TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE INFLAÇÃO

Resenha: CONCEITO DE INFLAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE INFLAÇÃO

A inflação pode ser conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços, ou seja, representa uma elevação do preço dos bens produzidos em uma determinada economia e não de apenas um determinado produto.

Como a inflação representa um aumento dos preços monetários, o valor real da moeda é

depreciado pelo processo inflacionário. Logo, a inflação é um fenômeno monetário, embo-ra a solução para surtos de inflação não esteja apenas em um simples controle do estoque de moeda circulante na economia.

As fontes da inflação costumam diferir em função das condições de cada país, ou de cada época. O processo inflacionário difere, por exemplo, entre países desenvolvidos e subde-senvolvidos, em países com estruturas mais ou menos oligopolizadas, com organizações sindicais mais ou menos fortes, maior ou menor abertura comercial.

A inflação representa um conflito distributivo pela repartição do produto de um país.Em qualquer momento do tempo, uma economia tem parte de sua inflação dada pela inércia, que resulta de mecanismos de “indexação” formal ou subjetivos, em que preços são reajus-tados pela inflação do período passado. Além desse componente de persistência da inflação entre períodos, há choques que podem impulsionar a taxa de inflação para algo além do determinado pela inércia. Os principais tipos de choques são:

1. De demanda: diz respeito ao excesso de demanda agregada, em relação à produção dis-ponível de bens e serviços;

2. De custos: o nível de demanda permanece praticamente o mesmo, mas os custos de cer-tos insumos importantes aumentam e são repassados aos preços dos produtos.

Causa da Inflação

As principais causas da inflação são:

Excesso de gastos: Causa ligada diretamente com o conceito de oferta e procura. Quanto mais a população quer gastar, mais ela vai procurar mercadorias para comprar, nos levando a um cenário de grande procura com pouca oferta. Assim os preços irão subir – serão inflacionados.

Salário aumentando mais rápido do que a produção: Quando vemos notícias nos telejornais que o salário mínimo aumentou, todos ficamos felizes, mas será que é simples assim? Vamos pegar de exemplo: Uma empresa que produz rodas para carros e tem 1000 funcionários, o salário mínimo aumentou para os 1000 funcionários, mas a produção da empresa continua a mesma. Ela está gastando mais e produzindo o mesmo que antes, então para continuar com os mesmos lucros, acaba incorporando no preço das rodas automotivas o aumento do salário de seus 1000 funcionários.

Falência ou fechamento de fábricas e comércios:Sempre que uma fábrica, um supermercado ou uma loja fecha, a concorrência é diminuída para as outras empresas do ramo que, sem concorrência, podem estipular os preços que querem vender que não irão perder seus clientes.

Aumento dos preços das matérias-primas: Sempre que o preço de uma matéria prima aumentar, o valor do produto final que usa a mesma forma de produzir também terá que crescer, principalmente se essa matéria primária for muito utilizada, como é o caso do petróleo. Ele gera aumento dos preços de combustíveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com