com