TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETENCIAS PROFISSIONAIS

Artigos Científicos: COMPETENCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

2 - ETAPA 1

Passo 1

O segmento definido para um novo empreendimento foi o da alimentação, especificamente de pratos prontos.

Passo 2

Ler o artigo:

Desafios e oportunidades das empresas no mercado emergente.

O artigo explana os desafios e oportunidades dos novos negócios num mercado emergente na atual conjuntura do nosso país.

Passo 3

A análise do macroambiente sobre as empresas que tem a atividade de fornecer alimentos prontos, sejam eles congelados, pré prontos e prontos, é identificar os concorrentes, as ameaças, os novos entrantes, a política regional e nacional, a economia local, os gostos e tendências, as oportunidades e expectativas, e dentro desse contexto deve a empresa preparar-se para atender as expectativas dos consumidores, buscar alternativas para manter-se no mercado, inovar para não ficar desatualizado, saber administrar os fluxos de caixa, entender a logística do negócio, ter foco no cliente, ter estoque suficiente, fidelizar seus público, conhecer o modo de trabalho dos concorrentes, observar o que tem dado certo, buscar parcerias e sempre ter ética profissional.

É importante que o empreendedor saiba gerir o seu negócio e entender de gestão de pessoas, isso facilita muito o desenvolvimento do trabalho e a expansão e a viabilidade do negócio. Os estudos feitos por órgãos e empresas sobre a atividade de alimentos é bem positiva na nossa capital, sendo mais um processo de como conduzir o negócio a grande preocupação do que propriamente as ameaças e concorrências, há público para os mais diversos tipos de gostos na nossa cidade.

Passo 4

Hoje, existem inúmeros tipos de novos negócios, para atender um público alvo específico, onde nasce um interesse do empreendedor em enfrentar esses desafios e riscos, buscando oportunidades onde muitos não enxergam. É claro que embora as oportunidades pareçam sedutoras, é importante estudar os pontos básicos da viabilidade do negócio e consequentemente do seu sucesso. Muitos empreendedores, possuem idéias mirabolantes, e são de natureza pró ativos, possuem coragem e são arrojados, mas não são todos que conseguem ter uma visão ampla dos processos administrativos, da logística , da capacidade de gestão do negócio. As oportunidades devem ser orientadas por profissionais competentes que saibam analisar o risco da atividade e sua inserção no mercado emergente.

De acordo com a visão do autor baseando se nas estáticas e estudos econômicos, o Brasil considerado o País do futuro teve um desenvolvimento econômico que ele cita como deslanchar. “O Crescimento anual acima de 7%, baixos índices de desemprego e uma estabilidade econômica invejável durante a última crise financeira mundial”.

“Podemos definir crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços).”

“Já o desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica”, “Carlos Escóssia”

O texto aborda o crescimento em geral dos diversos produtos e segmentos na economia brasileira, fazendo com que este cenário se modifique grandemente e gerando oportunidades de negócios aos diversos empreendedores. Também gerou um poder maior de compra pela classe C, que teve ajuda importantíssima do governo para essa alavancada, que através dos programas de distribuição de renda oferecidos tais como a aquisição da casa própria, vales rendas, que possibilitam a estruturação das famílias para melhorarem seus padrões de vida, inserindo um maior consumo no comércio e gerando crescimento econômico.

Os gostos também se modificaram, criando-se assim uma espécie de novas tendências, com consumidores muito mais exigentes, tornando o mercado mais competitivo. Dessa forma as empresas tiveram que se adequar a nova realidade dos consumidores, e buscar novas alternativas para atrair a atenção e atender essas novas e exigentes necessidades. Não basta apenas oferecer apenas bons produtos, tudo deve ser somado com aquilo que o consumidor deseja, aliado a um atendimento de qualidade para a fidelização do cliente.

As grandes empresas que não se adequarem as novas perspectivas serão facilmente trocadas, independente da marca que as mantém por gerações e gerações, já que na atualidade o que manda agora é a satisfação total do consumidor seja a qual classe pertencer o que manda é o poder de compra assim como o custo benefício.

O artigo aborda que devem ser revistas as fórmulas atuais de sucesso que deverão ser ajustadas a uma nova modelagem econômica de negócio.

As empresas que estiverem a frente dessa perspectiva alcançaram o sucesso e quem não se adequar estará fadada a uma inexistência futura.

De olho nessa nova tendência do consumidor, fizemos uma análise de mercado e decidimos abrir nosso negócio no ramo de pratos prontos.

A oportunidade também surge diante da grande demanda de produtos prontos na Cidade de Campo Grande Capital do Mato Grosso do Sul. Quem aqui reside sabe que a vida é bastante agitada, e que a grande maioria de mulheres, são atuantes nas diversas profissões e quase não tem tempo para atender o preparo das refeições de casa, onde assim como seus maridos fazem a redistribuição das tarefas do lar.

Gráfico 1: Participação da Mulher no Mercado de Trabalho

120,00 %

100,00 %

28,50

37,93

80,00

60,00 71,50 62,07

40,00

20,00

00,00

1991 2000

Homens

Mulheres

FONTE: SEBRAE MS, 2008, p. 33

Ainda pessoas solteiras de ambos os sexos, vivem essa correria toda e quando finalmente chega o final de semana querem descansar, relaxar e se divertir e não querem perder muito tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com