TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE ÉTICA E MORAL APLICADOS NAS ATIVIDADES PUBLICITÁRIAS .

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

NATHALIA PADOVAM BRITTO

CONCEITO DE ÉTICA E MORAL APLICADOS NAS ATIVIDADES PUBLICITÁRIAS

CAMPINAS

2017

NATHALIA PADOVAM BRITTO

CONCEITO DE ÉTICA E MORAL APLICADOS NAS ATIVIDADES PUBLICITÁRIAS

Trabalho para aproveitamento da disciplina Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda, sexto semestre, período matutino, Turma 1, curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Orientador: Sérgio de Godoy Peres

PUC-CAMPINAS

2017

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, as pessoas utilizam muito os termos “ética” e “moral” como sinônimos, e mesmo que eles estejam relacionados entre si, os dois possuem conceitos completamente diferentes e é sobre isto que trataremos nesta pesquisa acadêmica.

Segundo o dicionário online Dicio, a palavra ética tem como significado: segmento da filosofia que se dedica à análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais. Em outras palavras a ética é o conjuntos das ações humanas, que formam as normas de valores morais. (Dicio, 2017)

Já a palavra moral, significa um comportamento delimitado por regras fixadas por um grupo social específico, que pode variar de um lugar para outro devido à cultura.

Assim, pode afirmar-se que, a ética engloba determinados tipos de comportamentos, sejam eles considerados corretos ou incorretos; já a moral estabelece as regras que permitem determinar se o comportamento é correto ou não. Juntas elas são responsáveis por construir as bases que guiarão a conduta do homem perante a sociedade, definindo seu caráter e a sua forma de se comportar na mesma. (SILVA, Débora, 2017)


APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE ÉTICA E MORAL NAS ATIVIDADES PUBLICITÁRIAS

Da mesma forma que a ética e a moral influenciam a vida do homem, elas também possuem autoridade no meio publicitário para controle da boa conduta das peças produzidas, para que a anunciante não seja mal vista pelos consumidores por contradizer algum valor estipulado pela sociedade, claro que este fator é uma variável do tempo e local onde houve veiculação. Um exemplo são as peças veiculadas na década de 50, onde empresas de cigarro utilizavam a imagem de crianças em publicidades, onde as mulheres são retratadas como empregadas domésticas e objetos sexuais, sendo sempre submissas aos homens.

[pic 1]

[pic 2][pic 3] 

Visando este problema, no final dos anos 70 diante de uma ameaça do governo federal em censurar a propaganda, foi criado o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária – CONAR.

Assim, foram definidos os preceitos básicos que definiram a ética publicitária:

- todo anúncio deve ser honesto e verdadeiro e respeitar as leis do país, 
- deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar diferenciações sociais,
- deve ter presente a responsabilidade da cadeia de produção junto ao consumidor, 
- deve respeitar o princípio da leal concorrência e
- deve respeitar a atividade publicitária e não desmerecer a confiança do público nos serviços que a publicidade presta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (245.5 Kb)   docx (136.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com